MENU

11/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 11/08/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Transparência pública

A Rede de Controle da Gestão Pública do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) está convidando os prefeitos e demais gestores municipais para conhecer o trabalho que será realizado pela Força Tarefa Cidadã. A ação colaborativa consiste numa avaliação da transparência pública dos municípios em 8 estados da federação, feita por avaliadores cidadãos capacitados pela Rede de Controle, com o intuito de verificar se os municípios atendem aos ditames da LAI (Lei de Acesso à Informação) e demais normas que tratam do tema transparência pública. O evento contará com a presença da Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministra Ana Arraes, do Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, entre outros. A participação do gestor é essencial para que o município conheça os critérios da avaliação e já se prepare para alcançar os melhores resultados possíveis. O evento será amanhã, 12 de agosto, das 14h às 15hs com transmissão pelo YouTube https://youtu.be/avJ_FHuDoC8. 

Secretário 

Com a saído do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB), a Secretaria de Estado de Articulação Política passou a ser comandada, interinamente, por Fábio César. Militante político de Imperatriz há vários anos, Fabinho, como é chamado, vem sendo prestigiado no governo do estado. “Tem sido um bom companheiro e demonstrado compromisso com o PCdoB e o Governo Flávio Dino”, destacou a gestora da Regional de Saúde de Imperatriz, Kelly Rocha. Rubens Júnior deixou pasta no início neste mês. “Após as experiências da Secid, Secap, ter sido candidato a prefeito em São Luís e ter vencido um câncer, retorno mais preparado para o mandato”, disse. 

Aliança

Joice Silva, da Folha de Pernambuco, revelou que Delúbio Soares, ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, defende que “a candidatura presidencial de Lula seja definida por meio de uma ampla aliança entre os partidos mais ligados com a candidatura do ex-presidente, com um candidato a vice que não pertença à sigla petista”. Ainda segundo a informação, “de acordo com Delúbio, não serão só partidos de esquerda a participarem do palanque de Lula no próximo ano”.

Vice

Conforme com Delúbio Soares, o PT demonstra interesse em ter um representante do Partido Socialista Brasileiro (PSB) como o possível candidato a vice-presidente da chapa encabeçada por Lula, em 2022. O governador do Maranhão, Flávio Dino, recentemente se filiou ao PSB e seria uma das opções. 

Ela disse

“… Evidentemente que é precipitado eu tomar uma posição agora, já que meu nome está em primeiro lugar em todas as pesquisas. Então, nós temos de conversar, acompanhar esse processo e, depois, decidir”. A afirmação foi feita ontem pela ex-governadora Roseana Sarney (MDB), durante entrevista ao Bom Dia Mirante. Ela vem aparecendo nas pesquisas liderando a corrida pelo Palácio dos Leões, entretanto pode ser candidata a deputada federal. Dificilmente arriscaria disputar contra a máquina estadual. Já esteve desse lado e sabe o peso…

E…

Roseana Sarney também abordou a questão do sistema de governo no Brasil. “O que se tem hoje é um misto de sistemas. E a discussão do sistema de governo é o mais importante. O Brasil precisa decidir se quer continuar o presidencialismo, mais forte, ou implantar o parlamentarismo”. Ela defende um debate no Congresso Nacional sobre o assunto.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »