MENU

14/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 14/01/2022 às 00h00min

Casa em Primeiro Lugar

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON é pseudônimo de uma dona de casa aficionada pela limpeza e segurança do Lar.

GB Edições
 

Cano limpo I

Periodicamente despeje meia xícara (chá) de bicarbonato de sódio na pia seguido de água quente. Vai remover os resíduos de gordura.
 

Cano limpo II

Despeje no cano meia xícara (chá) de bicarbonato de sódio seguido de 1 xícara de vinagre. Vai espumar, quando diminuir a espuma enxágue com água quente.
 

Manchas de café

São difíceis de sair das louças. Esfregue o local afetado com uma esponja embebida em bicarbonato de sódio, sal e água. Enxague em água corrente. 
 

Chão limpinho

Pisos cerâmicos ficam brilhantes se após limpos você passar um pano molhado com vinagre e água. Faça uma mistura na proporção de 1 xícara (chá) de vinagre para 3 litros de água.
 

Chocolate gruda

Para livrar-se das manchas, remova com uma mistura de 1 parte de vinagre e 2 partes de água. Esfregue bem o local atingido.
 

Limpando as manchas

Pratos quentes e água costumam manchar as superfícies de madeira; para limpar as tais manchas brancas esfregue com uma mistura feita de óleo de cozinha e sal. Depois limpe novamente com um tecido macio.
 

Brilhantes

Objetos feitos de cobre ou latão ficam brilhantes se forem esfregados com uma pasta feita com partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre. Esfregue as peças com a pasta e um tecido macio, deixe descansar durante 1 hora e esfregue novamente com um tecido macio limpo.
 

Não desperdice água

- Se na sua casa tem aquecedor solar, recolha a água fria que sai da torneira enquanto espera pela água quente em um balde. Posteriormente, esta água poderá ser usada para molhar as plantas, lavar os pisos etc.
- Considere a possibilidade de instalar um sistema de reaproveitamento da água do chuveiro, da pia ou da banheira. A água obtida desta “reciclagem” pode ser reaproveitada na descarga e para lavagens em geral.
- Nunca abra completamente as torneiras. Abra apenas para sair quantidade de água necessária.
- Enquanto escova os dentes, feche a torneira.
- Quando fizer a barba, lave o barbeador num recipiente com água ao invés de abrir a torneira cada vez que precisar lavá-lo.
- Se durante o banho você aproveita para hidratar os cabelos com máscaras que recomendam a aplicação durante três ou cinco minutos, faça isso com o chuveiro desligado e só abra quando for mesmo repassar os cabelos.
 

Pequenos reparos

Quer se livrar de buraquinhos de pregos no gesso? Misture duas colheres (sopa) de sal e duas colheres (sopa) de amido de milho. Adicione água suficiente para fazer uma pasta grossa. Feche os orifícios, espere secar, lixe e pinte a seu gosto.
 

Vidros reluzentes I

Sempre que limpar vidros use camisetas de algodão ou fraldas velhas. Outra dica é dar brilho aos vidros esfregando um apagador de lousa sobre o vidro recentemente lavado e seco. A velha dica de esfregar com jornal amassado continua valendo.
 

Vidros reluzentes II

Os limpadores de vidros industrializados são muito eficientes, mas vai aqui uma dica de solução caseira: 3 colheres (sopa) de vinagre; meio copo de álcool para limpeza; ¼ colher (chá) de detergente. Coloque numa garrafa, encha com água (mais ou menos 1 litro) e misture bem. Borrife nos vidros e proceda a limpeza normalmente.
 

Dica boa

Vinagre é um poderoso desengordurante além de livrar a pia da cozinha de todo e qualquer mau cheiro.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »