MENU

12/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 12/01/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Segurança sanitária

Conforme informação do TRE-MA, em 2022 os serviços eleitorais permanecem sendo prestados com a segurança sanitária necessária tanto para servidores como para o público em atendimento nas unidades. Essas medidas estão sendo adotadas desde quando a pandemia causada pela Covid foi declarada pela Organização Mundial de Saúde, em março de 2019, constantemente reforçadas pelo presidente do TRE-MA, desembargador Joaquim Figueiredo. Uma das maiores preocupações do TRE é operar para garantir que as eleições ocorram de forma segura e o cidadão possa manifestar nas urnas sua vontade, da forma democrática prevista na Constituição. Desta forma, e cumprindo o calendário eleitoral que estabelece 4 de maio de 2022 como data-limite para os eleitores solicitarem alguma mudança no cadastro eleitoral, os cartórios eleitorais e os postos avançados de atendimento, assim como as unidades dos Vivas, estão abertos recebendo eleitores que buscam regularizar suas situações. Para ter acesso a estes locais é obrigatório o uso de máscara. No entanto, vale lembrar que todos esses serviços estão disponíveis remotamente pelo cartório eleitoral online, acessível no endereço eletrônico  www.tre-ma.jus.br 

Propaganda eleitoral

Conforme as normas do TSE, a partir do dia 30 de junho de 2022 é vedada a transmissão de programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato. A infração a essa regra pode resultar em multa de R$ 21.282 a R$ 106.410 (duplicada em caso de reincidência) à emissora e de cancelamento do registro de candidatura.  As emissoras estarão proibidas, a partir de 6 de agosto, de veicular propaganda política e transmitir imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar a pessoa entrevistada ou em que haja manipulação de dados. A proibição é válida, inclusive, nos conteúdos em forma de entrevista jornalística. 

E...

Também não é permitido dar tratamento privilegiado a determinada candidatura, legenda, federação ou coligação e veicular filmes, novelas e qualquer tipo de programa que faça alusão ou crítica aos participantes da eleição. Neste último caso, a única exceção ocorre em programas jornalísticos ou debates políticos. Ainda de acordo com o normativo, o convite a candidatas e candidatos mais bem colocados nas pesquisas para participar de entrevistas não configura, por si só, tratamento privilegiado, desde que não haja abuso nem excessos.

Olha aí!

Durante visita a Imperatriz no final de semana para acompanhar as ações do governo no auxílio às pessoas afetadas pelas enchentes, o vice-governador Carlos Brandão anunciou a canalização dos riachos que cortam a cidade. Conforme ele disse, já existe um projeto nesse sentido com o secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, e vai pedir para ser readequado. Brandão assume o comando do Palácio dos Leões no início de abril. É aguardar.

Será?

No final do ano passado o governador Flávio Dino (PSB) anunciou durante reunião com partidos que o seu pré-candidato é o vice-governador Carlos Brandão. Mas em São Luís ainda insistem em pregar que uma decisão de FD sobre o nome do grupo só será anunciada dia 31 de janeiro, quando haveria uma reunião de toda a base dinista. Há, inclusive, aliados que defendem uma decisão somente mais adiante. Será se não estão botando fé no potencial de Carlos Brandão?

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra 32 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 21.312 casos. A SES não informa o número de mortes até agora, em Imperatriz. Dos 30 leitos de UTI, 17 estão ocupados (56,67%) e 13 livres. Dos 36 leitos clínicos, 25 estão ocupados (69,44%) e 11 livres. Já ocorreram 10.401 mortes no estado. Novos óbitos foram confirmados nas seguintes cidades: Buriticupu (1) e Pedreiras (1).  
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »