MENU

07/09/2021 às 00h00min - Atualizada em 07/09/2021 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Sete de Setembro

Grupos políticos com ideais diferentes anunciaram para hoje, feriado nacional de 7 de Setembro manifestações em todo o país. Em Imperatriz ocorrerá em dois locais distintos para evitar confronto, mas não pode ser descartado o encontro entre os dois grupos. Muito se pergunta quais os reais interesses nas realizações destas manifestações, isto porque o que pesa no bolso do brasileiro comum nenhum deles avisa que irão discutir e sim colocar frente a frente a força da direita e da esquerda como o objetivo de impulsionar a campanha eleitoral do Bolsonaro e do Lula . Preços da energia, gasolina, arroz, feijão, ninguém fala, mesmo sendo o que está provocando graves problemas na economia do Brasil. Enfim, torcemos para que haja o respeito entre eles, e que cada um possa mostrar seu patriotismo.

Apoios

Os pré-candidatos a deputados precisam avaliar o comportamento das lideranças políticas que estão lhe dando apoio, em especial, prefeitos, pois eles podem de repente pegar os recursos destinado por você, e depois de outro, e no fim das contas apoiar ou sair candidato.

Federal

Veja o caso do ex-prefeito Valmir Morais em Campestre, derrotado pelo Fernando Bermuda que estava morando em São Paulo e retornou no ano da eleição, o ex-prefeito agora anuncia que será candidato a deputado federal. Como prefeito não conseguiu formar seu grupo e vencer o pleito, ele terá condições agora que está isolado de conquistar 80 mil votos? Complicado.

Estadual

Já Cicero Neco de Estreito está com a pré-candidatura a deputado estadual lançada e espera sair do seu município com a eleição praticamente garantida. Com pouco mais de 10 mil votos, Cicero terá que buscar apoios fora de Estreito.

 Vice 

Empolgado com os últimos eventos de fortalecimento de seu nome a governador do estado, o senador Weverton Rocha resolveu beliscar o seu principal oponente do grupo de Flávio Dino, Carlos Brandão, ao dizer que quem nasceu para ser vice, vai continuar sendo vice.

Não gostou

Flávio Dino não gostou da beliscada e informou em entrevista que é preciso manter a humildade, coisa que ele e seu atual vice sempre mantiveram nestes 7 anos de gestão. É o tipo da coisa que provoca reações negativas desnecessárias por quem precisa de apoios em uma caminhada forte que é a de se eleger governador.

Lula

Já Roseana Sarney ao ser interpelada por Lula porque não disputa o governo de novo, respondeu “serei candidata se você me apoiar”, ou seja, não quer se jogar numa batalha enfraquecida de apoios de lideranças nacional e estadual. 

Vereadores

Mais de três vereadores de Imperatriz estarão na disputa  por um mandato de deputado estadual e federal. Ricardo Seidel e Ademar Freitas Jr, são dois deles que já confirmaram este projeto, um, a estadual, Ricardo e Ademar a federal. Com isso, devemos ter algo em torno de 10 candidatos a estadual e outros tantos a federal. O risco é de novamente não eleger nenhum.

Reflexão

“Ser livre não é fazer o que se quer, mas querer o que se pode.” (Jean-Paul Sartre, filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo, nascido em 1905) Tudo podemos, mas nem tudo convém. Estender a liberdade de cada um ao limiar da liberdade do outro, é algo que temos que aprender a cada dia, em cada situação vivida.  Vamos que vamos! Dias melhores virão! Bom dia e uma abençoada semana a todos” (Padre Felinto).
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »