MENU

11/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 11/11/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Marca histórica 

Dia 9 de novembro marca uma data muito especial para a justiça eleitoral maranhense: a partir dela, com a posse da advogada Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos como membro efetiva, a Corte Eleitoral passa a ser composta pela primeira vez por 4 mulheres. A jurista Camila Ewerton se junta à corregedora, desembargadora Angela Salazar, à juíza Lavínia Macedo Coelho e à jurista Anna Graziella Neiva. Camila Ewerton assume a vaga aberta em razão do término do biênio do jurista Gustavo Araújo Vilas Boas ocorrido em maio de 2020. Antes da sua escolha pelo presidente da República, a vaga estava sendo ocupada interinamente pelo membro substituto Luis Fernando Xavier Guilhon Filho. A sessão solene de posse de Camilla Ramos foi presidida pelo desembargador Joaquim Figueiredo e ocorreu por videoconferência. Ao recepcioná-la, o desembargador Joaquim relatou as dificuldades que a justiça eleitoral tem enfrentado com relação as dúvidas sobre a urna eletrônica, em que a desinformação passou a ser matéria do dia não só nas redes sociais, mas também, em conversas de amigos. O presidente destacou que o TRE do Maranhão possui hoje quase 60% do seu quadro formado por mulheres, “demonstrando a importância do empoderamento feminino no poder judiciário”.

Números - I

Conforme pesquisa da Econométrica divulgada nesta terça-feira, 9, pela TV Difusora, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e o senador Weverton Rocha (PDT) lideram a disputa ao governo do estado. Na pesquisa espontânea, ela aparece com 10% das intenções de votos, seguida por Weverton (9,1%), Carlos Brandão (4,9%) e Lahésio Bonfim (3,5%). O candidato que o governador Flávio Dino eventualmente escolher já aparece com 3,1% das intenções de voto. Logo atrás dele estão: o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (2,6%), Josimar de Maranhãozinho (2,2%), Felipe Camarão (0,5%), Eduardo Braide (0,3), Maura Jorge (0,1%) e Simplício Araújo, também com 0,1%. 

Números - II

Já na pesquisa estimulada, Roseana Sarney aparece com 25,1% das intenções de votos, seguida de Weverton Rocha (22%), Carlos Brandão (10,5%), Roberto Rocha (8,3%), Edivaldo Holanda Júnior (8,2%), Lahésio Bonfim (8,1%), Josimar de Maranhãozinho (5,9%), Felipe Camarão (2,5%) e Simplício Araújo (0,9%). Em um cenário sem a ex-governadora, Weverton aparece com 28,2%, seguido por Carlos Brandão (13,3%), Roberto Rocha (12,5%), Edivaldo Holanda Júnior (12%), Lahésio Bonfim (10,8%) e Josimar de Maranhãozinho (7,7%). Em confronto direto somente entre Weverton e Brandão, o pedetista aparece com 42,4% e o tucano com 23%. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 a 6 de novembro. Foram ouvidos 1.659 eleitores em 47 municípios e o erro amostral foi de 2,4% com um intervalo de confiança de 95%.

Números - III

Já para o Senado, a pesquisa da Econométrica mostra o governador Flávio Dino (PSB) com 45,3%, contra 24,3% de Roberto Rocha. Na sequência aparecem Josimar de Maranhãozinho (9,8%) e Paulo Romão (4,2%). Sem Flávio Dino na disputa, Rocha aparece com 35,4%, seguido do deputado estadual Othelino Neto (14,5%), o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (13%) e o sociólogo Paulo Romão (6,8%).  

Votos

Na votação da PEC dos Precatórios, em segundo turno, os deputados da bancada do Maranhão que votaram a favor foram: Aluisio Mendes (PSC), André Fufuca (PP), Cléber Verde (Republicanos), Edilázio Júnior (PSD), Gil Cutrim (Republicanos), Josimar de Maranhãozinho (PL), Josivaldo JP (Podemos), Júnior Lourenço (PL), Juscelino Filho (DEM), Marreca Filho (Patriota), Pastor Gildenemyr (PL) e Pedro Lucas (PTB). Contrários: Bira do Pindaré (PSB), Hildo Rocha (MDB), Zé Carlos (PT) e Márcio Jerry (PCdoB). Ausentes: João Marcelo (MDB) e Rubens Júnior (PCdoB).
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »