MENU

02/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 02/10/2021 às 00h00min

Plantão de Polícia

 
MARANHÃO
 
Em Paço do Lumiar, Polícia Civil prende o segundo envolvido no assalto ao banco em Vitória do Mearim que resultou em duas mortes
 
Paço do Lumiar - Na tarde da última sexta-feira (1º), na cidade de Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís, a Polícia Civil do Maranhão conseguiu, prender o segundo integrante do grupo criminoso que assaltou a agência do banco Bradesco em Vitória do Mearim em agosto deste ano, onde dois vigilantes do estabelecimento foram mortos.
O Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (DCRIF/SEIC), desde o dia em que ocorreu o crime tem intensificado as investigações no intuito de identificar e prender os autores do crime. Além das mortes dos dois seguranças, uma mulher que passava na porta do banco durante o assalto foi atingida por um tiro na cabeça enquanto os criminosos fugiam.
Com essa prisão, já são três integrantes do bando criminoso retirados de circulação. Segundo a coordenação das investigações, no dia 2 de setembro, um dos criminosos foi morto durante um confronto com policiais da SEIC em Vitória do Mearim e na última quarta-feira(28), a polícia prendeu mais um envolvido no ato criminoso na cidade de Imperatriz. (Daniel Nascimento - Ascom PC/MA)
 
Por tráfico de drogas, dois homens são presos pela Polícia Civil na capital maranhense
 
São Luís - Dois homens, sendo um de 20 e outro de 21 anos de idade, foram presos em flagrante pela Polícia Civil do Maranhão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. As prisões foram comandadas pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) com apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da SENARC, tendo como alvo um residência no bairro da Areinha, em São Luís.
Após receber denúncias precisas sobre o crime de tráfico de drogas na região da Areinha, a polícia iniciou um trabalho de investigação que constatou e identificou que os dois autuados realizavam a venda de grande quantidade de crack e utilizava a residência de um deles para guardar a maior parte da droga.
A operação contou com o cão farejador que auxiliou na localização da droga. Foram apreendidos aproximadamente dois quilos de crack, uma porção de cocaína e duas porções de maconha. Após a formalidades legais os presos serão encaminhados ao Sistema Penitenciário onde permanecerão à disposição da Justiça. (Daniel Nascimento - Ascom PC/MA)
 
Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após esfaquear a ex-companheira em Itapecuru-Mirim
 
Itapecuru-Mirim - Na última quinta-feira (30), a Polícia Civil do Maranhão prendeu em flagrante um homem de 27 anos de idade , pelo crime de lesão corporal grave no contexto de violência doméstica e familiar na cidade de Itapecuru- Mirim , na região do baixo Munim.
Segundo a Delegacia Especializada da Mulher, a vítima compareceu à delegacia, onde relatou que na noite da quarta-feira (29), seu ex-companheiro a esfaqueou na região das costas. A motivação do fato, seria pelo fato do agressor não se conformar com o fim do relacionamento.
De imediato uma equipe da Polícia Civil saiu em diligência visando capturar o agressor, tendo posteriormente sucesso na prisão. Após os trâmites legais serem prestados na delegacia, o autuado foi recambiado para o sistema prisional. (Daniel Nascimento - Ascom PC/MA)
 
PARÁ
 
PC cumpre mandados de prisão contra integrantes da associação criminosa envolvida com falsas agências lotéricas na RMB
 
Um total de 11 integrantes já foram capturados em mais uma ação da PC-PA com apoio da PC-CE
 
Beberibe (CE) - A Polícia Civil do Pará, com apoio da Polícia Civil do Ceará, cumpriu na manhã desta sexta-feira ( 1°), em Beberibe, no Ceará, mandados de prisão contra dois homens acusados de serem integrantes da associação criminosa que montou falsas casas lotéricas nos municípios de Belém e Ananindeua, no Pará. Um total de 11 integrantes já foram capturados em mais uma ação da PC-PA com apoio da PC-CE. Os homens já se encontravam presos e recolhidos em presídios cearense, em decorrência de prisão em flagrante que ocorreu no dia 11 de setembro, diante da terceira fase da Operação Foco.
Nesta fase 4 da "Operação Foco", a PC-PA e a PC-CE realizaram busca e apreensão em um escritório advocatício e também em residências. A PC-PA já contabiliza 10 mandados de buscas e apreensões cumpridos. Nas operações anteriores, a PC-PA já havia apreendido equipamentos eletrônicos e de som, computadores, máquinas de impressão e máquinas para a produção de cartões. Parte dos aparelhos pertencem as vítimas que trabalhavam, sem saber, para o grupo nas agentes montadas de forma ilegal no Pará.
Segundo o delegado Fernando Marcolino, titular da DEOF, foram coletados depoimentos de testemunhas e vítimas, que procuraram a Polícia Civil para denunciar o fato.
"Diante das investigações, conseguimos identificar, inicialmente, oito pessoas, que são apontadas como autoras do golpe, e depois o restante. Os dois homens que foram presos hoje são lideranças, sendo já haviam praticado ato semelhante em outras cidades dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. Só no Pará o prejuízo chega a R$ 500 mil reais" afirmou o delegado da DEOF. 
Operação Foco 
A "Operação Foco”, que investiga a fraude, foi deflagrada no dia 2 de setembro, nas cidades de Fortaleza, Horizonte e Beberibe, no estado do Ceará. Nesta data cinco pessoas foram presas pelos crimes de dano qualificado, apropriação indébita, estelionato, fraude no comércio, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. 
A ação foi coordenada pela Delegacia de Estelionato e Outras Fraudes (DEOF), que é ligada à Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), e teve apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará. Um total de 40 policiais civis participaram do cumprimento dos mandados de prisão, busca e apreensão. 
As investigações começaram após a Polícia Civil identificar que dois espaços comerciais foram abertos de forma irregular, nos municípios de Belém e Ananindeua. Os locais, que se assemelhavam a casas lotéricas, recebiam pagamento de boletos, mas os valores não eram compensados nos destinatários. Os espaços onde os golpes eram aplicados fecharam poucos dias após o início do funcionamento. Cerca de 50 pessoas foram vítimas da associação criminosa.
O delegado-geral da Polícia Civil, delegado Walter Resende, determinou a celeridade nas investigações: "A Polícia Civil do Pará não mede esforços para fazer justiça, trazendo a garantia dos direitos da população, em mais uma ação com resposta rápida da instituição à sociedade", enfatizou Resende. 
As investigações continuam para saber o destino dos valores e a real finalidade. Os presos serão trazidos para o Pará, onde ficarão à disposição da Justiça. (Rodrigo Reis - Ascom PC/PA)
 
CEARÁ
 
Homem suspeito de triplo homicídio em Águas Belas é preso em Cascavel
 
Uma ação conjunta das Polícias Civil (PC-CE) e Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão de um homem investigado por envolvimento em um triplo homicídio, ocorrido na praia de Águas Belas, em setembro desse ano. A ofensiva ocorreu na tarde desse sábado (02), no município de Cascavel – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. Um mandado de prisão preventiva contra o suspeito foi cumprido. O homem é apontado como o executor das vítimas. O carro usado para praticar o crime estava com o homem e foi apreendido pelos policiais.
A equipe de policiais deu início às diligências logo após o crime e com a evolução das investigações, solicitou ao Poder Judiciário um mandado de prisão preventiva em desfavor de Edilson Bernardino de Miranda Filho (35), com antecedentes criminais por receptação. Com o mandado em mãos, os policiais civis localizaram onde o suspeito estava. Rapidamente a PC-CE, com o apoio de policiais militares, se deslocaram ao local onde estava o suspeito.
No local, os policiais também encontraram o veículo utilizado no crime. Edilson foi capturado e conduzido para a Delegacia Metropolitana de Cascavel, onde o mandado de prisão foi cumprido. A PC-CE segue investigando o caso com o intuito de capturar os demais partícipes da ação criminosa.
 
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias também podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3334-35917, Delegacia Metropolitana de Cascavel. O sigilo e o anonimato são garantidos. (Ascom PC/CE)
 
Polícias Civil e Militar capturam quatro pessoas suspeitas de crimes em Aracati e Beberibe
 
Aracati e Beberibe (CE) - Dando continuidade as ações de combate à criminalidade nos municípios de Aracati e Beberibe – na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado, as Polícias Civil e Militar do Ceará realizaram ações distintas que culminaram nas prisões de três adultos e na apreensão de um adolescente suspeitos de envolvimentos em crimes. As ofensivas ocorreram na noite dessa sexta-feira (01) e no início da manhã de hoje (02). Armas e drogas foram apreendidas nos trabalhos policiais.
Um dos presos foi identificado como Paulo Nogueira de Queiroz Filho (27). Apurações realizadas pela Delegacia Municipal de Beberibe apontam que Paulo é suspeito de envolvimento em um homicídio na região. Na ocasião, um homem de 21 anos foi morto a tiros, em agosto deste ano. Paulo Nogueira foi localizado no bairro Morro Branco após diligências dos investigadores.
Contra ele, um mandado de prisão preventiva foi cumprido. O preso já possuí passagens por tráfico de drogas, tentativa de roubo, corrupção de menores e posse de drogas. Ainda durante o trabalho policial, 25 gramas de pó branco, semelhante à cocaína, foram localizadas em um terreno.
A PC-CE instaurou um inquérito de tráfico de drogas para apurar a propriedade do material. A Polícia Civil segue investigando o envolvimento de Paulo em outros crimes na região.
 
Outras prisões
Na madrugada deste sábado (02), Erinaldo de Abreu Oliveira (36) foi capturado por equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) no bairro Choró Mutirão, em Beberibe. Com ele, um revólver calibre 38 e munições foram apreendidos. OChomem realizou disparos de arma de fogo contra os militares na região. Ele acabou lesionado e preso. O suspeito foi socorrido para uma unidade hospitalar, onde encontra-se sob escolta policial. Na Delegacia Regional de Aracati, um inquérito policial por tentativa de homicídio contra os militares foi instaurado contra ele.
Já na noite dessa sexta-feira (01), um outro indivíduo identificado como Givanildo da Costa Lima (19) também foi preso pela PMCE. Com ele, quantias de maconha, cocaína e crack, além de uma arma de fogo, seis munições, dinheiro, sacos plásticos e celulares foram apreendidos. Ele foi conduzido para a unidade policial, onde foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Ainda na noite de ontem (01), um adolescente foi apreendido por equipes do CPRaio e da Força Tática (FT) da PMCE. Ele foi capturado logo após roubar uma motocicleta na Localidade do Preá, zona rural de Aracati. Com ele, um revólver calibre 38, 12 munições e a moto roubada foram apreendidos. Ainda durante as diligências, uma outra moto com registro de roubo também foi recuperada.
 
Denúncias 
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3338-2590, da Delegacia Municipal de Beberibe. O sigilo e o anonimato são garantidos. (Ascom SSP/CE)
 
 
BAHIA
 
PM prende em flagrante agressor de companheira
 
Inhambupe (BA) - Policiais do 4° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Alagoinhas) capturaram em flagrante, na noite de sábado (2), um homem que agrediu a companheira. O crime aconteceu no Centro de Inhambupe.
De acordo com o comandante do 4º BPM, major Antônio Roque Ávila dos Anjos, a equipe fazia ronda na região e foi acionada pela vítima. "A mulher contou aos policiais que havia sido agredida com socos no rosto e costas pelo marido", detalhou. 
 O agressor foi capturado e conduzido à Delegacia Territorial da cidade. (Márcia Santana - Ascom SSP/BA)
 
Mulher é flagrada armada em ponto de ônibus
 
São Gonçalo do Retiro (BA) - Uma mulher foi capturada, na manhã desta segunda-feira (4), após ser flagrada armada pelas equipe da Operação Gêmeos, em um ponto de ônibus, na localidade de Baixinha de Santo Antônio, no bairro de São Gonçalo do Retiro. 
Segundo o comandante da especializada, major Carlos Emiliano, os policiais faziam rondas preventivas na região e perceberam o nervosismo da mulher com a aproximação da guarnição. “Realizamos a busca pessoal e encontramos um revólver calibre 38 municiado e a um simulacro de pistola”, explicou o oficial. 
A suspeita foi conduzida ao Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC), onde acabou autuada. (Márcia Santana - Ascom SSP/BA)
 
 
TOCANTINS
 
Polícia realiza operação para combate da criminalidade em Paraíso do Tocantins
 
A ação conjunta das Polícias Civil e Militar, resultou em patrulhamento ostensivo e abordagens a suspeitos
 
Paraíso do Tocantins (TO) - A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 61ª, 62ª e 63ª Delegacia de Polícia, e da DEAMV de Paraíso do Tocantins, em operação conjunta com a Polícia Militar, realizou na noite do último sábado (02), operação visando a coibir o tráfico de drogas e a prática da contravenção penal de perturbação do sossego público na cidade.
Coordenada pelo delegado-chefe da 62ª DP, Hélio Humberto Espíndola Pires, e contando com o apoio operacional da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) e unidade tática da PM-TO. A ação teve como alvo realizar patrulhamento ostensivo-preventivo na cidade, bem como abordagens a indivíduos suspeitos de envolvimento com o tráfico na região.
“A operação foi bem sucedida, na medida em que as Polícias Civil e Militar se fizeram presentes nas ruas da cidade, realizando abordagens e gerando sensação de segurança na população”, concluiu o delegado Hélio Pires.
Ainda de acordo com o delegado, foram realizadas diversas abordagens a motociclistas em atitudes suspeitas, tendo sido encontradas irregularidades administrativas, o que foi devidamente autuado pela Polícia Militar, tendo sido uma motocicleta guinchada ao pátio da PM. A operação foi encerrada no final da madrugada. (Clecio Bertozzi - Ascom SSP/TO)

 
Forças policiais realizam operação integrada em Natividade e Conceição do Tocantins; um homem é preso em flagrante por tráfico de drogas
 
A operação integrada de fiscalização, cumprimento de penas e abordagens contou com a participação da Polícia Civil (PC-TO), Polícia Militar (PM-TO) e Polícia Penal.
 
Natividade e Conceição do Tocantins (TO) - Durante operação integrada pelas forças de segurança, um homem de 20 anos foi preso em flagrante por suspeita de tráfico de drogas na cidade de Conceição do Tocantins, Sul do Estado, no último sábado, 02. Com o detido foram encontradas quantias de maconha e crack. Ele foi encaminhado à Central de Flagrante de Arraias-TO, apresentado ao delegado de plantão, e encaminhado à Unidade Penal de Arraias, onde permanece à disposição da Justiça.
A operação integrada de fiscalização, cumprimento de penas e abordagens foi executada sexta-feira, 01, e sábado, 02, nas cidades de Natividade e Conceição do Tocantins, contando com a Polícia Civil (PC-TO), Polícia Militar (PM-TO) e Polícia Penal. Segundo a diretora de Polícia do Interior da PCTO, delegada Melícia Ganzaroli de Ávila, a operação realizou patrulhamento e diversas abordagens a pessoas e veículos em atitude suspeita pelas cidades no Sul do estado. “É muito importante este trabalho de integração entre as forças de segurança pública, pois assim podemos reduzir os índices de criminalidade e combater o crime, dentro e fora das unidades prisionais”, enfatizou a autoridade policial. 
Para o diretor regional da Unidade Penal Regional de Arraias, Myller Bispo, o crime deve ser combatido dentro e fora das unidades penais. "A Polícia Penal é mais uma força policial que veio para somar e zelar pela ordem, com disciplina e ressocialização. Vamos continuar intensificando as ações para cumprimento de penas em regime domiciliar, semiaberto ou com tornozeleira eletrônica”, explica.
A integração dos canais de intercomunicabilidade entre as forças de segurança foi abordada pelo major da PM-TO, Leonardo Amorim. "O compartilhamento de informações facilita as investigações, tornando as operações mais eficientes", destacou.
As ações contaram com a participação da Polícia Civil de Natividade, Arraias, Dianópolis e Taguatinga, ainda com a colaboração da delegada Vanusa Regina, do delegado Márcio Teixeira Duarte, do major Lisboa (comandante da região de Dianópolis), do subcomandante capitão Almino Borges (Arraias), bem como a participação de agentes de execução penal de Natividade e Arraias. (Walquerley Ribeiro - Ascom SSP/TO)
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »