MENU

20/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 20/11/2021 às 00h00min

CARTA ABERTA À DRA. JOSINEILE PEDROZA

CLEMENTE VIEGAS

CLEMENTE VIEGAS

O Doutor CLEMENTE VIEGAS é advogado, jornalista, cronista e... interpreta e questiona o social.

 
(DD. ADVOGADA, vencida nas eleições da OAB - SUBSEÇÃO LOCAL)

(Em 17/novembro/2021)

Doutora Josineile – peço que me receba com as minhas cordiais saudações.

Estou indo agora, pelo Canal “FORTES PELA ADVOCACIA”. Mas como mandei dois textos por lá e tive a sensação de que bati numa caixa SURDA, sem ressonância, então eu que estava SURDO e, a exemplo do que tem sido a minha trilha, vou também pelo Jornal, nos ... CAMINHOS POR ONDE ANDEI (Edição de sábado, dia 20/11/2021).

Doutora Josineile, encerrada a corrida eleitoral, agora é ver a lição do que restou.  Ou, como na linguagem securitária: “Os salvados” que restaram. Sem “louvaminhas” ou verbo gratuito como é próprio do meio, impõe-se que reconheçamos que  embora os sufrágios não lhes tenham sorrido, VOCÊ É UMA VENCEDORA! De princípio os manuais nos ensinam que, na corrida uterina, no seio materno, disputamos A GRAÇA DA VIDA  com milhões de semelhantes. E assim é  a primeira e grande vitória de EU, TU (você) ELE, NÓS VÓS ELES. E então, na CORRIDA DA VIDA,  Doutora Josineile, você já é uma vitoriosa! Uma VENCEDORA! Mas... de regra, a gente nem se importa com isso, nem observa isso, nem valoriza isso. Não é assim?

- Daí em diante é uma batalha, uma disputa atrás outra, uma corrida atrás da outra. Nessa corrida, tantas vezes CAÍMOS.     Mas “é caindo que aprendemos a levantar”, está escrito. As adversidades são tantas. Mas... “a vida é combate”.  E sem essa de olhar pelo retrovisor, na distância ou bem ali, o espectro da bandeira do barco que se perdeu. Tampouco de... “ Você quer a frente das coisas olhando de lado”, como diz acanção. E, muito menos (e  muito menos) de “... apague a luz da minha mesa/ Eu não quero que ele note / Em mim tanta tristeza”.

De mais a mais, Noite Ilustrada, na canção esquecida e perdida, ele  diz:  “Pena de mim, não precisava / Ali onde eu chorei / Qualquer um chorava / Dar a volta por cima que eu dei /Quero ver quem dava”/.... ...  E conclui:  “Reconhece a queda e não desanima / Levanta, sacode a poeira / E dá a volta por cima”.  E  bem aqui eu-Viegas posso dizer que... ... ... “não mais precisa dizer”.

Mas... vamos lá,  Doutora Josineile: Tenho visto por aí e alhures que, uma CHAPA  soa como uma “PANELA”. E, na panela, os amigos do peito. Alegria! Alegria! Mas esse é o sistema! Isso me permite lembrar o Doutor Enéas  (aquele do... MEU NOME É ENÉAS!!!). Lembra? Que dizia: “o sistema político que está aí é perverso”. “Viciado”, digo eu. E então uma CHAPA, vem de cima para baixo, atravessada, goela abaixo. Doa a quem doer. Mas esse é o sistema! E já a partir daí, não interessam os meios, INTERESSAM OS FINS. E quem gostou, gostou. E quem não gostou “que se dane, futebol clube”. E daí as adversidades intestinas, inclusive. Mas uma coisa é certa: Unanimidade, isso nunca! Olha a Cristo...

Outra coisa: Até mesmo por questões convencionais, uma campanha-eleitoral-OAB, ela é SAZONAL, temporária, feita das vésperas, da oportunidade. E até do ôba-ôba e da “boca de urna”. Observe que as FORMIGAS trabalham incessantes. Inverno e verão. E ainda que SEIXAS, diga que “... a formiga só trabalha porque não sabe cantar”; as formigas são operárias, laboriosas, guerreiras, solidááááááárias e morrem unidas, juntas - se tiverem que morrer – mas não se entregam! Vão para cima! E se as formigas vos servir(em) de exemplo, que siga/m os exemplos das formigas. ELAS TRABALHAM EM TEMPO INTEIRO. Não esperam o inverno chegar, nem a folha cair nem o raio cair,  nem o verão voltar.  Quer dizer: “nem a próxima campanha se aproximar”.

Finalmente, de dizer que, escrever um texto para DOUTORES, ADVOGADOS, CATEDRÁTICOS, RENOMADOS E OUTROS OPERADORES DO DIREITO e outras EXCELÊNCIAS é, no mínimo, uma AUDÁCIA., admito. -  Audacioso, SIM, SOU!

- A VIDA CONTINUA!!!

- Saudações....- Viegas-adv-Itz-Ma.  

Viegas é advogado e questiona o social. Assina na Rádio Mirante/AM, na capital,  há 14 anos a crônica PÁGINA DE SAUDAE. E no Jornal O PROGRESSO em Imperatriz, há mais de VINTE ANOS, a Coluna... CAMINHOS POR ONDE ANDEI.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »