MENU

09/07/2021 às 00h00min - Atualizada em 09/07/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Vice

Repercutiu nas rodadas políticas a abordagem feita pela coluna sobre a escolha (ou não) de candidatos a vice-governador de Imperatriz. Embora sendo a segunda maior cidade do estado, a Vila do Frei até agora só teve dois vice-governadores – Ribamar Fiquene (Governo Edison Lobão) e Luís Carlos Porto (Governo Jackson Lago). Depois disso, apenas um candidato ao cargo – Ribinha Cunha, vice de Roseana Sarney em 2018. Flávio Dino, no segundo mandato, preferiu manter Carlos Brandão, de Colinas, embora a estrondosa votação que Imperatriz lhe proporcionou. No próximo ano teremos eleição. Vamos ver como farão os caciques da Ilha em relação à escolha de vice e como será o comportamento dos líderes locais. Se vão bater o pé ou apenas balançar o rabo, como um cachorrinho adestrado. Imperatriz já tem condições é de brigar pelo cargo número 1 do estado. Mas os líderes locais, por pura soberba, não se juntam para garantir força necessária para a dura disputa pelo Palácio dos Leões. Aliás, nem deputado federal estamos elegendo. Agora temos um porque Josivaldo JP teve a sorte de ficar na primeira suplência e o titular, Eduardo Braide, ter sido eleito prefeito de São Luís. Cidades de menor porte conseguem eleger representantes. Até quando, essa falta de força na política imperatrizense?

Cumprindo 

Conforme levantamento feito pelo portal de notícias G1, o Maranhão é o segundo estado que mais cumpriu os compromissos de governo na campanha eleitoral de 2018. A soma das promessas total e parcialmente cumpridas pelo governador Flávio Dino atingiu a marca de 80,70% em dois anos e meio de mandato, número abaixo apenas do estado do Ceará, primeiro colocado nesse mesmo cenário, com 89,47%. Das 57 metas de governo apresentadas por Dino em 2018, 31,58% (18) já foram cumpridas totalmente e 49,12% (28) parcialmente.

Começou 

Haverá uma revoada de governistas ao PSB, devido à filiação de Flávio Dino. O deputado estadual Duarte Jr. não perdeu tempo e já está filiado ao novo partido do governador, que deixou o PCdoB em junho. Ontem, quinta-feira, iriam se filiar os secretários Rogério Cafeteira (Esporte), Catulé Jr. (Turismo) e Marcos Pacheco (Políticas Públicas), além da presidente do Procon-MA, Karen Barros.

Meta

Concluído o primeiro semestre forense de 2021, os membros da Corte Eleitoral do Maranhão comemoram os resultados alcançados com os julgamentos dos processos referentes aos meses de maio e junho. Nesse período, o órgão julgou mais processos que os distribuídos, conforme demonstram números extraídos do sistema Atena. A comemoração decorre do cumprimento da Meta 1 estabelecida ao Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça que é julgar mais processos que os distribuídos, excluídos os suspensos e sobrestados no ano corrente. Segundo o sistema, em maio, foram distribuídos no TRE, no âmbito do 2º grau, 40 processos, mas julgados 86. Em junho, foram 35 e os julgados somaram 69.

Olha aí!

Ex-pupilo do governador Flávio Dino, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr, poderá estar no palanque de oposição nas eleições de 2021. Não foi à toa que ele deixou o PDT, pelo qual se elegeu deputado e duas vezes prefeito, para se filiar ao PSD, que no Maranhão é comandado pelo deputado federal sarneysta Edilázio Júnior. Holanda poderá ser lançado candidato a governador. No arco de aliança com o PSD poderiam ingressar o PV, PSC, MDB e o PTB, cuja presidente, deputada Mical Damasceno, anunciou rompimento com o grupo liderado por Flávio Dino. É aguardar.

Números da pandemia

Boletim divulgado no início da noite desta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, revela que foram registrados em Imperatriz  52 novos casos de Covid-19. Houve 1 óbito. Dos 72 leitos de UTI 37 (51,39%) estavam ocupados e 35 livres. Dos 194 leitos clínicos 61 (31,44%) estavam ocupados e 133 livres. Em todo o Maranhão já foram registrados 9.256 óbitos. 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »