MENU

31/12/2021 às 00h00min - Atualizada em 31/12/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Federações 

Nas eleições do próximo ano não teremos coligações partidárias. Mas na reforma eleitoral foi instituída a união de partidos em federação, com o objetivo de permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país, como um teste para eventual fusão ou incorporação. As legendas deverão antes constituir uma associação registrada em cartório de registro civil de pessoas jurídicas, com personalidade jurídica distinta do partido. As federações terão vigência por prazo indeterminado, e os partidos federados conservam seu nome, sigla, número, filiados, e o acesso aos recursos do Fundo Partidário ou do Fundo Especial para Financiamento de Campanha (FEFC), o Fundo Eleitoral. Também não se altera o dever de prestar contas dos recursos públicos que receberem. As legendas que se unirem em uma federação deverão permanecer na nova instituição por, no mínimo, quatro anos. A agremiação que se desligar antes desse prazo não poderá ingressar em outra federação e, ainda, não poderá celebrar coligação nas duas eleições seguintes. Também não poderá utilizar o Fundo Partidário durante o tempo que faltar para completar os quatro anos em que deveria estar na federação. A exceção a essa regra ocorre no caso de a federação ser extinta apenas porque os partidos que a compõem irão se fundir ou, então, porque um deles irá incorporar os demais.

Muro 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), pode tirar uma onda de tucano e ficar em cima do muro nas eleições de 2022. O que ele diz: “Se você perceber, eu tenho nomes que estão postos aí, que mais de um nome me ajudaram na eleição de prefeito (sic). Então, eu não posso ser injusto com ninguém. Isso é algo que vai ter que ser dialogado, conversado com todo mundo, e vai chegar o momento certo”. Segue o jogo…

Pesquisa

Realizada sem o nome da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), pesquisa da Econométrica/TV Difusora divulgada pele emissora aponta o senador Weverton Rocha (PDT) liderando com 26,9%, seguido pelo vice-governador Carlos Brandão (PSDB), com 15,6%; Edivaldo Holanda Jr. (13,1%), Roberto Rocha (12,4%), Lahésio Bonfim (9,8%), Josimar de Maranhãozinho (5,3%) e Simplício Araújo (2,9%). O instituto ouviu 1.347 pessoas, no período de 22 a 26 de dezembro. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Ontem à noite seria divulgada pelo Grupo Mirante uma pesquisa realizada pelo Instituto Escutec.

Mudança

O PT no Maranhão terá novo presidente. O atual vice-presidente, Francimar Melo, assume o comando da sigla no próximo dia 03 de janeiro, substituindo Augusto Lobato. A cerimônia de posse será realizada no Diretório Estadual, no bairro Cohafuma, a partir das 17h. Estarão presentes presidentes dos diretórios maranhenses, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e lideranças nacionais do PT. 

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra 47 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 21.064 casos. A SES não informa o número de mortes até agora, em Imperatriz. Dos 30 leitos de UTI, 16 estão ocupados (53,33%) e 14 livres. Dos 36 leitos clínicos, 26 estão ocupados (72,22%) e 10 livres. Já ocorreram 10.376 mortes no estado. Um novo óbito foi registrado na cidade de Bom Jesus das Selvas.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »