MENU

24/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 24/11/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Ataques às urnas

A sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação começou bastante movimentada. No primeiro dia de testes, realizado na tarde desta segunda-feira, 26 investigadoras e investigadores inscritos ocuparam as bancadas e deram início aos 29 planos de ataque aos equipamentos e sistemas desenvolvidos pelo TSE para as Eleições Gerais de 2022. O dia foi especialmente corrido para os investigadores Lucas Pavão de Carvalho Xavier, Lúcio Santos de Sá e Felipe de Lima e Lima. Afinal, cada um dos três investigadores desenvolveu cinco planos de ataque e travaram batalhas pessoais contra o tempo. Entre os testes programados,  “Análise e decodificação de sinais eletromagnéticos a distância”, “Indução eletromagnética”, “Captura, análise e decodificação de sinais elétricos colaterais nas portas externas” e “Identificar teclas pressionadas através do retorno tátil sonoro do teclado da Urna Eletrônica”. A sexta edição do TPS começou  prosseguirá até sexta-feira (26). O TPS é um evento fixo no calendário eleitoral, em que qualquer brasileiro pode apresentar um plano de ataque aos sistemas eleitorais envolvidos na geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos. 

No páreo 

O médico Elias Holanda é pré-candidato a deputado estadual. Ele já está percorrendo municípios da região para conversar com lideranças políticas e comunitárias visando o fortalecimento do seu projeto de chegar à Assembleia Legislativa. Um dos municípios visitados foi Governador Edison Lobão.

Assim é

Quem acredita que vai prosperar a pré-candidatura do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ao governo do estado pelo PT? Como se sabe, as decisões são tomadas “lá em cima”, e não seriam os dirigentes estaduais que iriam bater o martelo sobre candidatura. O ex-presidente Lula tem interesse no apoio de Weverton Rocha e do PDT e também do governador Flávio Dino (PSB). Portanto, não iria deixar o PT lançar candidatura própria, onde há aliados com pré-candidatos. Na verdade, acredita-se que Camarão está mesmo é de olho numa vaga de vice. É aguardar.  

Será?

Pelo visto, o ex-deputado Zequinha Sarney não está interessado em voltar para a Câmara dos Deputados. É que o seu filho, deputado estadual Adriano Sarney (PV), já está se movimentando no sentido de buscar voo mais alto, candidatando-se a deputado federal. Zequinha, depois de oito mandatos consecutivos de deputado federal, nas eleições de 2018 se candidatou a senador. Eram duas vagas em disputa, que foram conquistas por Weverton Rocha e Eliziane Gama. 

E…

Até agora a sua irmã, ex-governadora Roseana Sarney (MDB), ainda não decidiu se disputará a sucessão do governador Flávio Dino ou se tentará uma cadeira na Câmara dos Deputados. Roseana vem liderando todas as pesquisas de intenção de votos para o governo, mas os números não garantem que ela se manteria na dianteira até o final da corrida eleitoral de 2022.

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra  9 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 19.545 casos. A SES não informa o número de mortes até agora, em Imperatriz. Dos 20 leitos de UTI, 12 estão ocupados (60%) e 8 livres. Dos 26 leitos clínicos, 15 estão ocupados (57,69%) e 11 livres. Já ocorreram 10.269 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Grajaú (1) e Imperatriz (1). 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »