MENU

26/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 26/01/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Vices

Em ato realizado em Santa Inês, foi criada a União de Vice-prefeitos e Vice-prefeitas do Maranhão (UNIVIMA). O objetivo, dizem, é “ampliar a participação dos vice-prefeitos e vice-prefeitas nas discussões que influenciam o destino dos municípios junto à FAMEM, ao Estado e ao Governo Federal”. O vice-prefeito de Monção, Mário Cardoso, é o presidente da comissão provisória. No momento são 118 associados. Certas entidades, na verdade, pouco ou nada realizam. Pode não ser o caso da UNIVINA, que está começando, mas temos vários exemplos. Um deles é a Associação dos Vereadores do Sul do Maranhão (AVESMA). Nem se ouve mais falar nela…

Costurando

O governador Flávio Dino (PSB) segue a articulação no sentido de garantir o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) à pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão (PSDB). Nesta segunda-feira ele se reuniu com o ex-presidente Lula e a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido. No momento, o PT está mais pendendo para o lado do senador Weverton Rocha (PDT). Entretanto, pode bater o martelo em torno de Brandão, mas para isso o pré-candidato teria que deixar o PSDB. Especula-se que provavelmente o novo partido de Brandão seja o PSB. 

Prazo

Dia 2 de abril, seis meses antes do pleito, é data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. Este também é o prazo final para que todas as candidatas e candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretende concorrer. Presidente da República, governadoras ou governadores de Estado e prefeitas ou prefeitos que pretendam concorrer a outros cargos em 2022 têm até esta data para renunciar aos respectivos mandatos. 

Transferência do título

No dia 4 de maio, 151 dias antes do pleito, vence o prazo para que eleitoras e eleitores realizem operações de transferência do local de votação e revisão de qualquer informação constante do Cadastro Eleitoral. Quem tem mais de 18 anos e ainda não possui título eleitoral também tem até este dia para solicitar a emissão do documento pelo sistema TítuloNet. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação da sua circunscrição têm entre os dias 18 de julho e 18 de agosto de 2022 para informar a Justiça Eleitoral.

Contra-ataque

 A Polícia Federal vai ouvir o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, por determinação do  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O prazo é de até cinco dias. Em declarações no YouTub, ele atacou os ministros da Corte. Sem citar nomes, o ex-dirigente do MEC acusou um dos ministros de parcialidade. Moraes observou que ele divulgou “diversas informações falsas acerca da atuação do STF e de condutas relacionadas a um de seus membros”, destacando que as declarações de Weintraub se assemelham às investigadas no inquérito das fake news. O ministro também enviou um ofício ao YouTube para que disponibilize, em até 48 horas, a íntegra da entrevista de Weintraub. O ex-ministro se mudou para os Estados Unidos em 2020, após se tornar investigado pelo STF por ataques aos ministros. 

Na área

Está prevista para hoje visita a Imperatriz do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas. Em companhia do Coronel Célio Roberto, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o secretário cumprirá agenda com o objetivo de acompanhar o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros e agentes municipais de Defesa Civil em benefício das famílias afetadas pela cheia do rio Tocantins. A visita acontece um dia após reunião com o Executivo do estado, para tratar sobre a fase de auxílio e reconstrução aos municípios com maiores prejuízos contabilizados. A visita será a partir das 09h.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »