MENU

01/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 01/09/2020 às 00h00min

Coriolano Filho

Convenções e alianças

Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 107/2020, que adiou as Eleições Municipais 2020, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. Assim, as convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro. Portanto, o prazo começou ontem, mas os partidos costumam realizar convenções apenas em finais de semana e quando está expirando o prazo, porque buscam até a última hora conquistar adesões para a formação de um arco de aliança significativo. E nos bastidores políticos em Imperatriz as conversações estão intensas, com pré-candidatos se reunindo com outros, inclusive havendo oferecimento de vaga de vice e acordos futuros sendo costurados. Depois que passar na peneira todas as pré-candidaturas (cerca de 12), acredita-se que no máximo 7 estarão nas urnas de 15 de novembro.

E...

Parece ser pra valer a pré-candidatura de Mariana Carvalho à prefeitura de Imperatriz. Ela é filiada ao PSC e no final de semana promoveu um ato de lançamento da pré-candidatura no Palácio do Comércio. O presidente estadual do PSC, deputado federal Aluísio Mendes, não compareceu mas enviou um vídeo em que destaca que Mariana reúne todos os requisitos para ser gestora de Imperatriz.  

Sem rumo

A oposição está tonta em Sítio Novo do Tocantins. Sem nome para enfrentar o prefeito Alexandre Farias (MDB), no final de semana ainda fez festa para lançar uma pessoa que nem teria filiação partidária. Isso com a participação de um antigo deputado da região do Bico do Papagaio, que agora está perdendo espaço para o deputado Jair Farias (MDB) e tenta se interferir na eleição de Sítio Novo, tentando enganar a população, mas sem sucesso, porque a avaliação da administração municipal é altamente positiva. Pelo quadro, a oposição vai sofrer mais uma fragorosa derrota.

Prego batido

A exemplo de Imperatriz, em São Luís o MDB também fará aliança com o DEM, apoiando o deputado estadual Neto Evangelista. Houve uma reunião entre ele e as lideranças do MDB, na manhã de ontem, na residência da ex-governadora Roseana Sarney. Presentes os deputados emedebistas João Marcelo Souza, Hildo Rocha e Roberto Costa, além de Assis Filho. O senador Weverton Rocha (PDT) também participou do encontro. Em Imperatriz, o MDB há dias já está fechado com o DEM, inclusive indicando o vice do prefeito Assis Ramos.

Olho em 2022

Essas costuras políticas estão tendo uma participação decisiva do senador Weverton Rocha. Eleito no grupo liderado pelo Flávio Dino (PCdoB), ele pretende disputar a sucessão estadual em 2022 e por isso está formando um grupo com vários partidos, até porque não tem certeza se terá o apoio do comunista, já que o vice-governador Carlos Brandão (PR) também deseja ser candidato e teria a simpatia de Dino. Daí, Weverton está se adiantando para chegar em 2022 viabilizado e, assim, conseguir o apoio do Palácio dos Leões. É aguardar.

Cassação

O deputado federal maranhense Juscelino Filho (DEM) é o presidente da Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, que vai decidir o futuro da pastora-deputada Flordelis (PSD-RJ), denunciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por suspeita de envolvimento no assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, ocorrido em 16 de junho do ano passado. Ela deverá enfrentar processo por quebra de decoro parlamentar. Cassada, perderia a imunidade parlamentar e terminaria na cadeia.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...