MENU

05/10/2021 às 22h58min - Atualizada em 05/10/2021 às 22h58min

Coluna do Lima Rodrgues

FEAGRO prossegue até sexta-feira no Parque de Exposições de Imperatriz

Prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; presidente do Sinrural, Afonso Danda, e o ex-presidente da entidade, Armelindo Ferrari 
 
Termina nesta sexta-feira, 8 de outubro, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, a 1ª Feira de Agronegócios de Imperatriz (MA). O evento foi aberto na manhã de segunda-feira (4) pelo presidente do Sindicato Rural (Sinrural), Afonso Danda, e contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; do deputado federal Josivaldo JP; do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; dos deputados estaduais Antônio Pereira, Hildo Amaral e Marco Aurélio; do secretário estadual de Agricultura, Sérgio Delmiro; da juíza Ana Beatriz, do vice-presidente da Câmara Municipal, Alexsandro Barbosa; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez; do presidente da Federação Agricultura do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho, secretários municipais, entre outras autoridades e produtores rurais da região tocantina.

A força do agro

Todos destacaram em seus discursos a importância do agronegócio na região tocantina, no Maranhão e no Brasil e o seu peso no Produto Interno Bruto (PIB) e acrescentaram que a FEAGRO chegou para ficar e com certeza em 2022 será mais forte ainda. “As coisas estão voltando ao normal nesse momento de pandemia e com certeza o agronegócio ficará mais forte ainda no Maranhão. Parabenizo a diretoria do Sinrural pela realização desta importante Feira de Agronegócios”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão. Ele confirmou que dia 2 de abril de 2022 assumirá o governo do Estado no lugar do governador Flávio Dino, que deixará o cargo para concorrer nas eleições do ano que vem.

Deputado JP

Este colunista em entrevista com o deputado federal Josivaldo JP

O deputado federal Josivaldo JP parabenizou o Sinrural pela realização da FEAGRO e disse que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, não pôde aceitar seu convite para participar do evento por motivos de saúde, mas que “desejou sucesso a todos os participantes da Feira”. E deu uma boa notícia: “Para que a FEAGRO seja mais forte ainda, vou destinar uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a realização da Feira de Agronegócios de 2022”, anunciou o deputado JP.

Prefeito Assis Ramos
Quem também parabenizou a diretoria do Sinrural pela promoção da FEAGRO foi o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos. “Parabenizo o presidente do Sindicato Rural, Afonso Danda e toda sua diretoria por este evento tão importante para a nossa cidade e para a região tocantina. O agronegócio é importante para o Brasil e Imperatriz hoje se destaca no cenário nacional pela sua participação no agronegócio”, afirmou o prefeito.

A FEIRA
Com o tema “Plantar inovação – colher resultados”, a Feira de Agronegócios de Imperatriz tem por objetivo fomentar novas oportunidades de negócios.
“Durante a FEAGRO preparamos diversas palestras em nosso auditório, direcionadas ao agro e à retomada econômica, com o tem “Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Ambiental. Serão realizados diversos cursos e treinamentos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o SEBRAE. As prefeituras de diversos municípios circunvizinhos têm estandes próprios, onde apresentam suas propostas e suas realizações na busca da retomada econômica. Realizaremos ainda um torneio leiteiro em parceria com a APROLEITE, a maior feira de exposição regional de caprinos e ovinos, além de leilões com bovinos de alta genética, das raças nelore e tabapuã, dentre outras”, disse em seu discurso o presidente do Sinrural, Afonso Danda.
O Sinrural informa que a 1ª FEAGRO é a oportunidade para reunir os melhores negócios em um só lugar. “Com a presença das maiores marcas do agronegócio, por meio de um formato inovador, a feira tem o objetivo de incentivar o crescimento de um dos principais pilares da economia brasileira, o AGRO.  Com exposição de bovinos, caprinos, equinos, equipamentos agrícolas e insumos, e a oferta de cursos e palestras, a 1ª FEAGRO promove a retomada econômica do agronegócio, da agricultura familiar e da sustentabilidade na região”.

PALESTRAS
Até o dia 8, sexta-feira, serão realizadas inúmeras palestras sobre os mais diversos temas do agronegócio.
Na segunda-feira, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, a convite da Soberana Agropecuária de Imperatriz, fez uma palestra sobre o tema: “Como produzir mais arrobas à pasto nas águas e nas seca”. Ainda na segunda-feira, a empresa REHAGRO promoveu a palestra do médico veterinário Danilo Augusto de Oliveira. Ele falou sobre “Como as fazendas lucrativas tem planejado seu futuro”. E finalizando o ciclo de palestras da segunda-feira, a empresa MAQUISUL apresentou a palestra “O que importa é o resultado”, com o CEO da RLima Consultoria, Renato Lima.
Ontem, houve palestra com Dr. José Renato, que abordou o tema “Pastagem: do Plantio ao Manejo”.  Houve ainda as seguintes palestras: “Tecnologia para formação de pastagens”, com o engenheiro agrônomo Pabblo Brito Silva; “Divisão e Rotacionados com cerca elétrica”, com o médico veterinário Ernesto Coser Neto; “Sorgo Gigante Boliviano”, com o Consultor de Integração e Lavoura e Pecuária e Técnico Agrícola, Luís Caires; “Vamos Plantar Milho? Manejo Fácil – Roteiro Simplificado”, com o engenheiro agrônomo Igor Martins. E “A Estratégia do Semiconfinamento”, com o zootecnista Luciano de Melo Nogueira.
Nesta quarta-feira (6), haverá Encontro de Agronegócios – com Sagrima, tendo como coordenador o Secretário de Agricultura do Estado do Maranhão, Sergio Delmiro. Entre as palestras do dia estão: “O desafio da produção sustentável com o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, Marcello Brito; “Gestão Socioambiental e certificação”, com a superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), de Balsas, Gisela Introvini, e “Realizações de Infraestruturas no Maranhão”, com o secretário de Estado, Clayton Noleto.
Na extensa programação de quinta-feira (7), haverá palestra do escritor e comentarista de agronegócio da Rádio Eldorado (SP) e colunista do Estadão Online, José Luís Tejon. Ele abordará o tema: “O pecuarista do presente e do futuro”.
Haverá ainda “Encontro de Governança – Políticas Públicas para o Agronegócio, com representantes do SEBRAE.
Na sexta-feira, último dia da FEAGRO, haverá palestras sobre recria, confinamento, inovabilidade do agronegócio, transformação de fazenda de leite familiar em negócio lucrativo e geração de energia com dejetos animais.
Além disso, durante a FEAGRO são oferecidos inúmeros cursos, incluindo operação e manutenção de tratores agrícolas, produção de derivados de leite, caprinocultura e curso de vaqueiro. Os cursos são coordenados pelos técnicos e professores do Senar.
Conexão Rural
A cobertura completa dos principais momentos da FEAGRO estará em no  programa Conexão Rural, da Rede TV de Parauapebas (PA); da TV Milagro Brasil na parabólica, do canal no You Tube Conexão Rural Brasil e de sites parceiros no Maranhão (TV WEB O PROGRESSO, em Imperatriz), Rondônia, Tocantins e Paraná.
Parabéns ao presidente do Sinrural, Afonso Danda, e toda sua diretoria pelo realização da 1ª Feira de Agronegócios de Imperatriz – FEAGRO.

FEAGRO CARAJÁS
De 7 a 10 de outubro, ou seja, de quinta-feira a domingo, estaremos em Marabá cobrindo a 3ª Feira de Agronegócios Carajás (Feagro) daquela importante cidade paraense.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »