MENU

21/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 21/01/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

 
Origem de recursos

Conforme normas do TSE, os valores destinados às campanhas eleitorais, respeitados os limites previstos, somente serão admitidos quando provenientes de: recursos próprios dos candidatos; doações financeiras ou estimáveis em dinheiro de pessoas físicas; doações de outros partidos e de outros candidatos; comercialização de bens e/ou serviços ou promoção de eventos de arrecadação realizados diretamente pelo candidato ou pela agremiação política; e rendimentos gerados pela aplicação de suas disponibilidades. Também serão admitidos recursos próprios das legendas, desde que identificada a origem e que sejam provenientes do Fundo Partidário; do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC); de doações de pessoas físicas efetuadas aos partidos; de contribuição dos filiados; da comercialização de bens, serviços ou promoção de eventos; e de rendimentos decorrentes da locação de bens próprios das siglas. Segundo ainda a norma, é vedado a partido e a candidato receber, direta ou indiretamente, doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie, procedente de pessoas jurídicas, de origem estrangeira e de pessoa física permissionária de serviço público. A configuração da fonte vedada não depende da nacionalidade do doador, mas da procedência dos recursos doados.

Saindo  

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, teria dito a aliados – e não pediu segredo – que pode mesmo deixar o PCdoB para se filiar ao PSB, no qual já está o governador Flávio Dino. Clayton é pré-candidato a deputado federal e estaria vendo um cenário melhor disputando a eleição pelo Partido Socialista Brasileiro. É aguardar.

E…

O vice-governador Carlos Brandão vai ou não trocar PSDB pelo PSB? A expectativa é grande no meio político. Em março do ano passado, ele deixou o PR e voltou para PSDB, inclusive assumindo a direção do partido, que estava sob o comando do senador Roberto Rocha. Mas agora Brandão está tendo a necessidade de deixar o ninho tucano para se filiar ao PSB. É que ele deseja ter o apoio do PT, mas o partido não aceita apoiá-lo sendo do PSDB. O próprio ex-presidente Lula já revelou a impossibilidade de apoio nessa situação. O problema de Brandão é deixar o PSDB e não ter a certeza de que vai segurar a sigla do seu lado.

Olhá aí!

Ao professor e jornalista Carlos Leen, o ex-vereador e bancário Ednardo Filgueiras revelou que será candidato a deputado federal pelo PT. Ele entende que a sigla faria dois deputados, caso integre uma federação partidária. Sem federação, faria dois e mais um na sobra. Ednardo foi vereador na legislatura 2001/2004, quando o prefeito era Jomar Fernandes.

Baixa

O Maranhão está somente com 51% da cobertura vacinal completa contra a Covid-19. Só não perde para Roraima, Amapá e Acre. O Piauí é o segundo estado em vacinação completa, atingindo 75,48% da população.

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra 30  novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 21.627 casos. A SES não informa o número de mortes até agora, em Imperatriz. Dos 30 leitos de UTI, 17 estão ocupados (56,67%) e 13 livres. Dos 36 leitos clínicos, 27 estão ocupados (75,00%) e 9 livres. Já ocorreram 10.433 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Caxias (1) e São Luís (1).
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »