MENU

26/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 26/08/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Reforma tributária

Os prefeitos das cidades com mais de 80 mil habitantes, onde vivem 60% da população e são produzidos 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, são a favor e estão trabalhando por uma reforma tributária que simplifique impostos, melhore o ambiente de negócios e não aumente a carga para os contribuintes. Por isso, demonstram surpresa diante das informações divulgadas pela imprensa de que a União e os estados estariam construindo alinhamento para a instituição do IVA dual (ICMS + ISS). O que foi veiculado não corresponde ao posicionamento do ministro da Economia, Paulo Guedes, na última sexta-feira, 20, em audiência pública no Senado Federal. Na ocasião, o ministro disse que “as coisas acontecem nos municípios. É lá que as pessoas vivem e, por profundo respeito ao municipalismo, eu não ousei, quando falei de IVA dual, trazer junto os prefeitos”. O ministro também enfatizou que “é o retrato de uma sociedade em desajuste que 60% dos recursos estejam com a União... 22% com estados e 18% com municípios. Um país bem construído é exatamente o contrário disso”. Destacou, ainda, que “os senhores [prefeitos] estão explicando para nós o porquê de uma reforma ampla nunca ter saído e a nossa ideia de IVA dual era exatamente essa percepção” e completou com “tudo o que foi dito pelos dois representantes dos municípios, eu subscrevo 100%”. Diante disso, e como apoiam a necessária e inadiável simplificação dos tributos, os prefeitos exigem respeito à autonomia dos Entes Federados prevista na Constituição Federal, e sugerem que a reforma seja feita em etapas. 

Olha aí!

O Conselho Nacional do Ministério Público realizará dia 13 de setembro reunião para decidir se abre processo disciplinar contra onze procuradores da Lava Jato do Rio, o que poderá causar até demissão. O pedido de abertura do processo disciplinar partiu dos ex-senadores Romero Jucá e Edison Lobão, além de Márcio Lobão, filho do ex-senador maranhense. Os procuradores afirmam que não havia nenhum pedido de segredo de justiça pela acusação ou defesa, conforme confirmou a própria juíza do caso, Caroline Vieira Figueiredo.

Pé no freio

Os pré-candidatos a deputado (estadual e federal) deram uma recuada na mudança de partido enquanto não se defina as mudanças na legislação eleitoral, principalmente quanto a volta, ou não, das coligações proporcionais. São cenários totalmente distintos. O fim das coligações foi experimentado pela primeira vez nas últimas eleições municipais. É veneno, principalmente para os pequenos partidos. Letal para as legendas de aluguel. A volta das coligações passou pela Câmara dos Deputados, mas tende a ser barrada pelo Senado. É aguardar. 

Presença

O segundo mega encontro do senador Weverton Rocha (PDT) para promover seu projeto de pré-candidato ao governo vai ser em São Luís. Ainda sem data, uma fonte informou que nesse o Eduardo Braide, prefeito da capital, já teria confirmação da presença. Braide teve o apoio de Weverton para prefeito de São Luís, mas também teve o apoio do senador Roberto Rocha, também tido como pré-candidato, embora ainda não tenha se declarado como tal. 

Visita

Com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, ontem à tarde o padre Luzimar Moura da Luz visitou O PROGRESSO para agradecer pelo apoio do Jornal no seu projeto de realizar o Círio de Montes Altos, onde é pároco da Igreja Nossa Senhora de Santa Ana. Ele confirmou que o evento acontecerá no período de 4 a 12 de setembro. Está prevista a vinda de um grande número de pessoas de cidades do Pará, especialmente de Belém, onde acontece a maior festa religiosa do País, o Círio de Nazaré.

Números da Covid

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, revela que foram registrados em Imperatriz 20 novos casos de Covid-19. Dos 52 leitos de UTI, 20 estão ocupados (38,46%) e 32 livres. Dos 104 leitos clínicos, 29 estão ocupados (27,88%) e 75 livres. Desde o início da pandemia, já foram registrados 17.966 casos de Covid em Imperatriz. Novos óbitos no estado aconteceram nas seguintes cidades: Bacabal (1), Caxias (1), João Lisboa (1), Lago dos Rodrigues (1), Olho D ´Água das Cunhãs (1), Pedreiras (1), Santa Inês (1), Sítio Novo (1) e São João Batista (2). Dois óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. Os demais em dias e/ou semanas anteriores, e aguardavam resultado do exame laboratorial para Covid-19.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »