MENU

24/09/2021 às 00h00min - Atualizada em 24/09/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Sem coligação

Na noite desta quarta-feira, o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição sobre a reforma eleitoral. Foi rejeitada a volta das coligações nas eleições proporcionais, que deixaram de existir a partir das eleições municipais de 2020. Um dos dispositivos aprovados incentiva candidaturas de mulheres e pessoas negras. A PEC havia sido aprovada em agosto pela Câmara dos Deputados e agora vai para promulgação, havendo a necessidade acontecer até 2 de outubro para que a reforma eleitoral passe a valer já nas eleições do próximo ano. A relatora da proposta, senadora Simone Tebet (MDB-MS), observou que as coligações proporcionais distorcem a vontade do eleitor, ao eleger candidatos com orientações políticas diferentes daqueles escolhidos, além de aumentar a fragmentação partidária e dificultar a governabilidade. Também entre os trechos aprovados está a contagem em dobro dos votos dados a candidatos mulheres e pessoas negras, para efeito da distribuição dos recursos dos fundos partidário e eleitoral nas eleições de 2022 a 2030. Sobre fidelidade partidária, pela nova regra os deputados federais, estaduais e distritais e vereadores que saírem do partido pelo qual tenham sido eleitos não perderão o mandato se a sigla concordar com a saída.
 

Fortalecimento

O deputado estadual Hélio Soares destacou durante sessão da Assembleia Legislativa que o Partido Liberal, ao qual é filiado, está mais forte para disputar as eleições de 2022. “Nós estamos preparando nosso time, montando chapas de candidatos a deputado federal e estadual e discutindo candidaturas. O PL, sem dúvida, tem crescido rapidamente no Maranhão”, ressaltou o deputado. Com as presenças de prefeitos e deputados, recentemente o PL realizou um encontro estadual. O Partido Liberal é comandado no estado pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho. 
 

E…

Em Imperatriz, o Partido Liberal tem dois representantes na Câmara Municipal. O PL elegeu nas eleições de 2020 os vereadores Alex Silva (1.737 votos) e Jhony Pan (1.276 votos). Alex é o presidente do partido.
 

Inauguração

Está prevista para 8 de outubro a inauguração do Hospital de Amor Sul do Maranhão, construído em Imperatriz com recursos conseguidos pelo senador Weverton Rocha (PDT). O Hospital de Amor foi criado em Barretos (SP), a partir do Hospital do Câncer, existente desde o início dos anos 70. A  unidade de Imperatriz começou a ser construída em julho do ano passado.
 

Olha aí!

Liderando as pesquisas que vêm sendo feitas desde o início do ano, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) deverá decidir na próxima semana se vai ou não disputar a sucessão do governador Flávio Dino (PSB). Se não concorrer ao Palácio dos Leões, Roseana será candidata a deputada federal. A Escutec deverá divulgar uma nova pesquisa nos próximos dias. 
 

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde desta quinta-feira, revela que foram registrados em Imperatriz 13 novos casos de Covid-19. Dos 32 leitos de UTI, 11 estão ocupados (34,38%) e 21 livres. Dos 34 leitos clínicos, estão ocupados 12 (35,29%) e 22 livres. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Paço do Lumiar (1) e Porto Franco (1). Já são 10.147 mortes em todo o Maranhão.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »