MENU

26/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 26/11/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Prego batido

Finalmente a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) decidiu sobre qual cargo vai disputar nas eleições de 2022. Ao participar de uma transmissão ao vivo promovida pelo MDB Mulher, Roseana anunciou que não vai disputar o governo do estado. Vai concorrer a uma vaga de deputada federal. Disse ela: “Vou de novo enfrentar a luta política, se Deus quiser e o povo, colocar meu nome à disposição para concorrer a um mandato na Câmara Federal”. Roseana vem liderando todas as pesquisas realizadas para o governo, mas os números não lhe dão a certeza de que venceria a eleição, porque o cenário poderia mudar até o pleito, que acontece somente em outubro do próximo ano. Portanto, não quer arriscar. E para deputada federal certamente tem vaga garantida. Bom para o MDB, porque Roseana vai puxar um número significativo de votos para a legenda, que assim poderia eleger um número maior de deputados. Nas eleições de 2018 elegeu dois. Vale destacar que nas eleições do próximo ano não poderá haver coligações proporcionais. Portanto, cada partido terá que se virar para fazer coeficiente eleitoral.

E…

Com a decisão de Roseana Sarney não disputar o Palácio dos Leões, o senador Weverton Rocha (PDT) passa a liderar a corrida sucessória de Flávio Dino (PSB), já que em todas as pesquisas ele aparece em segundo lugar, seguido do vice-governador Carlos Brandão (PSDB). No próximo dia 29, Brandão deverá ser anunciado como o candidato de Flávio Dino. Os outros pré-candidatos a governador são Josimar Maranhãozinho (PL), Lahésio Bonfim (PTB), Roberto Rocha (sem partido), Felipe Camarão (PT) e Edivaldo Holanda Jr (PSD).     

Prévias

Ontem o PSDB testou duas empresas para assumir a votação on-line das prévias tucanas, interrompida no domingo devido a falhas no aplicativo. A votação deve voltar hoje e durar mais três dias. As prévias são para escolher o candidato a presidente da República. Estão na disputa o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

Carolina

 Lideranças políticas e populares da região participam nesta sexta-feira, em Carolina, da 6ª edição do ‘Assembleia em Ação’. O evento é uma forma de os parlamentares interagirem não só com a classe política, mas também com a população de maneira geral nas mais diversas regiões, segundo explicou o presidente da AL, Othelino Neto (PCdoB). Participarão deputados estaduais e representantes de mais de 30 municípios, entre prefeitos, vereadores e sociedade civil.

Programação

Haverá palestras ‘Processo Legislativo’, a ser ministrada pelo consultor legislativo constitucional da Casa, Anderson Rocha; e ‘Inovações do Direito Eleitoral’ pelo diretor de Administração da Alema, Antino Noleto. Logo após, os participantes farão perguntas e apresentarão demandas de seus municípios. Na etapa de audiência pública, também serão discutidos temas pertinentes aos interesses macroeconômicos do agrobusiness do MATOPIBA, região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, atualmente considerada a nova fronteira agrícola do Brasil. Serão abordadas, ainda, questões macroestruturais para o desenvolvimento do ecoturismo no eixo Jalapão/Chapada das Mesas, uma vez que Carolina está situada no centro deste debate.

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra 7 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 19.564 casos. A SES não informa o número de mortes até agora, em Imperatriz. Dos 20 leitos de UTI, 12 estão ocupados (60%) e 8 livres. Dos 26 leitos clínicos, 20 estão ocupados (76,92%) e 6 livres. Já ocorreram 10.273 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Santa Luzia do Paruá (1) e Imperatriz (1). 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »