MENU

26/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 26/11/2021 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

A Equatorial Maranhão lançou na terça-feira (23), o E+ Profissional, projeto que irá oferecer cerca de 200 vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos em alguns municípios maranhenses, com foco em clientes considerados baixa renda e com o objetivo de promover capacitação e oportunidades no mercado.

Black

Uma das datas mais aguardadas por lojistas e clientes, a Black Friday, data que marca a temporada de compras natalinas nos Estados Unidos, já se tornou tradição também entre os brasileiros e, em Imperatriz, o comércio já lançou mão de ofertas para atrair o consumidor. Normalmente celebrada na última sexta-feira de novembro, a data ganha novas roupagens entre os lojistas imperatrizenses, com promoções que vão desde o início do mês até o grande dia – neste ano, dia 26 de novembro. 

Comprar

Uma pesquisa realizada pela Conversion revelou que cerca de 87% dos brasileiros tem intenção de comprar algum item durante o período de promoções. É pensando na expectativa desses consumidores que a empreendedora Thaylissa Jorge, dona da loja de roupas YOU, em Imperatriz, aderiu ao movimento durante todo o mês de novembro. “A ideia é oferecer peças do estoque por preços muito acessíveis, por exemplo, temos peças a partir de R$20,00. Nossas clientes amaram, pois é a oportunidade perfeita de já garantir roupas e presentes para o fim do ano por preços que cabem no orçamento. Tem sido sucesso!”, explica.  

Abriu

O Brasil poderá ter uma nova unidade da federação com a criação do estado de Tapajós, que surgiria da divisão do Pará. O projeto de lei sobre o tema está na pauta do Senado. Para de fato ocorrer, a criação do estado de Tapajós passará por várias etapas, dentre elas a consulta à população. O governo do Pará é contra a divisão e afirma que o estado consegue ser governado com o território original

Polêmico

A divisão do Pará é um tema polêmico que vem sendo discutido desde os anos 1990. Em 2011, ocorreu um plebiscito para consultar se a população era favorável à divisão do estado em três: Pará, Tapajós e Carajás. Na época, pessoas ligadas à cultura e outros setores se manifestaram contra. A confirmação da rejeição veio nas urnas. A população votou contra a criação do estado de Carajás com 66,59% e contra Tapajós com 66,08% dos votos, e decidiu que o Pará continuaria com seu território atual. 

De volta

Agora, dez anos depois, o assunto voltou a ser discutido com o projeto de lei da criação do estado de Tapajós entrando na pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), no último dia 17.

Maranhão do sul

Por tudo isso e que está na hora dos políticos e entidades iniciarem o movimento de criação do Maranhão do Sul para entrar neste embalo. O projeto anterior foi arquivado e pode um deputado ou senador pedir seu desarquivamento e assumir a paternidade, basta ter interesse, o que poderá vir se a cidade se aquecer.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »