MENU

18/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 18/11/2021 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Prévias

O Partido dos Trabalhadores de Imperatriz fará prévia no dia 28 de novembro para escolha de candidato único de Imperatriz para deputado estadual. Dois nomes estão na disputa, o vereador Aurélio Gomes e o secretário de Estado adjunto da Infraestrutura, Jonas Alves. Segundo Aurélio, o perdedor apoiará o vencedor. A prévia será na Palhoça, na Rua João Pessoa Nº17, no Bacuri.

Eleito

O advogado Bruno Guilherme, filho do saudoso Newton Oliveira, venceu a eleição para a Subseção da OAB de Imperatriz numa das mais bonitas e disputadas eleições de todos os tempos. Ele disputou a eleição com os colegas Lucélia Diogo, Josineile Pedrosa e Judson Lopes. O resultado foi conhecido por volta das 18h30. “O gordinho das Prerrogativas”, como é mais conhecido, vai comandar a OAB de Imperatriz de 2022 a 2024. Em nível de Estado o candidato da situação, Kaio Saraiva, foi o vencedor.

Câncer

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 66 mil novos casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados este ano no Brasil. A doença é a segunda que mais afeta os homens no país, perdendo apenas para o melanoma de pele, por isso é tema da Campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens para a importância de exames que possam detectar o problema precocemente.

Redução

Dados do Ministério da Saúde mostram que na comparação entre 2019 e 2020, primeiro ano da pandemia, houve no país uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer. Já a coleta de PSA e de biópsia da próstata, que são os exames capazes de diagnosticar o câncer de próstata precocemente, tiveram quedas de 27% e 21%, respectivamente.

Comportamento

Conforme o cirurgião oncológico da Oncoradium Imperatriz, Dr. Jorge Lyra, os números altos de casos de câncer de estão ligados ao comportamento dos homens de só procurar atendimento médico em último caso, geralmente, quando estão com dificuldade para urinar, urinando sangue ou sentindo muitas dores.

Preservação

No intuito de conscientizar a comunidade e seus colaboradores sobre a importância da preservação ambiental e o desenvolvimento de ações sustentáveis, a VLI – companhia de soluções logística que integra ferrovias, portos e terminais – realizará, entre os próximos dias 16 e 19, a Semana do Resíduo. Haverá atividades que chamam a atenção para atitudes individuais que impactam positivamente nas metas globais de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Iniciou

O evento iniciou na sexta-feira (12) com ações na Casa do Filho Pródigo, na Vila Davi II, palestra sobre economia circular e bate-papo sobre segurança ferroviária com os moradores do local. A semana seguirá com a promoção de jogos on-line, oficinas de reaproveitamento, podcasts, infográficos e diálogos sobre educação ambiental.

Automedicação

A automedicação é um velho hábito dos brasileiros para contornar de forma arriscada alguma enfermidade. Essa prática é incentivada por amigos e familiares que ignoram a segurança promovida pela prescrição médica e indicam um medicamento sem ter noção dos riscos ao organismo da pessoa, com a possibilidade de causar danos momentâneos ou até irreparáveis à saúde.

Prescrição

Segundo uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 79% dos brasileiros com mais de 16 anos admitem já terem tomado medicamentos sem prescrição médica. Com o avanço da internet e fácil acesso a ferramentas de buscas on-line, seja pelo computador ou celular, a automedicação virou também um problema digital.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »