MENU

08/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 08/10/2021 às 00h00min

Casa em Primeiro Lugar

Água na linguiça

Para fazer fritura de linguiças, uma boa opção é fritá-la em uma frigideira com dois dedos de água . Depois que a linguiça soltar a gordura, jogue a água fora e deixe-as dourar em fogo brando. 

Queijo Fresquinho

O queijo não ficará rançoso nem embolorado se for embrulhado em um pano molhado com vinagre. E para o queijo duro ficar macio novamente, coloque-o de molho no leite. 

O recheio deve ser frio

Faça sempre o recheio para tortas, doces ou salgadas, com antecedência ou deixe esfriar antes de usar. Se você colocar o recheio ainda quente, a massa cozinhará antes de ser levada ao forno, ficando com uma aparência desagradável e não muito saborosa. 

Algumas batidinhas resolvem

Quando um vidro de conserva estiver com a tampa muito difícil de abrir, dê umas batidinhas no meio da tampa com o cabo de uma colher. 

Leite e açúcar

Se você colocou vinagre demais na salada, misture ao tempero uma colher de sopa de leite cru e uma pitada de açúcar. 

Fica crocante

Para que os pratos gratinados fiquem com uma superfície bem crocante, experimente misturar um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado. 

Fica gostoso

Para dar um saborzinho diferente ao café do dia-a-dia, misture no pó uma colherinha de chá de chocolate em pó, antes de coar o café.   

Óleo saboroso

Coloque algumas azeitonas pretas furadas com um garfo e um pouco de alho socado num vidro com óleo comum de cozinha e deixe na geladeira por alguns dias. O óleo ficará com sabor de azeite de oliva. 

Temperatura ambiente

Nunca use manteiga ou ovos gelados em suas receitas. Estes ingredientes devem estar à temperatura ambiente para não alterar a consistência da massa. A menos que na receita mencione que determinados ingredientes devam ser gelados. 

Gruda Fácil

Ao preparar qualquer prato à milanesa, adicione um pouco de leite ao ovo. Dessa forma, a casquinha não desgruda do alimento na hora de fritar. 

Uma cestinha da hora!

Quer fazer cestinhas e não tem a fôrma própria? É só modelar a massa sobre uma xícara de material refratário virada e depois levar para assar. As cestinhas de chocolate podem ser feitas assim: espalhe o chocolate derretido sobre círculos de 18 cm de papel-manteiga e molde as cestinhas em canecas viradas. Depois que o chocolate endurecer, retire o papel e estará pronta a cestinha de chocolate. 

De olho na validade

Quando comprar pão de forma, é bom observar a data de validade. Dentro desse período, conserve-o na geladeira, principalmente nos dias muito quentes. O pão vai manter-se fresco e úmido até o final da validade. 

Use um funil

Para separar a clara da gema, quebre os ovos sobre um funil. A clara descerá e a gema ficará em cima. 

Usando a criatividade

É muito fácil improvisar uma fôrma de buraco no meio. É só colocar uma latinha cheia de grãos de feijão, ou outro grão, bem no centro de uma fôrma redonda. O peso dos grãos vai evitar que a lata se mova quando despejar a massa. Importante é não se esquecer de untar também ao redor da latinha. 

Vinagre na água

Para que um ovo trincado não se quebre ao ser cozido, adicione uma colherinha de vinagre ou suco de limão na água do cozimento. 

Gosto de nozes

Para deixar a torta de frutas com uma crosta crocante e com gosto de nozes, salpique germe de trigo sobre a torta, 10 minutos antes de tirá-la do forno. 

Nozes deliciosas

Conserve as nozes sem casca na geladeira. Coloque as frutas em pote hermético e feche bem. Dessa maneira, asa nozes se manterão saborosas, com odor característico e nutritivas.
Link
DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON assina a coluna CASA EM PRIMEIRO LUGAR, no Caderno de Domingo, publicação do Jornal O PROGRESSO , desde 2003.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...