MENU

05/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 05/11/2021 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Agropec 2021
Feira Agropecuária é realizada com sucesso em
Paragominas de 23 a 31 de outubro

Após dois anos sem realização de Feira Agropecuária, o Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (PA) promoveu de 23 a 31 de outubro a 54ª Agropec, que permitiu a concretização de muitos negócios e movimentou a economia da cidade.

Uma multidão marcou presença na Agropec 2021 durante os nove dias de Feira Agropecuária. Famílias e mais famílias fizeram questão de levar seus filhos para a feira. E as crianças aproveitaram bem o Parque de Diversões montado por lá para a alegria da garotada. Jovens também curtiram a Agropec todos os dias e se divertiram bastante. Os bares e restaurantes estavam sempre lotados, assim como os estandes, que apresentaram até música ao vivo para os visitantes, como foi o caso do estande da Agrícola Ferrari.

Houve Feira da Agricultura Familiar, e durante três dias aconteceram palestras e debates do Sexto Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – Digital e Agregação de Valor, a nova liderança do Agro.

Também ocorreu o Primeiro Encontro Jovens Líderes do Agro Paraense – O Jovem como Protagonista da inovação do agro”, com a participação da presidente do Sindicato Rural, Maxiely Scaramussa Bergamin, e do pecuarista Felipe Balistreri e jovens de vários municípios do Pará.

Foi realizado um Dia de Campo sobre a cultura do cacau e o engenheiro agrônomo Ivan Costa e Sousa, da Bahia, fez palestra sobre “A Cultura do Cacau e suas tecnologias”.

Dia 26 de outubro, terça-feira, houve palestra sobre Energia Solar, o futuro passa por aqui, com o palestrante José Derly.

Visita do governador

Ainda na terça-feira, o governador do Pará, Helder Barbalho, visitou o estande da prefeitura de Paragominas na Agropec, e ao lado do prefeito Lucídio Paes, até dançou o autêntico carimbó paraense, percorreu a feira e visitou estandes. Em seguida, o governador Helder entregou 25 camionetes para a Agência de Defesa Agropecuária atuar em 22 municípios do estado do Pará. O governador cumprimentou os motoristas e funcionários da Adepará e depois participou de um encontro com a diretoria do Sindicato Rural e pecuaristas da região. O evento contou com a presença do secretário de Agricultura e da Pesca, Giovanni Queiroz, do prefeito Lucídio Paes, do diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, do representante da Aliança Paraense pela Carne, Francisco Victer, entre outras autoridades.

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Maxiely Scaramussa Bergamin, assinou acordo de cooperação com a Federação da Agricultura do Estado do Para - Faepa, representada pelo seu presidente Carlos Xavier.

A presidente do Sindicato Rural pediu ao governador mais apoio do governo para a realização de feiras agropecuárias no estado.

E governador Helder Barbalho assegurou apoio às feiras agropecuárias Pará, inclusive com mais incentivos fiscais para os expositores. O prefeito de Paragominas, Lucídio Paes, agradeceu a presença do governador e destacou a importância da Agropec 2021, ressaltando que “a feira contribui para o desenvolvimento do município e mostra a força do agronegócio na região”.

Melhoramento genético

E comprovando a importância das feiras, a Agropec trouxe também palestra sobre melhoramento genético, promovida pelo pecuarista Felipe Balistreri, Fazenda Guarani. Produtores rurais da região prestigiaram a palestra feita pelo médico veterinário Thiago Suzart, da CIA Melhoramento.

Fest Country

Também na noite de terça-feira, 26 de outubro, foi realizado o Fest Country para a escolha da Miss Agropec 2021 e do Mister Agropec.

Depois de muita análise do corpo de jurados, Julya Mendes Bettnes foi eleita a Miiss Agropec, em um evento que contou com a presença do prefeito de Paragominas, Lucídio Paes.

Jamila de Sousa Campos foi escolhida a 1ª Princesa da Agropec;  Samilly de Sousa, a 2ª princesa e Cleciane Pantoja Pessoa foi eleita a Miss Rodeio da Feira.

Diego Carvalho foi eleito o Mister Agropec 2021; Paulo Henrique Lima, o 1º submister, Clebson dos Santos, o 2º submister e Getúlio Braz Cordeio, o Mister Rodeio.

Shows católico e evangélico

Houve ainda  na Agropec, a noite do 17º Celebrai RCC com a animação da Banda Dominus, de Minas Gerais.

Também foi realizado culto com o pastor Haroldo Monteverde e show gospel com a banda One.

Leilões

Na quarta-feira foi realizado o Leilão Elite das Raças com a presença de produtores rurais da região. Foram oferecidas vacas leiteiras e bezerros de alta qualidade genética e touros Nelore de qualidade.

Na quinta-feira houve Leilão Touros de Elite também de diversas raças, como os Nelores e Brangus da Fazenda Mutirão, de Paragominas, do pecuarista Carlos Eduardo, o Cadu.

Os touros da Fazenda Guarani também se destacaram no leilão da Agropec, sob o olhar atento do pecuarista e proprietário Felipe Balistreri.

Pecuaristas de Paragominas e de outros municípios paraenses prestigiaram os leilões da Agropec.

Rodeio

Durante cinco noites, sob o comando dos locutores Welves Gomes e Roniele Vieira e do comentarista Jhone Moraes,  o público vibrou com as disputas do rodeio.

A abertura da noite de rodeio na quarta-feira, dia 27 de outubro, teve todo um ritual com a presença da diretoria do sindicato rural de Paragominas, da vice-prefeita do município, Vera Lúcia Flores, a Irmã Vera, e do pessoal da Companhia Dallas de Rodeio.

A presidente do Sindicato fez questão de prestar homenagem às vítimas da covid 19 e a seus familiares. A homenagem foi feita pela Orquestra Daniel Nascimento, da secretaria de Cultura. Ela também homenageou os pecuaristas e ex-dirigentes do Sindicato Rural de Paragominas, Murilo Zancanner e Mauro Lúcio Costa.

Finalizando a cerimônia de abertura do rodeio, houve queima de fogos de artifício, cascata de fogos e homenagem a São Sebastião e à Nossa Senhora Aparecida.

Peões de cidades do Pará, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, são Paulo e Tocantins enfrentaram touros que pesam mais de uma tonelada cada um. Antes de os peões começarem a disputa para valer, eles checam os últimos detalhes para terem certeza de uma boa apresentação.

A meta é ficar oito segundos em cima do touro bravo. Para eles, uma eternidade.  Os bombeiros civis estavam sempre a postos para qualquer emergência.

Dos 42 peões que participaram das disputas, dez foram para a semifinal e cinco disputaram a final.

Houve premiação para os cinco melhores colocados que mostraram força, talento e domínio dos touros bravos. Jhone Mota, de Itupiranga (PA) foi o grande rodeio da Agropec 2021 em Paragominas.

Repercussão

Empresas dos mais diversos segmentos do agronegócio marcaram presença na Agropec 2021.e os empresários e pecuaristas parabenizaram a diretoria do sindicato rural pela realização desta importante feira agropecuária da região norte do Brasil.

E na extensa programação da Agropec 2021 as crianças também foram lembradas e no domingo, dia 31 de outubro, houve matinê infantil com a apresentação do Villa Kids Festival, para a alegria de centenas de crianças, devidamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

A presidente do Sindicato Rural de Paragominas, Maxiely Scaramussa Bergamin, também fez um balanço positivo da Agropec e anunciou que ano que vem a feira voltará a ser realizada em agosto.

Shows

Entre os artistas que se apresentaram na Agropec 2021 estavam: o grupo Barões da Pisadinha, o cantor revelação do cenário musical do momento, o pernambucano João Gomes, Vitor Fernandes, o Rei do Piseiro, e a dupla goiana Israel e Rodolffo.

Apoiadores

A cobertura da Agropec 2021 teve o patrocínio do Sindicato Rural de Paragominas; da Fazenda Guarani, a quem agradeço na pessoa do pecuarista Felipe Balistreri, e da fazenda Marupiara, do pecuarista Mauro Lúcio Costa, o defensor do meio ambiente.

Os bastidores da Agropec 2021 de Paragominas estarão no Conexão Rural no próximo fim de semana.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »