MENU

22/07/2021 às 00h00min - Atualizada em 22/07/2021 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Nível

Por causa da queda nos números da Covid-19, a Prefeitura de Imperatriz já começou a projetar o período oficial de veraneio. De acordo com o secretário de Governo, Eduardo Soares, o único empecilho, agora, é a variação do nível do Rio Tocantins, que impede a instalação elétrica de toda a estrutura montada pelo município no período de praias. Não há data definida.

Sobe e desce

“Ainda não tem como a prefeitura colocar a estrutura, que é ligada à energia. Até agora as praias não apareceram por completo. Às vezes amanhece com a água bem acima e depois desce. Corre o risco do rio baixar, depois subir e a gente ter que remover toda a estrutura elétrica”, explicou Soares.

Resolução

No início do ano a Defesa Civil de Imperatriz publicou uma resolução do sistema nacional de energia elétrica informando que a partir do dia 1 de julho ate primeiro de setembro o nível do rio Tocantins, iria permanecer estabilizado em seu nível baixo para proporcionar segurança no período de veraneio esta resolução da ANA valerá para o ano que vem.

Valendo

Para este ano, continua valendo a resolução anterior em que marca para o dia 20 de agosto o final do período de veraneio, quando o nível do rio voltará a subir, no famoso vai-e-vem das águas. Por enquanto, o nível caiu, mas ainda não foi o suficiente.

Transparência

Novo relatório da Transparência Brasil aponta que apenas 15% dos Tribunais de Contas (TCs) estaduais e municipais têm dados sobre compras públicas relacionadas à alimentação escolar. Além de apresentar o nível de transparência de cada TC, o relatório definiu um ranking avaliativo com base na publicação ativa de dados e as respostas a pedidos feitos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Posição Tribunal de Contas Índice

1º TCE-MT, TCE-PE, TCE-PB, TCE-RS, TCM-PA 100,0
2º TCE-AM, TCE-MG, TCE-PR, TCE-RJ, TCE-RR, TCM-GO 83,3
3º TCE-AC, TCE-MA, TCE-PI, TCE-TO, TCM-BA, TCM-RJ 66,7
4º TCE-BA, TCE-CE, TCE-ES, TCE-RN, TCE-SC 50,0
5º TCE-GO, TCE-MS, TCE-PA, TCE-RO, TCE-SE, TCE-SP, TCM-SP, TCDF 33,3
6º TCE-AL, TCE-AP 16,7

Preocupante

O cenário descrito pelo Índice de Transparência é preocupante: de um universo de 32 TCs avaliados, apenas 5 deles – aproximadamente 15% – foram capazes de atender a todas as condições básicas de transparência. 31% dos TCs.

Lixo

Mais duas pessoas foram flagrados fazendo descarte irregular de entulho em Imperatriz. Dessa vez, as câmeras de videomonitoramento filmaram o momento em que dois homens despejam entulhos que estavam na carroceria de um carro, no acesso da Avenida São João, nas margens da BR-010, próximo ao 50º BIS.

Multados

Assim como o homem flagrado jogando entulho em um terreno na Avenida Liberdade, no bairro Morada do Sol, o motorista do veículo que jogou o entulho nas margens da BR-010 também foi identificado e multado.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »