MENU

30/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 30/11/2021 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Prévia

Com 71,9% dos votos válidos, o vereador Aurélio Gomes venceu a prévia do PT de Imperatriz para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão. Seu oponente, o atual presidente municipal da legenda, Jonas Alves, obteve 28,1% dos votos. Por maioria de votos é escolhido o pré-candidato a deputado estadual. Como decidido pelo partido, Jonas Alves passa a apoiá-lo junto a toda a militância. Números das prévias:   Aurélio Gomes - 274 votos;  Jonas Alves - 107 votos.

VARIANTE 

 A nova variante do coronavírus representa um “risco muito elevado” para o planeta, advertiu nesta segunda-feira (29) a Organização Mundial da Saúde. A entidade destacou, ainda, que são muitas as incógnitas sobre essa cepa, especialmente acerca do perigo real que representa. “Até o momento, não se registrou nenhuma morte associada à variante ômicron”, afirmou a OMS em um documento técnico, que também apresenta conselhos às autoridades para tentar frear seu avanço.

ÔMICRON

 “Dadas as mutações que poderiam conferir a capacidade de escapar de uma resposta imune, e dar-lhe uma vantagem em termos de transmissibilidade, a probabilidade de que a ômicron se propague pelo mundo é elevada”, afirma a organização. As incógnitas sobre a variante são numerosas, adverte: o nível de contágio, e se este é inerente às mutações constatadas ou ao fato de a variante escapar da resposta imune; o nível de proteção das vacinas anti-Covid existentes; e a gravidade da doença, ou seja, se a variante causa sintomas mais graves.

Participação

A sexta edição do programa ‘Assembleia em Ação’, realizada na manhã de sexta-feira (26), no município de Carolina, contou com a participação ativa de diversos deputados estaduais, que consideraram produtivo o encontro por diversos aspectos. Os parlamentares enalteceram a iniciativa do Poder Legislativo de debater assuntos de interesse dos maranhenses em diversas regiões do estado.

Gravação

O Projeto de Lei 2.416/15, de autoria do deputado Hildo Rocha (MDB/MA), passou por mais uma etapa da tramitação e seguirá para o senado. A proposta trata sobre o uso de equipamento de gravação em vídeo e áudio das operações policiais.  

Terminativo

O projeto já havia sido aprovado, em caráter terminativo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, no começo de outubro de 2019 Entretanto, o deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA), entrou com recurso contra a tramitação conclusiva da proposta.  

Senado

 Na Sessão de quarta-feira (24), o recurso do deputado Eder Mauro foi rejeitado pelo Plenário da Câmara. Assim, o projeto será encaminhado para o Senado onde poderá ser modificado ou aprovado. Caso seja modificado terá que voltar para a Câmara e ser submetido a nova apreciação. Se for aprovado no Senado seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Aglomeração

A conta dos primeiros shows realizados em Imperatriz reunindo multidões, já chegou o hospital Macro Regional: subiu para 66 por cento sua ocupação de leitos. É a velha máxima: eu não fui ao show, mas encontra aqueles que foram sem usar máscaras e estão contaminados pelo vírus. 

Carnaval

Muitas cidades brasileiras estão cancelando a temporada carnavalesca por entenderem que ainda não é tempo para realizar este evento. Eu não irei, mas acho que seria melhor mesmo cancelar para evitar aglomerações e a repetição do ano passado, em que o número de infectados cresceu após a folia momesca.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »