Prefeito Assis Ramos discursa na abertura do 16º SALIMP

Domingos Cezar

O prefeito Assis Ramos manteve audiência com coordenadores do 16º Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP, tendo à frente Raimundo Trajano Neto, presidente da Academia Imperatrizense de Letras - AIL. Na ocasião, o chefe do executivo municipal garantiu, mais uma vez, o patrocínio da prefeitura ao evento literário.
Assis Ramos garantiu também maior participação da Prefeitura de Imperatriz dentro do Salão do Livro. Para tanto vai manter, a exemplo dos anos anteriores, o estande da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), contando com professores e equipamentos necessários para realização de palestras e temas lúdicos.
À Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), o prefeito autorizou a instalação de contêineres para recolhimento do lixo produzido no Centro de Convenções durante todo o evento. A SEMMARH também fará a entrega de mudas de árvores nativas e servidores ministrarão palestras de conscientização ambiental.
A SEMMARH também aproveitará a ocasião para apresentar aos visitantes do Salão do Livro, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Imperatriz. O Plano visa o gerenciamento de resíduos sólidos no município, desde a forma de seu acondicionamento, transporte até a destinação final desses materiais e da limpeza pública, incluindo os serviços de varrição, corte e poda de árvores.
O prefeito também garantiu que vai instalar um gabinete itinerante no Salão do Livro com a finalidade de estar mais perto dos visitantes. Assis Ramos também ministrará palestras no Café Literário, tendo como público alvo os jovens estudantes da rede pública municipal, sobre a prevenção das drogas. Essa palestra ele já vem ministrando nas escolas.
De acordo com o presidente da AIL, Trajano Neto, a presença do prefeito e as ações da prefeitura certamente vão contribuir ainda mais com o sucesso do evento. "Desde o ano passado já contamos com o gabinete da Vara da Infância e Juventude tendo à frente seu titular o juiz Delvan Tavares", afirma Trajano.
A expectativa dos coordenadores é que o 16º Salão do Livro atrairá para o Centro de Convenções de Imperatriz aproximadamente 150 mil pessoas. No ano passado a RPS Eventos, empresa responsável pelos estandes e livreiros, registrou a visita de cerca de 135 mil visitantes ao SALIMP, considerado o maior evento literário do Maranhão.