MENU

24/12/2021 às 00h00min - Atualizada em 24/12/2021 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Vacinas

A vacinação moderna data do fim do século XVIII, quando o médico britânico Edward Jenner criou o primeiro imunizante do mundo — contra a varíola — e o testou em um menino de 8 anos. Mais de 200 anos separam esse momento histórico da aplicação da primeira vacina contra a Covid-19 no Brasil. No dia 17 de janeiro, a enfermeira Mônica Calazans inaugurou a fila das mais de 300 milhões de doses de vacinas injetadas em brasileiros no espaço de doze meses, um feito notável em vista dos atropelos e confusões do governo federal no enfrentamento da pandemia.

Prisão 

Diante da ameaça do novo coronavírus, a sociedade se mobilizou para desenvolver, em tempo recorde, ferramentas para salvar vidas. O mesmo esforço precisou ser empreendido para atacar outros males que marcaram 2021. Nos Estados Unidos, a vacina contra o radicalismo pôs na prisão os líderes da invasão do Capitólio. No Brasil, as instituições foram firmes e fortes para conter as tentações antidemocráticas e os excessos do próprio presidente da República.

Demanda

A UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO- UPA/Bernardo Sayão informa a toda população de Imperatriz e região que: Desde o dia 13/12/2021 vem atendendo o maior número de pacientes de toda sua história, devido ao AUMENTO da demanda de pacientes com SÍNDROME GRIPAL. Na última segunda-feira, 20/12/2021, a UPA atendeu um número recorde de pacientes: foram quase 700 pacientes. Para isso, foi preciso acrescentar médico, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, para ampliar sua capacidade de atendimento.

Virose

Destaca-se que a unidade se enquadra no chamado UPA Porte II, sendo assim estruturada para atender uma média de 250 pacientes a cada 24 horas. No entanto, mesmo em tempos normais, atende um quantitativo diário de pacientes superior a isso. Vale ressaltar que em função da ALTA DEMANDA, fez-se necessário reorganizar a estrutura  da unidade para oferecer o mesmo atendimento humanizado de sempre aos seus usuários. A unidade informa ainda que, mesmo com todo esse aumento na demanda, os profissionais que lá trabalham seguem se esforçando para oferecer aos seus usuários o melhor atendimento possível, e com a mesma qualidade ofertada a nossa população ao longo de todos esses anos.

Homenagem

Em homenagem à publicação do primeiro jornal maranhense, “O Conciliador do Maranhão”, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou uma série de eventos no estado. Para fechar o período de celebração, a instituição  entregou a Comenda 200 Anos de Imprensa no Maranhão, honraria que vai homenagear personalidades de destaque no âmbito da comunicação no estado. Nomes que fazem parte da história da comunicação de Imperatriz aparecem na lista, como o do empresário Chafi Braide, diretor executivo da Canal Grupo, Sergio Godinho (O PROGRESSO), Marcelo Rodrigues, Jurivê de Macedo e Moacir Spósito, ambos in memoriam. 

Bônus

Os 21vereadores participaram da sessão extraordinária realizada na quarta-feira para analisar o projeto de lei enviado pelo executivo e aprovaram por unanimidade o projeto que concede bonificação aos professores nos meses de janeiro e fevereiro. Agora segue para sanção.

Compras

O imperatrizense que não pode sair as compras no final do ano passado, agora está nas ruas e shoppings andando e fazendo as compras natalinas. A movimentação no centro comercial e nos shoppings têm agradado aos lojistas que estão agradecendo o reaquecimento da economia da cidade. 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »