MENU

08/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 08/01/2022 às 00h00min

Zoonoses

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

  
Assunto de interesse de homens e mulheres, pais e mães e as suas crianças. Na atualidade a entrada do homem nos diversos biomas e a destruição maciça em nome do progresso nos trouxe muitos problemas, estamos vivendo uma cheia importante dos rios do Brasil, com alagamento de áreas principalmente no entorno de cidade e pequenos patrimônios. Presenciei um sem número de fotografias de pessoas, de equipes de socorro, dos seres oportunistas de enchentes (eles mesmos, os políticos inescrupulosos), de crianças nas águas poluídas das enchentes, e pensei: terreno fértil para a leptospirose, mesmo os bombeiros ajudando sem os devidos EPI´s.

O exemplo mais marcante de uma doença de origem em reservatório animal e que afetou a humanidade globalmente é o CORONA VÍRUS, o SARS COV 2, de origem na cidade chineses de Wuhan, espalhou e já fez milhares de vítimas fatais no mundo todo, deixando sequelas emocionais, físicas e um estrago astronômico nas contas do planeta. Em Pindorama contabilizamos mais de 600.000 mortos, conta que muitos dizem que está para menos; a realidade seria bem maior, no que eu concordo.

Em minha caminhada diária na terra do Frei, as cinco da manhã, deparo-me com dezenas de gatos, nas proximidades do Fiqueninho (conjunto poliesportivo da Prefeitura) e algumas pessoas, de bom coração e que gostam de animais, pegando ao colo e às vezes até beijando, para ajudar. Falei “cuidado com as doenças que eles podem transmitir, a larva migrans e a toxoplasmose”.  Bem feito, quem manda ser enxerido, “não se meta com a vida dos outros”, tomei uma resposta atravessada, a qual me estragou o dia e tive que dobrar a dose de pantozol diária, e óbvio, ficar calado deixando os gatos quietos lá, tomando cuidado de evitar os gatos pretos – dizem que é de mau agouro!

Ok, mas o que são Zoonoses? São doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores são os mais frequentes transmissores que podem servir de hospedeiros intermediários ou definitivos desses agentes infecciosos e causar doenças como a raiva, esporotricose, calazar, zika, criptococose, leptospirose, toxoplasmose e muitas outras, De acordo com a OMS existem mais de 200 doenças que podem ser classificadas como zoonoses. 

Vou fazer uma rápida síntese e relatar as principais. Primeiro a raiva humana, transmitida pela mordida do cachorro contaminado ou do morcego; virose fatal o agente é inoculado pela saliva do animal, 30 a 60 dias após o contato suspeito. A esporotricose conhecida como doença da arranhadura do gato, os sintomas aparecem 7 a 30 dias após a inoculação do fungo chamado de sporotrix; gatos domésticos com vacinação em dia tem baixo risco transmissivo e aparece com ferida cutânea e se não tratada pode migrar aos pulmões causando sérios transtornos respiratórios. A leishmaniose, pela picada do mosquito gênero lutzomya podendo evoluir para a forma cutânea, a mucosa e a visceral, (calazar) forma mais grave e que leva a risco de vida, um dos depósitos é o cachorro. Leptospirose, de origem na urina fezes de roedores (ratos), disseminam em locais de enchentes e muito lixo, potencial risco de vida.

Sobre os ratos, vale lembrar que quase acabam com a humanidade na Idade Média, através da pulga e a disseminação da Peste Negra.

A toxoplasmose transmitida por gatos pelo contato direto com fezes contaminadas. O agente é o toxoplasma gondi, assintomática, mas para mulheres, na idade fértil, pode ser transmitida ao filho resultando em serias lesões inclusive oftalmológicas. A Doença de Lyne transmitida por carrapatos de tratamento com antibióticos e o último surto no Brasil em Petrópolis, RJ, onde fez vítimas fatais. A doença do pombo, criptococose, através do fungo criptococcus neoformans que em sua forma mais grave invade o sistema nervoso central, atingem principalmente imuno deprimidos.

A solitária, teníase, pela ingestão de carne de porco ou boi crua ou mal cozidas, a larva migrans cutânea ​ou bicho geográfico, pelo contato de fezes de cães e gatos contaminados, entra principalmente pelos pés, em crianças, as que gostam de caixas de areia onde estão fezes animais.

Também entram nas zoonoses a dengue, a zika e a febre amarela transmitida por picada de mosquito do gênero aedes.

Muito, né? Agora para os apreciadores do Tatu, lembrar que ele pode ser o reservatório natural do trypanosoma cruzi, através do inseto barbeiro, também presente em culturas de açaí, sua consequência é a Doença de Chagas. Portanto cuide bem de seu pet, mantenha as vacinações em dia, bons hábitos de higiene e os cuidados que todos nós temos amplo conhecimento, muitas dessas doenças podem levar a óbito.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »