E o Renault Kwid inicia sua ascensão no mercado brasileiro. O subcompacto da marca francesa alcançou 7.570 unidades vendidas em setembro até esta segunda (25). De acordo com as parciais da Fenabrave, o modelo já é o segundo colocado no ranking dos automóveis mais vendidos, ficando apenas atrás do Onix, que emplacou até o momento 12.901 unidades.
Sem tomar conhecimento do Hyundai HB20, o Renault Kwid vem subindo nos emplacamentos de forma muito rápida em setembro. No fechamento da primeira quinzena, o modelo já estava em sexto lugar com 2.942 unidades. Ou seja, em 10 dias, o crossover popular emplacou 4.628 exemplares no mercado nacional, volume que é superior ao do sexto carro mais vendido no período, o Chevrolet Prisma.
Agora, com média de quase 463 carros vendidos por dia desde o fechamento da quinzena, se o Renault Kwid mantiver esse ritmo, alcançará pouco menos de 9,9 mil unidades, assegurando para si a segunda posição no mercado brasileiro, mas não ameaçando o líder Chevrolet Onix, em setembro. No entanto, se essa média mensal se mantivesse sem alterações em outubro, o crossover poderia encostar no compacto da GM com algo em torno de 14,3 mil unidades.
No entanto, a Renault fez investimentos para ampliar a produção do Kwid em São José dos Pinhais-PR, a fim de reduzir a fila de espera pelo modelo, cujas entregas estariam programadas para novembro. Por isso, o ritmo de entregas deve ser elevado para compensar a grande quantidade de pedidos, devendo se estabilizar quando o atendimento da demanda estiver nivelado.
Com preço chamariz de R$ 29.990, o Renault Kwid chegou ao mercado brasileiro com a proposta, da montadora, de ser o "SUV dos compactos", embora se trata de um hatch subcompacto com bons ângulos de entrada e saída, além da altura livre do solo generosa. Sempre com motor 1.0 de três cilindros com 66 cv a gasolina e 70 cv com etanol, o modelo aposta em um pacote simples demais na versão de entrada Life, oferecendo conteúdo melhor nas opções Zen e Intense, esta última por R$ 39.990.
Tendo um estilo simples, mas com linhas bem robustas e adequadas à proposta, o Renault Kwid tem foco urbano, mas aposta num visual mais aventureiro para entrar na moda dos utilitários esportivos que, entre os 20 mais vendidos nas parciais do mês, tem cinco modelos, não considerando o Kwid. Entre os itens oferecidos, o pequenino se destaca pela multimídia MediaNav 2.0 com GPS e câmera de ré, além de quatro airbags de série, entre outros.