MENU

15/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 15/10/2021 às 00h00min

Casa em Primeiro Lugar

 Batatas

- Para que as batatas fiquem inteiras quando cozidas, antes de fervê-las unte-as com vinagre.
- Quando as batatas estão murchas, lave-as muito bem, coloque em recipiente com água fria e ponha-as na geladeira durante algum tempo.
- A batatinha ficará crocante do jeitinho que todos gostam se, antes fritá-las, você a passar na farinha de trigo.
- As batatas cozidas ficam com um gostinho bom se você colocar alguns cravos-da-índia na água em que vai cozinhá-las.

Cebolas

- Para dar um bom paladar às cebolas, experimente mergulhá-las durante 20 minutos, antes de cozinhar, numa vasilha com água quente e sal.
- Para que você não chore enquanto descasca a cebola, basta mergulhá-la por alguns minutos em água bem quente. Isso também facilitará o trabalho de descascá-la.
- Quando se usa apenas a metade de uma cebola, a outra parte nem sempre pode ser aproveitada, pois resseca facilmente. Evite que isto aconteça, passando um pouco de manteiga na parte em que a cebola foi cortada.

Limões

- Os limões ficarão com mais caldo se colocá-los inteiros num vidro com água no refrigerador durante algumas horas.
- Utilize limão e vinagre com sal para limpar metais.
- Suco de limão nos coquetéis de frutas, ou nas vitaminas, evita que fiquem enjoativas.

Tomates

- Para tirar a acidez do molho de tomate, acrescente uma colherinha de açúcar.
- Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho na água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais rijo e mais fácil de ser cortado.
- Tomate sem pele se consegue mergulhando o legume rapidamente em água fervente (para não cozinhar) e depois em água gelada. Ou então espete o tomate na ponta de um garfo e gire-o sobre a chama o fogão para chamuscar (este truque também serve para tirar a pele de pimentões).

Verduras

- Para cortar o gosto um tanto amargo da chicória, antes de temperar a salada misture uma colher bem cheia de pão esmigalhado (ou ralado).
- Para conservar verduras e legumes fora da geladeira, numa emergência, experimente guardá-los em local fresco, embrulhados em papel molhado. Os resultados são excelentes.
- Evite o uso de bicarbonato, durante o cozimento, para manter a cor verde das verduras, porque isto ocasiona a destruição das vitaminas do vegetal. Para conservar, basta cozinhar o alimento em panela destampada e acrescentar uma pitadinha de açúcar à água.
- Rabanetes que já não estão muito frescos ficarão melhores, se você os colocar de molho em água fria, pelo menos meia hora antes de serem utilizados.
- Para reavivar as folhas murchas de saladas, mergulhe-as por 1 minuto em água quente e depois em água gelada com um pouco de vinagre.
- As alcachofras podem ficar cinzentas quando cozidas em panelas de alumínio ou de ferro, o melhor é prepará-las em panela de vidro. O talo flexível indica que a alcachofra está fresca e boa para o consumo, ao contrário do talo quebradiço ou muito duro.
Link
DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON assina a coluna CASA EM PRIMEIRO LUGAR, no Caderno de Domingo, publicação do Jornal O PROGRESSO , desde 2003.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...