MENU

26/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 26/11/2021 às 00h00min

Casa em Primeiro Lugar

Beterraba

Para conservar a sua cor vermelha, cozinhe com os pedaços do talo, que também são muito saborosos e podem ser preparados em forma de refogado. Uma boa dica é cozinhar a beterraba no vapor. Bom também consumir a beterraba crua, ralada sem a casca, e temperada a gosto como salada.

Bifes de Fígado

Para que os bifes de fígado não endureçam ao fritar, só deverão ser temperados com sal depois de fritos.

Morangos

Para que os morangos fiquem bem limpos, deixe-os durante alguns minutos em água com vinagre, lavando-os depois em água corrente e retirando os cabinhos. Além de ficarem bem limpinhos, os morangos adquirem um aspecto muito agradável.

Coco Fresco

Rale o coco, coloque em um saquinho plástico e guarde no congelador. Assim o coco ficará fresquinho por vários dias. Quando quiser usar, é só descongelar.

Descascar é fácil

Se tiver que descascar muitas laranjas para a feitura de doces, coloque-as antes em água fervente durante 5 a 10 minutos. Desta forma, a pele branca sairá juntamente com a casca.

Basta um furinho

Não estrague um limão inteiro se você for usá-lo apenas algumas gotas. Faça um furinho com um palito, use o que precisar e tampe com o mesmo palito.

O branco é amargo

Quando você ralar a casca de um limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o doce.

Feijão Rapidinho

Você está com pressa e ainda precisa cozinhar o feijão. Não se preocupe, é só colocar uma colher de sopa de fermento em pó na água e deixar o feijão de molho por 5 minutos. A seguir, lave bem os grãos e coloque para cozinhar como de costume. Quinze minutos de cozimento e o seu feijão está prontinho!

Frango Dourado

Quando fritar frango a passarinho, coloque uma colher (sopa) de maisena no óleo da fritura, que deve estar bem quente. O frango não vai grudar na panela, vai ficar bem sequinho e tão dourado que vai dar água na boca.

Suco diferente

Coloque cascas de abacaxi de molho em um litro de água. Deixe de um dia para outro na geladeira. Depois, coe e adoce a gosto.

Para sair inteiras

Deixe as nozes por uma noite inteira dentro do congelador. Quebre enquanto elas ainda estiverem geladas. Assim as nozes sairão inteiras da casca.

É mais higiênico

Ao comprar frutas, lave-as bem, enxugue e coloque em saquinhos ou recipientes plásticos tampados e guarde-as na geladeira. O mesmo pode ser feito com verduras e legumes.

Batatas Cozidas I

Para as batatas cozidas ficarem mais saborosas, junte os temperos enquanto elas estiverem quentes.

Batatas cozidas II

Experimente cozinhar a batata sem casa, em água com sal e alguns cravos-da-índia. Quando cozidas, escorra a água, retire os cravos e tempere com pimenta-do-reino e mostarda. Para cada quilo de batata, coloque 5 cravos.

Pão Amanhecido

Pode se tornar uma deliciosa sobremesa. Corte-o em fatias, passe em manteiga derretida, polvilhe com açúcar e canela e frite até ficarem tostadas.

Fica mais saboroso

Quando fritar linguiça fresca experimente: para cada 500 gramas de linguiça, coloque na frigideira 1 copo de água (200 ml) e 2 colheres de sopa de óleo, deixe em fogo baixo, com a panela tampada e assim que começar a secar a água, destampe e vire a linguiça para que doure por igual.

Azeite

Para dar melhor sabor ao óleo, coloque-o num vidro de boca larga e junte azeitonas pretas e alho socado. Conserve-o assim durante 10 dias. Sua salada vai ficar bem mais saborosa.

Congelamento/Descongelamento

Quando for congelar um produto, embalar individualmente. Sempre que for descongelar um produto, retire do freezer e passe para descongelar na geladeira. Não é aconselhável recongelar nenhum produto já descongelado, esse processo pode alterar as características como sabor, aroma cor e textura.
  
Link
DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON assina a coluna CASA EM PRIMEIRO LUGAR, no Caderno de Domingo, publicação do Jornal O PROGRESSO , desde 2003.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...