MENU

30/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 30/11/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Vencedor

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Imperatriz escolheu o seu pré-candidato a deputado estadual. Na prévia realizada domingo, foi escolhido o vereador Aurélio Gomes. Ele obteve 274 votos, contra  107 de Jonas Alves, presidente local do PT e subsecretário de Estado da Infraestrutura. Uma diferença de 167 votos. Nas eleições de 2018, Aurélio foi candidato a deputado estadual e obteve 15.175 votos, a grande maior só em Imperatriz. O problema é que alguns candidatos são bens votados na cidade, mas quando passam da ponte do Cacau esgota-se a fonte de votos. Aí ficam na poeira. Ganham aqueles que garimpam votos em todos os lugares. Mas pode ser que em 2022 a história seja diferente. Alguma coisa ele deve ter aprendido com a eleição passada. É aguardar.

Olha aí!

Com a descoberta da nova variante da Covid-19, os governos estaduais e municipais já se preparam para retomar medidas de prevenção à doença. O secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, disse em entrevista à coluna Painel, da Folha de S. Paulo, que a nova variante da Covid-19 fará os estados repensarem a flexibilização de medidas. Deve voltar a ser obrigatório o uso de máscaras em locais públicos e o controle do número de pessoas em eventos privados e públicos. E ontem a prefeitura de Imperatriz já baixou decreto tornando obrigatório o uso de máscara nas escolas da rede municipal. 

Será? 

Para o ex-senador Edinho Lobão Filho (MDB), caso a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) se lançasse candidata a senadora, iria tirar o sono do governador Flávio Dino (PSB), que vai concorrer ao Senado. Só que ela já bateu o martelo sobre candidatura a deputada federal, embora venha liderando as pesquisas para o Palácio dos Leões. Ainda não tem um nome forte para concorrer com Dino. O senador Roberto Rocha ainda não decidiu se será candidato à reeleição ou ao governo. Ou mesmo a deputado federal. É aguardar.

E

Roberto Rocha também ainda não definiu o seu novo partido. Ele deixou o PSDB depois que o comando do partido no estado foi entregue ao vice-governador Carlos Brandão, que concorrerá à sucessão de Flávio Dino. Mas Rocha deverá se filiar ao mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, do qual é um ferrenho defensor. O caminho de Bolsonaro está sendo o Partido Liberal (PL).

Fome

Mais da metade dos lares brasileiros teve algum grau de insegurança alimentar no fim de 2020. Os dados, destacados em audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara na quinta-feira (25), são da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Segundo o conselheiro consultivo da rede, Mauro Del Grossi, “é um quadro gravíssimo. Talvez o Haiti, quando teve um terremoto, teve uma situação parecida com essa. É um quadro dramático. 116, quase 117 milhões de pessoas vivendo em algum nível de insegurança militar, ou seja, 55% da população”. Desse total, ainda segundo Del Grossi, 24 milhões, ou 11,5% viviam em insegurança moderada, onde os adultos comem menos do que precisam, ou do que desejam. A informação é da Agência Câmara. 

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra 10 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 19.624 casos. A SES não informa o número de mortes até agora, em Imperatriz. Dos 20 leitos de UTI, 13 estão ocupados (65%) e 7 livres. Dos 26 leitos clínicos, 24 estão ocupados (92,31%) e 2 livres. Já ocorreram 10.289 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Alto Alegre do Pindaré (1), Amarante do Maranhão (1) e Imperatriz  (2).
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »