MENU

25/12/2021 às 00h00min - Atualizada em 25/12/2021 às 00h00min

H P V

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

  
Assunto de interesse de homens e mulheres, o papiloma vírus humano, HPV (abreviação do inglês de human papiloma vírus) conhecido pelo nome de guerra, entre os meninos de crista de galo ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível, antigamente DST hoje trocaram a nomenclatura para IST, mas continua sendo a mesma doença.

Lembro que logo nos primeiros anos de estudante de medicina, imberbe, achando que podia tudo!, Afinal era estudante de medicina, um colega de peladas de quando moleque nos arredores de Vitória, veio me solicitar socorro devido a um “cavalo de crista”, hoje sei que era uma verruga uro genital de aspecto vegetante, me pediu para tratar, imaginem, conhecimento sobre doenças ZERO, afinal estava no ciclo básico da faculdade, providência, mandei queimar com um cigarro, KKKKKK, ele fez, ouvi o grito, mas desapareceu, ou pela resolução natural ou pela queimadura algo que Torquemada, responsável pelas confissões cruéis na Idade média, como representante da Igreja Católica, realizava com frequência.

Mas e o HPV o que causa no homem e na mulher? Primeiro e de suma importância, determinados tipos do HPV são oncogênicos (provocam o câncer) tanto no homem mas principalmente na mulher. As regiões mais afetadas são a cabeça do pênis, o escroto, os lábios vaginais e a região ao redor do ânus, as verrugas podem aparecer com dias do contato suspeito ou até meses pois o vírus tem tempo de incubação prolongado. Qual é a importância disso? É que mesmo sem sintomas pode ser já portador do vírus e transmitir a doença em novos contatos sexuais sem proteção e, sobre isso, é importante dizer que pode haver contagio com uso de preservativos, pois o vírus pode encontrar-se em regiões à descoberto do preservativo.

Temos que relatar que existem mais de 100 (cem), algumas fontes dizem que podem ser mais de duas centenas (200), tipos de papiloma vírus causadores de lesões, a maioria benigna, mas 13 (treze) deles são oncogênicos, segundo dados do INCA entre 25 % da população feminina e 50 % da população masculina mundial já estão infectadas pelo HPV, mas a maioria das infecções são transitórias e acaba combatida espontaneamente por nosso sistema de defesa (imunológico), regredindo em um espaço médio de seis meses a dois anos da exposição inicial, especialmente entre as mulheres jovens.

Os principais causadores do Câncer de colo de útero, que tantas vidas levou, são o tipo 16 e 18 responsáveis por cerca de 70 % dos Cânceres cervicais.

Também são importantes causadores de câncer do pênis no homem e câncer anal em homens e mulheres e câncer de oro faringe.

Os tipos 6 e 11 dão mais o aspecto do “cavalo de crista” Já os 16 e 18 as lesões planas.

Mas com reconhecer a presença de possível lesão, as verrugas se assemelham a calos, alguns com aspecto de brócolis ou de couve-flor, as vezes se juntam formando uma lesa maior.

Alguns sintomas sugerem a necessidade de procurar o urologista, ou o proctologista ou o ginecologista, coceira ou desconforto na região afetada, sensação de formigamento ligeiro, sangramento durante a relação sexual.

(O foco de maior importância desse artigo é a prevenção hoje realizada através de vacinas elas mesmo, a maior conquista da humanidade na área médica nos últimos tempos).

Existem três tipos, no Brasil somente dois aprovados, chamadas de vacinas profiláticas para o HPV, a bivalente (tipos 16 e 18) e a quadrivalente (tipos 6,11,16 e 18), entrara em breve a nonavalente (tipos 6,11,16,18,31,33,45,52 e 58).

E quem deve ser vacinado?, Existem consensos variando de países e regiões, no Brasil está vacinando meninas de 9 a 14 anos, meninos de 10 aos 13 anos, Imunodeprimidos dos 9 aos 26 anos (principalmente portadores de HIV).

O HPV é altamente contagioso, supera o vírus da AIDS, é uma vacina recombinante, podendo ser fornecida a qualquer imunossuprimido e imunogenicidade próximo a 100 %. Esse é o caminho de erradicação do Câncer de colo Uterino, de Pênis e outros associados a esses vírus, USEM! NÃO VÃO VIRAR JACARÉ! Mas se não usar pode virar o cabo da boa esperança.

Feliz Natal.
Link
Tags »
H P V
Leia Também »
Comentários »