MENU

26/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 26/01/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Aposta

Integrantes do grupo político do ex-presidente José Sarney acreditam que podem voltar a tomar o controle do Maranhão por conta de uma briga interna dos principais aliados do atual governador Flávio Dino (PSB). Como mostramos, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) pretende disputar o cargo de deputada federal. No entanto, seus correligionários tentam convencê-la (foto) a se candidatar ao governo porque o grupo do atual chefe do Poder Executivo ainda não conseguiu definir qual será o sucessor de Dino. O governador maranhense pretende apostar suas fichas na candidatura de seu vice, Carlos Brandão (PSDB). Mas seus principais aliados são contra.

Preterido

O senador Weverton Rocha (PDT) era apontado como o principal nome na sucessão de Dino, mas ele foi preterido pelo vice-governador. Ele vai insistir em sua candidatura. Também disputava as bênçãos de Dino a senadora Eliziane Gama (Cidadania), um dos destaques da CPI da Covid. Nesse cenário conflagrado, o MDB acredita que Roseana teria chances de voltar a comandar o estado após perder duas eleições seguidas para o governo do estado para Dino.

Bicicross

Campeoníssimo de bicicross em Imperatriz, o auditor da saúde e ex-vereador Esmeradson de Pinho comemorou ontem a reunião realizada para a construção da pista de BMX. “Depois de 14 anos sem pista de Bmx, um passo importante foi dado hoje para a construção da nova pista de bicicross oficial de Imperatriz. Várias secretarias se reuniram  juntamente com ex-pilotos e pilotos atuais para a discussão sobre a área exata onde será executado o projeto”. Muito bom.

Retorno

Com a diminuição no nível do Rio Tocantins, os moradores de áreas que antes estavam totalmente cobertas pelas águas, começaram a retornar e a limpar as casas.

Destruição

Uma moradora do residencial registrou o estado de alguns lugares e a cena é de muita destruição. Móveis, portas, eletrodomésticos e a estrutura das residências cobertos por lama e muita sujeira. Os moradores retornam aos locais com a expectativa de tentar salvar o que ainda resta. No final da tarde e início da noite, moradores colocaram alguns móveis destruídos na frente do escritório da empresa que fica na área do residencial Colinas Park.

Trabalhista

O governador Flávio Dino defendeu a ideia do ex-presidente Lula (PT) de revogar trechos da reforma trabalhista. “A reforma trabalhista enfraqueceu a organização sindical, dificultou o acesso dos trabalhadores à Justiça e precarizou as relações trabalhistas O reformismo equivocado ajudou a levar o desemprego para o nível altíssimo de 13,9% em março de 2017”, disse.

Piores

Apesar do avanço da vacinação no Maranhão, ainda há cidades com desempenho ruim na aplicação da dose. Dos 217 municípios, 21 se destacam negativamente por ter menos de 44% da população vacinável com ao menos duas doses ou com a dose única. A população vacinável inclui as pessoas de 12 anos ou mais. As duas doses são consideradas fundamentais para a proteção. Essas 21 cidades ou aplicaram poucas doses ou aplicaram e não atualizaram o sistema – um problema que faz o Maranhão parecer numa situação pior no ranking nacional do que realmente está.

Cidades com os piores índices de aplicação nas duas doses ou com a dose única:

Centro do Guilherme 35,2%; Itaipava do Grajaú, 35,39%; Bom Jesus Das Selvas, 36,11%; Matões do Norte, 6,68%; Cachoeira Grande, 37,03%; Maranhãozinho, 37; 46%; Satubinha, 8,72%;Trizidela do Vale 38,87%; São Roberto, 39,5%; Humberto de Campos 40,32%; Maracaçumé, 40,48%; Amarante do Maranhão, 40,62%; Miranda Do Norte, 42,5%; Turilândia 42,55%; São João do Carú 3,5%; Mirador, 43,7%; Santo Amaro do Maranhão, 43,7%; Marajá do Sena, 43,77%; Timbiras, 44,01%; Milagres do Maranhão, 44,16% e Cantanhede, 44,2%.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »