MENU

03/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 03/09/2020 às 00h00min

Fora da Pauta

Pula-Pula
Os pré-candidatos estão trabalhando mais calados do que curió na muda. Indagado sobre este silêncio a um deles ontem pela manhã, ele disse que é para evitar o assédio ao escolhido, pois segundo ele, as pressões estão fortes. Quando acerta com um aqui, vem um partido e cobre a oferta e aí perde-se o apoio. E estas situações irão ficar até o final do prazo do registro de candidaturas, pois até mesmo após as convenções ainda tem quem pule do barco para outro, explorando o quanto pode seu potencial político.

Intervenção
Já está decidido pela direção estadual de um partido em Imperatriz, que por enquanto a coluna não revela o nome pelo fato do partido ter pré-candidato a prefeito. Por isso mesmo já está definido que a sigla irá apoiar outro candidato e não lançará candidato a prefeito e se não for acatado pela municipal, haverá intervenção na estadual. O próprio presidente estadual confirmou que estará na convenção do novo grupo aliado do candidato que irá apoiar.

Desistência
Assim é fácil; lanço minha pré-candidatura a vereador e depois de ver que a situação será complicada para minha campanha e eleição desisto, culpando o partido. Ora, desde o princípio se sabia que o ex-procurador do município, Rodrigo do Carmo, não estava com confiança em seu  projeto eleitoral e agora especula-se que irá desistir por não ter recebido apoio do seu partido, o MDB. Ainda não comunicou sua decisão ao partido.

Também
Outro que também demonstrou comportamento de c campanha bem diferente das eleições anteriores foi Hamilton Miranda e que também foi especulado como desistente, embora ainda não tenha informado oficialmente ao MDB. Ou seja, os dois já davam indícios de que poderiam realmente não disputar a eleição.

Apoio
O presidente do MDB, Franciscano, ouvido pela coluna disse que desconhece o apoio que foi prometido para Rodrigo do Carmo e por isso mesmo não tem como responder a este questionamento, pois da parte do partido, não haverá privilégios e todos os candidatos receberão o mesmo tratamento por parte do partido.

Vereador
Mesmo com a confirmação oficial dos dois pré-candidatos, o MDB ainda tem 30 pré-candidatos, um elenco com potencial para eleger vereador direto e outro pela sobra. Entre os pré-candidatos estão a vereadora Fátima Avelino, sempre com boa votação, vereador João Silva e ainda Alair Firmiano.

Vices
Parece que os candidatos a vice só serão mesmo ser anunciados durante as convenções. Por enquanto, apenas, o DEM com Franciscano, e o PCB estarão indo para as convenções com suas chapas formadas. Os outros estão namorando com nomes que possam fortalecer na eleição.

Liberado
O TSE decidiu por 5 votos a 2 que os políticos enquadrados na lei da ficha limpa até outubro de 2012 poderão disputar as eleições deste ano. Como a ficha limpa prevê inelegibilidade por oito anos, a dúvida era se o adiamento das eleições de outubro para novembro continuaria a barrar quem foi enquadrado como ficha suja nas eleições de 2012, realizada em 7 de outubro.

Adiamento
Mais de acordo com a decisão de terça-feira no TSE, o adiamento das eleições para 15 de novembro fez com que a proibição prevista na ficha limpa não incida sobre os políticos que se tornaram inelegíveis em outubro de 2012.
Link
WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...