Nelson Bandeira

Nelson Bandeira

A mentira e o mentiroso

O mentiroso por vezes nem se dá conta que está mentindo. (“”) Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade.

Meses atrás fui convidado a fazer parte de uma caravana de pescadores, caçadores e tantos outros das mesmas espécies, para irmos pescar no Rio Farinha, localizado na BR-230, no Sul do Maranhão – próximo a Carolina.

Por curiosidade, aceitei o convite e seguimos para aquele misterioso rio que corre por um caminho de rochas – tem paisagens muito interessantes: cachoeiras e os atrativos da flora e fauna presentes.

...

leia mais +

As controvérsias da Ilha

Sua história é cercada de mistérios, a começar pela sua própria descoberta; isso acontecido em 08 de setembro de 1612, fundada como capital do Maranhão pelos franceses – depois se apossada pelos holandeses e, na sequência, transformada em colônia pelos portugueses.

A cidade de São Luís tem várias cognominações; os intelectuais em historiografia ratificaram que é um povo que tem a melhor dicção da língua portuguesa falada no Brasil.

Gerando assim muitas controvérsias – a começar pelos cognomes aludidos nesta extensão de terra cercada por águas... Com um belíssimo litoral e tem um dos ...

leia mais +

ITAGUATINS (TO)

Recentemente fui à cidade de Itaguatins (TO), a convite de amigos, para saborear uma carizada assada na brasa, ou seja, o famoso bodó, cascudo, cari, como queira chamar.

Quando me entendi como gente, fiz vários passeios no povoado conhecido na época por Boa Vista do Padre João”. O meio de transporte era barco e tinha que enfrentar os desafios que a cachoeira de Santo Antônio mostrava pela frente com seus gigantescos rebojos e correntezas. 

Mais tarde aquela pequena localidade foi levada a cidade, no dia 18 de agosto de 1945 – brevemente estará completando ...

leia mais +

TRAIÇÃO...

A vida vai, a vida vem... abarrotada de “Pautas-bombas” e aportando-se novamente na intrometida feira do mercadinho; é mesmo uma cacimba de cultura para alimentar a literatura popular.

Ali se ouve de tudo, ou seja, desde prosopopeias antecedentes das coisas inanimadas – sem alma e sem sentido para viver... mas, bem divertida por sinal.

Você é que pensa! Talvez não tenha a conectividade mais ligada e apurada para definir que o futuro dali é simplesmente assim, recheado de firulas. E ainda se acham!

O coração parte ao meio quando se defronta com ...

leia mais +

HAJA SOFRIMENTO!!!

                            

O que é vontade política? Aí é preciso recorrer para a figura de linguagem (EUFEMISMO) do idioma português que tem acepção da velha resposta... falta Vergonha na Cara - Sabe por quê?

- Nunca vi vontade de padres e pastores serem chamados “vontade religiosa”; a dos médicos de “vontade médica”... etc.

Agora, quando se trata da coisa pública, onde os 594 congressistas nacionais eleitos pelo povo para ...

leia mais +

OS SOCIALISTAS VERMELHOS

Socorrendo novamente ao poço cultural do Mercadinho. Quando o entretê de certos feirantes apaixonados pelos seus partidos políticos traduzidos fotogenicamente como protagonistas de  “OS SOCIALISTAS VERMELHOS”, que estão presos pagando pelas tramoias cometidas.

Do lado oposto retruca a contrariedade de outros, dizendo que esse oba-oba da trupe é pura lavagem cerebral para enganar trouxa, com ânsia de conquistar a simpatia dos desinformados em ajudar ao próximo do “toma lá, dá cá”.

É aquele negócio: quem atira com a pólvora alheia não mede distância; não há formula mágica de lavagem cerebral e sim psicológicas e ...

leia mais +

ROTARY A SERVIÇO DA COLETIVIDADE

O Clube de Serviço (Rotary do Entroncamento) acaba de instalar na Avenida Moacir Spósito, que dá acesso ao Aeroporto, uma Academia de Ginástica Coletiva, disponibilizando, assim, à prática dessas atividades a quem interessa possa.

É um trabalha que se alia á prática dos exercícios físicos; é benéfica e recomendada para as pessoas de diferentes idades... a caminhada como pano de fundo, traz melhorias ao condicionamento  para os praticantes habituais.

Que legal!!! A motivação rotariana norteia-se ao principio dar de si antes de pensar em si... abnegação à prestação de serviços comunitários; ajudando estabelecer a ...

leia mais +

PEÃO DESTEMIDO

Não basta olhar para o retrato atual do Brasil para encontrar só tragédia; políticos presos, outros denunciados, bandidos tomando conta das cidades, policiais encurralados pela força da criminalidade, governantes desmoralizados, desigualdades, enfim, uma catástrofe pública.

Portanto, é preferível comentar certos “causos” que admitem um breve rememorar da vida até pelo fato de ter acontecido como desse vaqueiro...

Quanto à venda do leite “in natura” que vinha das fazendas circunvizinhas, como exemplo, da localidade “Prata,” entre esta cidade e anteriormente o lugarejo de Ribeirãozinho.

Por sinal, o dono de uma delas, era uma ...

leia mais +