MENU

01/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 01/01/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Fake News

A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito das Fake News será reinstalada em fevereiro e será atuante para evitar a disseminação de notícias falsas no ano eleitoral. É o que informou o presidente do colegiado, senador Ângelo Coronel (PSD-BA). Ele acredita que a comissão irá concentrar as denúncias, que serão repassadas a órgãos como Polícia Federal, Ministério Público e Tribunal Superior Eleitoral. Vale lembrar que em outubro o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  por seis votos a um, cassou o mandato e tornou inelegível o deputado estadual eleito pelo Paraná, em 2018, Fernando Destito Francischini, por divulgar notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação. A decisão condenou o deputado por uso indevido dos meios de comunicação, além de abuso de poder político e de autoridade, práticas ilegais previstas no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/1990. O TSE tem feito uma campanha de combate à desinformação com a mensagem “Se for fake news, não transmita”. O objetivo é abordar a disseminação de notícias falsas no dia a dia da sociedade, com ênfase no impacto negativo desse fenômeno nos processos democrático e eleitoral brasileiros, bem como na vida dos cidadãos. Tomem cuidado, entramos no ano da eleição e é preciso muita cautela. A paixão não pode estar acima da razão…

Pesquisa 

A partir de hoje está proibida a divulgação de pesquisas eleitorais sem o devido registro junto à Justiça Eleitoral. Devido a isso, a coluna não divulgará os números da pesquisa realizada pela Escutec sobre a corrida eleitoral no Maranhão. 

E…

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB), embora a sua performance nas pesquisas, não deverá mesmo concorrer ao governo, optando pela Câmara Federal. Com isso, a disputa poderá ficar polarizada entre o senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador Carlos Brandão  (PSDB), que é apoiado pelo governador Flávio Dino (PSB). Brandão assume o comando do Palácio dos Leões no início de abril.

Resistência petista

Com forte influência junto ao ex-presidente Lula, o governador Flávio Dino fará de tudo com a finalidade de puxar o PT para o arco de aliança de apoio ao pré-candidato Carlos Brandão. Só que os petistas não veem com simpatia uma aliança com o PSDB. O próprio presidente do diretório municipal do PT em São Luís, ex-vereador Honorato Fernandes, defende que o partido apoie o senador Weverton Rocha (PDT). Devido à resistência, inclusive já surgiram especulações sobre uma possível saída de Brandão do PSDB para se filiar ao PSB, partido que não tem rejeição do PT. É aguardar.

Piso

O Projeto de Lei 2531/21 institui o piso salarial nacional para os profissionais que trabalham nos setores técnico e administrativo das escolas de educação básica, que será inicialmente de R$ 2.164,68 mensais. O texto tramita na Câmara dos Deputados. Pela proposta, o piso será pago para jornada de trabalho de 40 horas semanais, garantindo-se a proporcionalidade do valor para jornadas diferentes. O projeto prevê ainda a atualização anual do piso, no mês de janeiro, com base nos índices oficiais de inflação. A autora do projeto é a deputada Rose Modesto (PSDB-MS). 

Olha aí!

Embora a vacinação, não se pode relaxar com os cuidados contra a Covid-19. O momento ainda é grave. Conforme os números divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa, em 24 horas o país havia registrado 154 mortes por Covid. O total é de 619.024 vítimas da doença. Em 24 horas, foram 12.753 novos casos da doença, totalizando mais de 22,275 milhões. A média de casos está pelo segundo dia em alta, 111% a mais em duas semanas. São 7.387 casos por dia em média. Cuide-se!..
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »