Ainda um tanto quanto distante da linha da Chevrolet no mercado brasileiro, os carros elétricos já são realidade lá fora para a General Motors. Esses modelos, inclusive, estão sendo uma das principais apostas da fabricante norte-americana. Nesta segunda-feira (2), o conglomerado anunciou que vai lançar uma série de novidades para a sua linha de elétricos, incluindo novas versões e modelos inéditos, totalizando 20 novidades até meados de 2023.
"A General Motors acredita em um futuro totalmente elétrico", disse Mark Reuss, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Produto, Compras e Cadeia de Fornecedores da General Motors. "Embora esse futuro não aconteça imediatamente, a GM está empenhada em promover um maior uso e aceitação de veículos elétricos através de soluções que atendam às necessidades de nossos clientes".
Nos próximos 18 meses, a GM vai apresentar dois novos carros elétricos inéditos, que segundo o divulgado serão "baseados no aprendizado com o Chevrolet Bolt EV". Ao que tudo indica, um desses modelos será um crossover de porte compacto, com praticamente o mesmo conjunto elétrico que equipa o Bolt.
Além de anunciar uma nova linha de elétricos, a GM apresentou o SURUS (Silent Utility Rover Universal Superstructure), um veículo conceitual com quatro rodas movidas a célula de combustível, dois motores elétricos e carroceria de caminhão pesado. O modelo poderia ser usado como veículo de entrega, caminhão ou até mesmo uma ambulância.
Vale lembrar que o Chevrolet Bolt foi uma das atrações da marca durante a última edição do Salão de São Paulo, em novembro do ano passado. O carro usa baterias de íons de lítio com capacidade de 60 kWh, capazes de entregar autonomia de até 383 quilômetros - o conjunto pode ser recarregado em uma tomada convencional por pouco mais de nove horas.
O carro se destaca também pela ampla lista de equipamentos (de série ou opcionais), que inclui 10 airbags, alerta de colisão frontal, de ponto cego e de tráfego cruzado, sistema de frenagem automática de emergência, detecção de pedestres, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 10,2 polegadas, entre outros.