MENU

27/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 27/08/2021 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Voos

Enquanto Imperatriz continua com seus voos normais, a Latam anuncia mais duas rotas entre São Luís Teresina e Fortaleza, o que tornará a viagem de uma hora de duração, ao contrário do que é hoje, cinco horas. Há alguns dias o deputado JP anunciou que novos voos estariam voltando, mas para abril do ano que vem, e que vamos contar com voos da empresa Itapemirim. Por enquanto, só a Latam e com os mesmos voos e horários.

Automedicação

A pandemia da Covid-19 multiplicou práticas que já eram habituais na rotina do brasileiro – a automedicação e a indiferença a prescrição médica no consumo dos remédios se tornou uma constante durante esse período. Um dado que chancela essa afirmação consta no levantamento feito pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), mostrando que as vendas da hidroxicloroquina, passaram de 963 mil em 2019 para 2 milhões de unidades em 2020. A Ivermectina teve um aumento ainda mais expressivo, chegando a 557,26%.

Prescrição

Segundo uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) os familiares, amigos, vizinhos e até mesmo os balconistas de farmácias são os que mais incentivam a automedicação. As estatísticas ainda apontam que 79% dos brasileiros com mais de 16 anos admitem já ter tomado medicamentos sem prescrição médica.

Iniciativa

O deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA) afirmou, durante debate no programa Expressão Nacional da TV Câmara, que a substituição do Programa Bolsa Família, pelo Auxílio Brasil é uma boa iniciativa. A proposta tem como alvo três núcleos básicos: primeira infância, composição familiar e superação de extrema pobreza. Entretanto, o parlamentar destacou que a proposta necessita ser aprimorada. 

90 dias

O programa, que entra em vigor em 90 dias, estabelece compensação aos atuais beneficiários do Bolsa Família que tiverem redução de valores e prevê nove tipos de ações de transferência de renda por meio de benefícios financeiros a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Os critérios que definem as duas situações ainda serão definidos pelo Poder Executivo.

Coligação

Em 09 de agostos de2021 a comissão especial da Câmara aprovou uma PEC que propunha mudanças no sistema de eleição de alguns cargos e a volta das coligações para deputados e vereadores. O chamado “Distritão”, sistema de eleição pelos mais votados, foi rejeitado no Plenário, porém a volta das coligações, não. O projeto segue para o Senado e só poderá ter efeito nas eleições de 2022 se for promulgado até o início de outubro.

Relatora

A relatora do novo Código Eleitoral, Margarete Coelho (PP-PI), apresentou nesta quarta-feira um novo parecer à Câmara dos Deputados. Com 905 artigos, o documento agora inclui a obrigatoriedade de uma quarentena de cinco anos para militares, policiais, magistrados e integrantes do Ministério Público que desejam disputar as eleições.

Ritmo

Em ritmo acelerado de tramitação, o projeto conta com o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e deve ser votado em plenário até a próxima semana. A inclusão da quarentena foi decidida na terça-feira, após sugestão de partidos de centro.  Eles demonstraram à relatora preocupação com a possibilidade de essas autoridades se valerem do cargo para conquistar votos.

69 anos

A Assembleia de Deus em Imperatriz está comemorando os 69 anos da chegada da igreja em Imperatriz. A programação foi iniciada na quarta-feira e prosseguirá hoje, sábado e domingo, quando haverá a solenidade de encerramento e de comemoração. Toda a programação está sendo realizada no templo mãe da IEAD, Congregação Jerusalém.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »