MENU

09/12/2021 às 00h00min - Atualizada em 09/12/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Reconhecimento 

A defesa da democracia liderada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, na luta contra a disseminação de notícias falsas, recebeu homenagem da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados. Barroso foi o vencedor do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2021, em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. “Criamos uma Comissão de Transparência para que ninguém, em tempo algum, possa ter a suspeita de que há alguma coisa errada. Trabalhamos à luz do dia pelo bem do Brasil”, disse ele ao receber o prêmio. Criado em 2019, o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições de 2020 tornou-se permanente em agosto deste ano e foi centrado em estratégias multissetoriais, fixadas em três pilares de combate à desinformação: com a disseminação de informação verdadeira; com capacitação; e com foco em controle de comportamento e, excepcionalmente, de conteúdo. Para a execução dessas medidas, o TSE conta com a parceria de agências de checagem, plataformas de mídia social, empresas de telefonia, órgãos de pesquisa, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e associações de mídia.

Olha aí!

Alvo de investigações da Polícia Federal, o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) pode abrir mão da pré-candidatura a governador. Ele se reuniu com um grupo de aliados e após isso surgiram as especulações de que pode desistir e tentar mesmo a reeleição. Caso decida mesmo não disputar o Palácio dos Leões, Maranhãozinho terá o apoio disputado pelos pré-candidatos Carlos Brandão (PSDB) e Weverton Rocha (PDT). O senador, aliás, já vem fazendo gestos ao deputado na esperança de conquistar a sua adesão.

Pesquisa

Pesquisa da Quaest Consultoria sobre a corrida presidencial mostra, a exemplo de levantamentos de outros institutos, o ex-presidente Lula liderando com folga. Ele aparece com 46%, seguido de Jair Bolsonaro (23%), Sérgio Moro (10%), Ciro Gomes (5%), João Dória (2%), Rodrigo Pacheco (1%) e Luiz Felipe Dávila (1%). A soma de todos os adversários do petista fica em 42%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa ouviu 2.037 pessoas, entre os dias 2 e 5 de dezembro.   

Na disputa 

Ontem o  MDB oficializou a senadora  Simone Tebet como pré-candidata à Presidência da República, em 2022. O partido nunca venceu uma eleição direta para presidente. Elegeu Tancredo Neves em eleição indireta e Michel Temer assumiu o Palácio do Palácio porque era vice de Dilma Rousseff, que foi cassada. Depois da redemocratização e a consequente volta das eleições diretas, a sigla já disputou o Palácio do Planalto com Ulisses Guimarães (1989), Orestes Quércia (1994) e Henrique Meirelles (2018).

Gastos

O TSE poderá definir limites de gastos de campanha para as Eleições 2022. O Plenário decidiu, por unanimidade, durante sessão administrativa, que, inexistindo lei específica que disponha sobre o teto de gastos de campanha para as Eleições 2022, ato regulamentar do TSE poderá dispor a respeito do tema. O ministro Mauro Campbell Marques questionou, entre outros itens, como ficaria a definição do teto de gastos para as Eleições Gerais de 2022, tendo em vista que o Congresso Nacional não se pronunciou sobre esse tema dentro do prazo estabelecido pelo princípio da anualidade.

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra 36 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 19.977 casos. A SES não informa o número de mortes até agora, em Imperatriz. Dos 30 leitos de UTI, 14 estão ocupados (46,67%) e 16 livres. Dos 36 leitos clínicos, 30 estão ocupados (80,56%) e 6 livres. Já ocorreram 10.328 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes: Barra do Corda (1), Bom Jesus das Selvas (1), Matões (1) e Senador La Rocque (2).
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »