MENU

03/02/2022 às 00h00min - Atualizada em 03/02/2022 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições

 

O sabor da massa de Esfiha é muito especial e versátil. Tanto que o salgadinho pode ser preparado com recheios diversos, além da tradicional carne bovina moída.

Que tal Esfiha de Atum? - Ingredientes: Massa: 1 tablete de fermento fresco; 1 xícara (chá) de água morna; ½ colher (chá) e sal; 1 colher (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de óleo; aproximadamente 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo; fubá mimoso para enfarinhar; gema para pincelar a massa. Recheio: 2 tomates médios sem sementes e cortados em cubos; sal a gosto; 1 lata de atum sólido em água; 5 colheres (sopa) de cebola picada; 1 colher (sopa) de salsinha picada. Numa tigela junte todos os ingredientes do recheio, misture bem. Reserve. Preparo: Numa tigela, coloque o fermento e água morna e misture bem para diluir completamente o fermento. Junte o sal, o açúcar e o óleo. Junte a farinha de trigo aos poucos, e misture com as mãos até obter massa homogênea. Faça uma bola com a massa, cubra com pano úmido e deixa descansar em local aquecido durante 15 minutos ou até a massa dobrar de volume. Amasse novamente a massa e divida em porções iguais. Faça bolinhas de cada porção. Polvilhe fubá numa superfície de trabalho e usando rolo abra as bolinhas de massa, recheie e feche novamente dando formato triangular, apertando bem para fechar. Coloque as esfihas numa assadeira untada. Pincele cada um com a gema e leve para assar em forno pré-aquecido (180°) até ficar dourado. Cerca de 30 minutos de forno. Variação: se preferir, use atum sólido em óleo. Importante: Use água morna – e não quente. A água morna facilitará o crescimento da massa, enquanto que a água quente prejudicará o desempenho do fermento.

A Capirinha é uma unanimidade nacional. E pode ficar ainda mais refrescante!

Capirinha Especial - Ingredientes: 300 ml de cachaça branca; 50 gramas de capim santo; rodelas de limão siciliano; rodelas de limão taiti; rodelas de limão cravo (opcional); açúcar; gelo; folha de capim santo para decorar. Preparo: Bata a cachaça e capim santo no liquidificador. Coe e reserve. Em uma coqueteleira, amasse as rodelas de limão com o açúcar. Adicione a cachaça coada e sacuda bem a coqueteleira tampada. Coe a caipirinha. Coloque no copo de servir, acrescente o gelo, rodelas de limão e decore com o capim santo. Sirva a seguir. Dica: Deliciosa bem gelada. Mantenha os limões inteiros na geladeira antes de iniciar o preparo.
 

Bolo Salgado de Milho Verde

ngredientes: 2 xícaras (chá) de grãos de milho verde; ½ xícara (chá) de leite; 2 ovos; 2 colheres (sopa) de margarina derretida; 1 lata de filé de atum; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de fermento em pó; ½ xícara (chá) de queijo tipo Minas cortado em cubos; 4 colheres (sopa) de queijo tipo Parmesão ralado. Preparo: Bata no liquidificador o milho com o leite.  Sempre batendo junte os ovos, a margarina derretida e o óleo do filé de atum. Acrescente a farinha, o sal e o fermento. Bata até obter uma massa homogênea. Coloque a massa numa tigela e acrescente o queijo em cubos. Despeje metade da massa numa assadeira retangular pequena (com cerca de 22x18cm) untada. Corte os filés de atum pela metade no sentido do comprimento. Distribua superfície e cubra com o restante da massa. Salpique o queijo parmesão. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que enfiando um palito na massa este saia limpo. Variação: Substitua o milho verde por 1 lata de milho em conserva escorrido.

Patê de Sardinha

Ingredientes: 1 lata de sardinha; 4 colheres (sopa) de maionese; salsinha picada; sal, cominho e pimenta-do-reino a gosto; azeitonas verdes picadinhas. Preparo: Limpe as sardinhas e descarte o óleo da latinha. Amasse com um garfo e junte os demais ingredientes. Conserve em geladeira até o momento de servir. Sirva como acompanhamento de torradas e pães diversos.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »