Luta entre promotora, servidora e a adolescente

Um vídeo postado na internet mostra a briga entre uma adolescente de 14 anos, uma promotora e uma servidora pública, na sede da Promotoria de Justiça da cidade de São Pedro da Água Branca, distante 140 km de Imperatriz, no extremo oeste do Maranhão, próximo à fronteira com o estado do Pará.

Segundo nota do Ministério Público do Maranhão, o fato aconteceu quarta-feira da semana passada, dia 5, quando a adolescente atacou a promotora Fabiana Santalucia Fernandes usando um estilete.
A agressora e a mãe tinham sido levadas para a sede da promotoria pelo Conselho Tutelar da cidade para prestarem esclarecimentos após a adolescente ter sido apreendida em um bar ingerindo bebida alcoólica e totalmente sob efeito de entorpecente (drogada).
A nota emitida pelo MPE diz ainda que: durante o atendimento, ao questionar a mãe da adolescente sobre a situação da filha e a responsabilidade dela em protegê-la, a promotora de justiça foi surpreendida pela garota, que passou a agredi-la. Ato contínuo, Fabiana Santalucia tentou se desvencilhar do ataque. Nesse momento, a assessora da Promotoria de Justiça ouviu os gritos e tentou afastar a adolescente, tendo sido igualmente agredida e jogada ao chão. Mesmo diante da agressão, a mãe não adotou qualquer medida para conter a filha que, em seguida, pegou um estilete e tentou atingir a promotora de justiça; todos os movimentos da promotora Fabiana Santalucia foram executados para evitar ser atingida pelos golpes de estilete, retirar a arma da adolescente e evitar que a servidora do MPMA também fosse vitimada; a promotora de justiça, entendendo que usou moderadamente dos meios necessários para conter a injusta agressão da adolescente, registrou ocorrência na Delegacia de Polícia local, onde foram adotadas as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente; imediatamente após o ocorrido, a própria promotora de justiça Fabiana Santalucia Fernandes tomou a iniciativa de comunicar os fatos à Administração Superior do Ministério Público do Maranhão.