MENU

28/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 28/08/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

O que será?

Anteontem, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, deixou muita gente curiosa, ao publicar em um grupo de whatsapp com cerca de 50 integrantes, que “haverá uma novidade política que vai mexer com o Maranhão, hoje”. Mas até a tarde de ontem ainda não se tinha essa “novidade” e nem o secretário quis entrar em detalhes, apesar das insistentes indagações. Evidentemente que não faltaram especulações. Será se Flávio Dino não deixará o governo para ser candidato a senador? Será se vai apresentar uma terceira via para unir o grupo, já que rachou com as pré-candidaturas de Carlos Brandão (PSDB) e Weverton Rocha (PDT)? Será se ele vai ser o vice de Lula? Essas e outras indagações foram feiras. O certo é que a declaração do secretário gerou grande expectativa no meio político, que começa a ficar agitado com as movimentações dos pretensos candidatos ao Palácio dos Leões no pleito de 2022.

Alerta

Ontem, o prefeito Assis Ramos alertou os secretários para que “quem se acomodar que peça para sair”. Ou será retirado. Ele citou um por um, destacando o que está sendo feito e o que precisa ser feito. Começou pelo secretário da Infraestrutura, observando que muitas ruas precisam ser asfaltadas. Assis, na verdade, já fez diversas modificações no secretariado em pouco mais de quatro anos de mandato. A última mudança foi nesta quinta-feira, quando nomeou o vice-prefeito Alcemir Costa para a Secretaria de Saúde, em substituição a Mariana Jales. 

Teste de segurança I

De 22 a 26 de novembro deste ano, acontece a sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação. O TPS é um evento em que a Justiça Eleitoral torna o hardware e o software utilizados na urna eletrônica e vários outros sistemas eleitorais disponíveis para verificação e teste pela sociedade brasileira. Este ano, o TPS contará com diversas novidades, como a ampliação do número máximo de investigadores e o aumento dos programas eleitorais que serão submetidos à auditagem pelos participantes do evento.

Teste de segurança II

Pautado na transparência, a cada eleição, o TSE realiza o Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação, do qual podem participar todos os brasileiros, a partir de 18 anos, que cumpram os requisitos previstos no edital. O Teste foi criado para fortalecer a confiabilidade dos sistemas eleitorais e permitir que a sociedade contribua para melhorias contínuas nesses sistemas. Por isso mesmo, ele é realizado ainda na fase de desenvolvimento dos sistemas eleitorais, o que possibilita o aprimoramento antes que estejam prontos para uso na eleição. 

Novas caras 

As eleições de 2022 para deputado terão muitas caras novas no Maranhão. O advogado e produtor rural Émerson Macêdo é um. Ele filiou-se ao Partido Social Democrático para disputar uma cadeira da Assembleia Legislativa. Émerson foi secretário estadual adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de São Luís. Também atuou como assessor jurídico da Faema. O PSD é comandado pelo deputado federal Edilázio Júnior e tem como pré-candidato a governador o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr.  

Ele disse

- “Nunca concordei com o Luciano Hang defende. Suas ideias não são bem-vindas no Maranhão. Mas sua empresa e os empregos que vai gerar são necessários e muito bem-vindos. Torço pra que a beleza do Maranhão e o calor da nossa gente possam abrir os seus olhos e tocar seu coração”. A afirmação é do senador Weverton Rocha.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »