MENU

11/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 11/08/2021 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Etapa de Marabá (PA) do Circuito Nelore de Qualidade reuniu 543 animais

 
A 8ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade de 2021, realizada em Marabá (PA), nos dias 16 e 17 de julho, contou com participação de 10 pecuaristas, que levaram 543 animais, sendo 396 machos e 147 fêmeas. A etapa teve como destaque fêmeas com ótimo acabamento de gordura. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) realizou a etapa em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB). O Circuito tem apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

 “A etapa de Marabá teve 48% dos machos com até 4 dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade) e 93% dos animais com mais de 18 arrobas de peso – média de 21 arrobas”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

Fazenda Jatobá
 
O vencedor da Medalha de Ouro no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos foi Hélio Moreira da Silva, da Fazenda Jatobá (Marabá/PA). A Medalha de Prata foi para Regina Maria Avancini Zucatelli, da Fazenda Sororó (Marabá/PA). Já Antônio Vieira Caetano, da Fazenda Centrão II (Marabá/PA), ficou na terceira colocação e recebeu a Medalha de Bronze.

 “As fêmeas foram bem avaliadas, 67% delas tinham até 4 dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), sendo 50% com até dois dentes (cerca de 2 anos de idade). O peso médio foi de 14,5 arrobas e 92% delas possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme”, completa Callejon.

Fazenda Bocaina
 
Antônio Cesar Olivi, da Fazenda Bocaina (Itupiranga/PA), foi o 1º colocado no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas e recebeu a Medalha de Ouro.  A Medalha de Prata ficou com Lucas Carlos Baptistella Junior, da Fazenda Gavião (Rondon do Para/PA). Já a Medalha de Bronze foi para Pedro Miranda de Oliveira Junior, da Fazenda Girassol (Marabá/PA).
 
Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

 Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. (Texto Comunicação - SP).
 
Brasil alcança 150 novos mercados externos para produtos agropecuários

Negociações bilaterais com outros países têm ampliado o leque de novos mercados para os produtos agropecuários brasileiros. Os acordos conduzidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) levam em consideração parâmetros de sanidade e resultaram na marca de 150 mercados abertos em 43 países, desde janeiro de 2019.

A abertura mais recente, neste mês de agosto, foi de pescados brasileiros para o México. No mês passado, houve a formalização de quatro novas possibilidades de acesso: sêmen de búfalos para a Turquia, sementes de melão para a Nicarágua, de café arábica para o Equador e de coco para a Costa Rica.

O trabalho realizado pelo Mapa permite a diversificação de possibilidades de exportação para os produtores brasileiros, com o propósito de reduzir a concentração da pauta exportadora tanto em produtos, quanto em destinos.

Do total dos 150 novos mercados, 74 são nas Américas, 57 na Ásia, 18 na África e um na Oceania.  (Fonte: assessoria de imprensa do MAPA).

Visita a Uberaba (MG)

Na sexta-feira passada tive a satisfação de retornar a Uberaba, após 20 anos da minha última visita àquela pujante cidade mineira. Foi emocionante visitar locais onde morei em 1981 até julho de 1982, quando iniciei a faculdade de Comunicação Social (Jornalismo) na antiga Faculdades Integradas de Uberaba (FIUBE), hoje, UniUbe. Já morava antes em Brasília e após um ano e meio em Uberaba retornei para a capital da República onde concluí meu curso no CEUB.

E o interessante é que encontrei jovens funcionários da ABCZ TV, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, filhos de técnicos e operadores de televisão que trabalharam junto comigo na antiga TV Uberaba, afiliada, à época, do então recém criado Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Presidente da ABCZ

Tive a honra de entrevistar o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, para o programa Conexão Rural. Ele falou sobre seu trabalho à frente da maior entidade zebuína da América Latina em tempos de pandemia; o sucesso da ExpoZebu 2021 virtual em maio deste ano e sobre a ExpoGenética, que será realizada de 14 a 22 de agosto, também de forma virtual. Rivaldo Júnior comentou ainda sobre os 50 anos de sucesso do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e destacou o trabalho desenvolvido pelo conselheiro da ABCZ no Maranhão, Gilson Kyt, entre outros temas.

A entrevista com o presidente da ABCZ irá ao ar no próximo fim de semana no Conexão Rural, que traz também uma entrevista exclusiva com o senador Zequinha Marinho (PSC-PA). Ele fala sobre regularização fundiária e outros temas de interesse do homem do campo do Pará e do Brasil.

Na parte musical o programa apresenta a autêntica moda de viola de violeiros que se apresentaram lá no programa Brasil Caipira, da TV Brasil, comandado pelo competente Luiz Rocha, com a devida autorização dele.

Presidente do Grupo Agronelli

Ainda em Uberaba, gravamos entrevista com o presidente do Grupo Agronelli, Marco Túlio Paolinelli, que já foi destaque do programa Globo Rural e da Revista Globo Rural pelo trabalho social e em defesa do meio ambiente que desenvolve na cidade mineira.

“O projeto Produtor de Águas consiste em abastecer o lençol freático e as nascentes com água da chuva, diminuindo o impacto nos períodos de escassez de chuva. Para que a água acumulada nos bolsões não ultrapasse a sua capacidade, foi criado um sistema de canalização interligando os bolsões, evitando qualquer forma de erosão no solo.

O projeto Águas Perenes promove atividades de conservação das nascentes dos córregos Borá e Borazinho. Para que esse projeto ganhasse vida, Paolinelli construiu bolsões, plantou árvores e utilizou o Jambolão para proteger e recompor a qualidade do solo e assim, depois de muitos anos de projeto, a água aflorou e trouxe vida novamente à propriedade”. (Fonte: assessoria de imprensa do Grupo Agronelli).

A entrevista com Marco Túlio Paolinelli irá ao ar no Conexão Rural dia 21 de agosto.

Agradecimento

Muito obrigado à Gerente de Comunicação da ABCZ, Faeza Rezende, ao jornalista Mário Sérgio Santos e à equipe técnica da ABCZ TV pelo o apoio para a realização da gravação com o presidente da ABCZ, Rivaldo Júnior, e com o presidente do Grupo Agronelli, Marco Túlio Paolinelli.  Valeu, gente, obrigado pela parceria.

Agradecimento II

A viagem da equipe do Conexão Rural à Uberaba, em Minas Gerais, teve o apoio das seguintes empresas:

 - Arco-Íris Agrosilvopastoril-Nelore, Dr. Gilson Kyt e Gerson Kyt, de Imperatriz, Açailândia, Buriticupu, Grajaú e Itinga, no Maranhão, e Ulianópolis, Dom Eliseu e Rondon, no estado do Pará. Valeu meu amigo Gilson.

- Supermercado Zambeze, localizado na Rua Tomé de Sousa, número 13, no bairro Betânia, em Parauapebas (PA), e que foi inaugurado dia 31 de julho, sob a administração do Naldo Silva, com mais de 23 anos de experiência no ramo, e a supervisão do irmão dele, o empresário Marivaldo Silva, diretor do Grupo Zambeze, que tem outros empreendimentos na cidade paraense.

- CAMPO - Companhia de Promoção Agrícola, com sede em Brasília, e da Senepol Dom Bedí, da Fazenda Santa Cruz da Aldeia, de Paracatu (MG), a quem eu agradeço na pessoa do empresário e pecuarista Emiliano Botelho, grande parceiro do Conexão Rural. Valeu, meu amigo.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »