MENU

29/09/2021 às 00h00min - Atualizada em 29/09/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Intenção de votos

O Instituto Escutec realizou pesquisa estimulada em São Luís com alguns nomes sobre as intenções de votos para deputado federal. Conforme os números divulgados pelo blog do jornalista Gilberto Léda, o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) apareceu com 24% dos votos, seguido pela ex-governadora Roseana (MDB), com 21%; e do deputado estadual Neto Evangelista (DEM), com 18%. Outros que apareceram na pesquisa foram Bira do Pindaré (PSB), Pedro Lucas (PTB), Felipe Camarão (PT), Lobão Filho (PSL) e Rubens Júnior (PCdoB). O Escutec ouviu 1.200 eleitores. Duarte e Neto foram candidatos a prefeito em 2020 e obtiveram, no primeiro turno, respectivamente, 22,1% e 16,2%. Roseana sempre teve votação expressiva na capital. A intenção de voto é do momento. É claro que deve cair durante a campanha, porque o número de concorrentes será maior. Também foi feito levantamento para deputado estadual, mas os números ainda não haviam sido divulgados, assim como para governador. 

Articulando

O ex-juiz federal Sérgio Moro começou a se movimentar visando as eleições do próximo ano. No final de semana, o ex-ministro da Justiça do Governo Bolsonaro se reuniu com os dirigentes do PODEMOS, que tem como presidente a deputada Renata Abreu (SP). Mas Moro só vai bater o martelo sobre filiação e o cargo que vai disputar no início de 2022. O PODEMOS tem a terceira maior bancada no Senado, com nove senadores, liderada por Alvaro Dias (PR), e 10 deputados federais. 

E…

A fusão do Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL) está acontecendo sob impasse em vários estados. É a disputa pelo comando dos diretórios a serem formados após a fusão. O Maranhão é um dos casos. O presidente estadual do DEM é o deputado Juscelino Filho, que quer continuar no comando. Já o PSL é comandado pelo vereador Francisco Carvalho, de São Luís. Ainda não está definido o nome do novo partido. 

Ele disse

“… E então vai aparecer algum bandido para inventar que ‘a culpa é do governador'”. A afirmação é do governador Flávio Dino (PSB), ao comentar no Twitter sobre novo reajuste anunciado pela Petrobras no preço do diesel nas refinarias. Os governadores têm sido apontados como culpados pelos aumentos dos preços dos combustíveis, devido a alíquota do ICMS. O que não é verdade, segundo eles dizem. 

Promulgada

Ontem, as Mesas do Senado e da Câmara dos Deputados promulgaram a Emenda Constitucional com mudanças nas regras eleitorais. Com isso, já estão valendo para as eleições de 2022, já que o prazo para ser promulgada vai até 2 de outubro. Entre as novas regras, está a que incentiva as candidaturas de mulheres e pessoas negras. Os votos dados a elas serão contados em dobro para efeito da distribuição dos recursos dos fundos partidário e eleitoral nas eleições de 2022 a 2030. Foi rejeitada a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais.  

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde desta terça-feira, revela que foram registrados em Imperatriz 7 novos casos de Covid-19. Dos 26 leitos de UTI, 10 estão ocupados (38,46%) e 16 livres. Dos 26 leitos clínicos, estão ocupados 11 (42,31%) e 15 livres. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Bequimão 1 e Turilândia 1. Já são 10.164 mortes em todo o Maranhão.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »