MENU

07/12/2021 às 00h00min - Atualizada em 07/12/2021 às 00h00min

Linha de Fundo

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA é responsável pelas editorias de Polícia e Esportes

 
Último ato

Hoje é dia 7 de dezembro de 2021, e apenas o Campeonato Brasileiro Série A ainda não chegou ao final, o que acontecerá nesta quinta-feira (10), com a realização da 38ª e última rodada, último ato de uma competição que iniciou dia 29 de maio de 2021, com a partida entre Cuiabá x Juventude, às 19 horas de um sábado. O jogo terminou empatado em 2 a 2. E já com um grande clássico, Flamengo 1 x 0 Palmeiras. O Atlético Mineiro, já campeão de 2021, iniciou perdendo dentro de casa por 2 a 1 para o Fortaleza.

Situação
A situação mesmo antes dos jogos da última rodada está assim: Atlético campeão, Flamengo vice, Palmeiras terceiro colocado. Justamente os três melhores times do Brasil e da América do Sul. Corinthians, Fortaleza e Bragantino, no momento são as equipes que entrarão direto na Libertadores. Fluminense, América Mineiro e Ceará lutam para as outras vagas da pré Libertadores. Inter, Atlético-GO e Santos, estariam na Copa Sul-Americana. Bahia, Juventude, Cuiabá e Grêmio, correm risco de rebaixamento, enquanto que Sport e Chapecoense já foram rebaixados. Algumas situações já estão definidas e outras só depois da última rodada.

Fortaleza é Libertadores
O Leão do Pici é o primeiro time nordestino a alcançar tal feito pelo campeonato brasileiro de pontos corridos e levantamento do site FutDados mostra que o tricolor cearense soma mais pontos do que todos os demais times do Nordeste, desde que retornou à Série A, em 2019. O clube passou oito anos na terceira divisão, bateu na trave algumas vezes, perdendo o acesso de maneira dramática, como diante do Macaé (RJ). Mas obteve a vaga na segundona em 2017 e em 2018 já saltou para a primeira. Nesses três anos entre os principais clubes do país, até a 36ª rodada o Fortaleza tinha 149 pontos contra 140 do Ceará e 133 acumulados pelo Bahia. Sport, com 76, e CSA, 32; foram os outros nordestinos que disputaram a primeira divisão no período.

Outras séries
Da série B, retornaram à Série A Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí, sendo que o alvinegro Carioca é o campeão. Para a Série C, foram rebaixados Remo, Vitória, Confiança e Brasil de Pelotas. Na Série C, subiram para a B, Ituano (SP), campeão; Novohorizontino (SP), Tombense (MG) e Criciúma (SC). Foram rebaixados para a D o Santa Cruz, Jacuipense, Paraná e Oeste. Da Série D subiram para C Aparecidense (GO), Campeão; Campinense (PB), ABC (RN) e Atlético (CE).

Ida
Os jogos de ida da semifinal da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros, foram realizados domingo passado. O Açaizal venceu Lagoa Verde por 2 a 0, enquanto que Vila Cafeteira e Caema, empataram em 1 a 1. Os finalistas serão conhecidos no próximo do domingo (12), com as partidas de volta. Açaizal vai precisar apenas do empate para garantir vaga à final. Já Vila Cafeteira e Caema, precisam vencer.

CURTINHAS
Essa CBF tem cada uma***Veja só: ao invés de programar para um fim de semana o Campeonato Brasileiro desse ano, vai terminar nesta quinta-feira (9)***Achei legal isso não***Estão doidos para terminar logo***Com certeza segunda-feira próxima, vão realizar a cerimônia de entrega de premiação***Mas em janeiro já começa a temporada com a Copa São Paulo Júnior***Torcedores dos grandes clubes voltaram com força e recordes foram quebrados como no caso do jogo Ceará e Fluminense, com quase 60 mil torcedores***Recorde que falo, em relação ao nordeste, porque no geral, como não poderia deixar de ser, é do Flamengo***É muito bom a gente ver o nordeste em alta em todas as atividades***Parece que o campeonato amador de Imperatriz vai ultrapassar 2021 e terminar ano que vem***Não se sabe porque não inicia mais cedo para evitar isso***O de 2020 também terminou esse ano***A grande pedida a partir de janeiro é a Copa do Trabalhador de Futebol Soçaite 2022, que já está sendo alinhavada.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »