MENU

27/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 27/10/2021 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
54ª Agropec - Paragominas


A convite da presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (PA),  Maxiely Scaramussa, estamos desde domingo na cidade para cobrir a 54a Feira Agropecuária (Agropec), com o tema este ano “No campo tem, do campo vem”.  A feira teve início no sábado com uma grande cavalgada e o 17° Celebrai - RCC, da igreja Católica, e  prosseguirá até domingo, dia 31 outubro.

A Agropec conta com inúmeras palestras sobre agronegócio, leilões, exposições de animais, produtos do campo, feira de negócios, além de parque de diversões, praça de alimentação e shows.

Shows

Na programação de show estão: Os Barões da Pisadinha; Vitor Fernandes; a estrela do momento, João Gomes, e a dupla destaque das redes sociais, Israel e Rodolffo.

Palestras

Na segunda-feira pela manhã, na abertura do 6° Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, houve palestra com o tema: Digital & Agregação de Valor - A nova liderança do Agro.

Na terça-feira, palestra sobre a Cultura do Cacau e suas tecnologias, com Ivan Costa e Sousa. Houve também Dia de Campo sobre a cultura do Cacau no Sítio Nova Era, do produtor Iran Barbosa. Ele planta cacau consorciado com açaí e com banana.

Produtores rurais da região de Paragominas disseram ao Conexão Rural que aprenderam muitas inovações com o Dia de Campo, orientado pelo engenheiro agrônomo Ivan Costa, residente na Bahia e aposentado da CEPLAC, o órgão que trata da política cacaueira no país.

O evento contou com a presença do secretário de Agricultura do município, Renan Ohse, do engenheiro agrônomo da secretaria, Manoel Severino, e do vice-presidente do Sindicato Rural de Paragominas, Bruno Lombardi. Entre os produtores rurais estavam os pioneiros na produção de cacau no município: Hiroshi Okajim, cuja propriedade vem sendo administrada nos últimos anos pelo sobrinho dele, Cláudio Okajim. (A família planta cacau consorciado com mogno há mais de 30 anos); Micândio Golveia, e o capixaba José Carmonati. Também presente a grande incentivadora e defensora da produção de cacau em Paragominas, Rosângela Pemiche, ex-coordenadora da Secretaria de Produção Agropecuária e da Pesca (Sedap) do Governo do Pará na região.

A meta da prefeitura de Paragominas é produzir 1 milhão de toneladas de cacau em cinco anos, já levando em conta o início da implantação do projeto em 2018. Hoje, o município produz 240 toneladas de cacau por ano.

Na terça-feira à noite houve palestra “Energia solar - o futuro passa por aqui, com o engenheiro José Derly Bahia. E ainda Fest Country com a escolha da Miss Agropec 2021.

Nesta quarta-feira, haverá palestras sobre agronegócio, Leilão Elite das Raças Girolando, Doper, Santa Inês, Mangalarga Marchador, Quarto de Milha e Tropa de Patrão, além de rodeio e show de Andrey Viana e Karlielso  Vaqueiro.

Até domingo vão acontecer leilões, palestras, Encontro de Jovens Líderes do Agro Paraense e evento para as crianças.

A cobertura da Agropec tem o patrocínio do Sindicato Rural de Paragominas.

Queima do Alho em Xinguara

Recebi das mãos do pecuarista e empresário Roberto Paulinelli, do Frigorífico Rio Maria e do Haras Santos Reis, e do presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Joel Lobato, uma FIVELA ESPECIAL como lembrança da Queima do Alho, da Prova de Tambor e da Prova de Equinos e Muares, cujo evento foi realizado no  sábado em Xinguara (PA), e pela cobertura feita pelo Conexão Rural.

Obrigado Roberto Paulinelli; Dr. Joel Lobato e diretoria do Sindicato Rural e aos patrocinadores:

Sindicato Rural de Xinguara; Frigorífico Rio Maria; Fazenda Morro Vermelho - Roque Quagliato; Renata Imports de Marabá e Atacadão Macre.
Tags »
Leia Também »
Comentários »