MENU

23/09/2021 às 00h00min - Atualizada em 23/09/2021 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

O pão é um dos alimentos mais antigos; estima-se que ele alimenta a humanidade há mais de 30 mil anos

Que tal preparar Pão Integral Nutritivo – Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral; 1 colher (chá) de sal; 7 gramas de fermento biológico seco;  1 ¼ de xícara (chá) de água morna; farinha de trigo integral para polvilhar. Preparo: Pincele com óleo uma fôrma para pão grande ou média e reserve em local aquecido. Coloque a farinha numa tigela grande aquecida, acrescente o sal e o fermento. Misture bem. Faça um buraco no meio e acrescente a maior parte da água. Misture primeiro com uma colher de pau e depois com as mãos, até obter uma massa macia, adicionando mais água se ficar muito dura. Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e amasse até não grudar mais. Modele a massa até obter um retângulo e depois abra com a mão até que fique um pouco mais comprida e três vezes mais larga que o fundo da fôrma. Coloque a massa com o lado mais estreito na sua frente. Dobre a parte superior sobre a central e a inferior sobre ambas. Vire a massa para que a emenda fique para baixo, e dobre as duas pontas para dentro. Coloque a massa na fôrma, apertando-a de encontro aos cantos para que fique com um bom formato. Pincele levemente a parte superior com água e polvilhe com farinha integral. Cubra com filme plástico untado, ou coloque dentro de um saco plástico grande, untado, e deixe crescer em local aquecido durante 30 minutos, até que a massa atinja a borda superior da fôrma. Enquanto a massa cresce, aqueça o forno a 200º durante vinte minutos. Depois do tempo de crescimento, retire o filme plástico (ou o saco plástico) e leve o pão ao forno. Asse por 40 minutos. Retire do forno, passe uma espátula em volta e desenforme. Coloque o pão novamente no forno, virado, durante 5 a 10 minutos para dourar os lados e a parte inferior. Deixe esfriar completamente antes de fatiar.

Muito saboroso, o Bife de Filé de Costela pode ser o acompanhamento do feijão e arroz e também a estrela do churrasco

Bife de Filé de Costela – Ingredientes: 4 bifes grossos de filé de costela; sal à gosto; pimenta calabresa moída. Preparo: Salgue a carne a gosto. Conserve fora da geladeira até atingir a temperatura ambiente. Aqueça uma frigideira antiaderente e grelhe os bifes até o ponto desejado. Retire do fogo e salpique com a pimenta calabresa. Sirva a seguir. Dicas: Grelhe os bifes na frigideira bem quente. Se preferir, use a churrasqueira. A carne também pode ser temperada com sal, alho em pó, orégano e páprica doce. Ao invés de pimenta calabresa, use pimenta-do-reino moída na hora. Ao invés de grelhado, o bife de filé de costela também pode ser frito no modo tradicional, preferencialmente em panela de fundo grosso. Recomendam-se cortes mais grossos para garantir carne bem tostada por fora e suculenta em seu interior.

Refogado Colorido de Carne

Ingredientes: 1 quilo de alcatra cortada em cubos; 2 xícaras (chá) de cenouras picadas; 1 xícara (chá) de cebola picada em pedaços grandes; 1 xícara (chá) de pimentão verde picado em cubos grandes; 1 xícara (chá) de pimentão amarelo picado em cubos; 1 xícara (chá) de pimentão vermelho picado em cubos; 1 xícara (chá) de brócolis separados em buquês;  2 xícaras (chá) de vagens em pedaços; 3 pimentas americanas sem sementes e cortadas em pedaços grandes (opcional); ½ xícara (chá) de óleo; alho, sal e pimenta calabresa a gosto. Preparo: Cozinhe a cenoura, o brócolis e a vagem no vapor e “al dente”. Reserve. Numa panela de fundo largo, coloque o óleo e refogue alho picado até ficar ligeiramente dourado. Junte a carne picada e frite até que fique dourado por igual e forme uma crosta amarronzada na panela. Cuidado para não queimar. Tempere com sal e pimenta calabresa a gosto. Adicione a cebola, os pimentões e a pimenta americana. Mexa com colher de pau, raspando a crosta formada para dar sabor. Junte a cenoura, o brócolis e a vagem pré-cozidos. Mexa tudo e coloque um pouquinho de água quente. Não deverá ficar com muito caldo. Tampe para abafar a panela e deixe no fogo durante três minutos. Desligue e sirva a seguir. Dica: A pimenta calabresa tem sabor mais marcante do que a pimenta-do-reino. Use preferencialmente carne de primeira para preparar esta receita. Para quem gosta, pode adicionar nesta receita quiabos inteiros e cozidos a vapor. Neste caso, adicione no momento final do cozimento e desligue o fogo.

Vagens com Molho de Mostarda

Ingredientes: 350 gramas de vagens; 2 a 3 colheres (sopa) de maionese; 1 a 2 colheres (sopa) iogurte natural; 1 colher (chá) de suco de limão; meia colher (chá) de açúcar; 1 a 2 colheres (chá) de mostarda; páprica doce para decorar. Preparo: Cozinhe as vagens, coloque num escorredor e deixe sob água fria corrente. Coloque a maionese numa tigela, junte o iogurte, o suco de limão e o açúcar. Misture bem. Acrescente 1 colher (chá) de mostarda e misture. Prove o molho e adicione mais mostarda, a gosto. Arrume as vagens numa travessa comprida e despeje o molho de mostarda sobre elas. Polvilhe com a páprica e deixe na geladeira durante 1 hora, antes de servir.
 

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...