Nelson Bandeira

Nelson Bandeira

Aqui é assim...!

O que Imperatriz tem de graciosidade e atração natural para quem a visita, como ver o pôr do sol, vislumbra-se com as miragens das águas perenes do rio Tocantins. É expressão à vontade dos olhos!

Ah! Se não tivesse a outra página do contraste: abandono, menosprezo, falta de responsabilidade dos poderes públicos, da falta de bom senso da população, de fazer de suas margens uns verdadeiros depósitos de lixos e esgotos.

Lá pelos anos de 1980, construíram uma “rampa” para embarque e desembarque, hoje dá tristeza olhar o tamanho do descaso das cisternas correndo ...

leia mais +

Mulher da vida...

Proverbialmente, fala-se que a desgraça do homem seria mais acentuada se não existisse na vida, vivida e envolvida na vida de uma mulher da vida. Pense! Em boca fechada... tem uma língua.

Ainda aparece doido dizendo que mulher é a melhor coisa que existe... mas uma “paca” no leite de coco... é uma “paca” no leite de coco. Muito melhor! Que comparação imbecil é essa?

A narração argumentativa revela que o sexo feminino é frágil, delicado, vulnerável. Não resta a menor dúvida. Agora, veja, não existe ser humano mais corajoso do que a MULHER.

...

leia mais +

Fui num terreiro de macumba

Diz que o vazio ocupa um espaço imenso. Amigo de amigos teve a oportunidade de conhecer um preto “velho” que mexia com espiritismo pelo qual tinha uma linha de MACUMBA.

Isso lá pras bandas do “pau deitado”, cruzando pela Maiobinha, isso uns 25 anos atrás, num lugarejo chamado de “Sovaco de Cristo”, em São Luís do Maranhão.

No entanto, doei 50 metros de piso para ser assentado no salão onde seriam realizadas as sessões naquela casa da pajelança.

O que me chamou atenção foi que nas paredes do templo tinha escrito as ...

leia mais +

O desencanto da classe pesqueira

Aí está a esperança estampada nesta placa – mas, por trás dela, ecoou simplesmente o Desencanto da Classe Pesqueira de Imperatriz.

Tudo que está gravado faz alusão ao projeto de construção de sua sede própria. Foi presenciada e lançada pelas ilustres autoridades federais, estaduais e municipais e todos bem paparicados.

O presidente perpétuo da Colônia de Pesca Z-29 ficou totalmente renovado em suas perspectivas de que receberia a sua colonizada casa, pronta, para venda do comércio varejista de pescados e espécies in natura.

Mas nunca passou na sua cabeça que ali estava ...

leia mais +

TEU AMOR ESTÁ CONVERSANDO COM A DIABA

Êta, Mercadinho! Olha a simbologia desta frase: Teu amor está conversando com a diaba” . Pode?!

Uma espiritada das trevas estava soltando fogo pelo nariz. Descobriu que o lindo e libidinoso marido estava traindo-a descaradamente.

Essa encrenca foi de tamanha “zoeira”, aconteceu na feira livre, no domingo, onde a muvuca popular é grande.

A chifrada foi questionada pela amiga: Fulana, você largou o seu marido? Pois é! O safado não é que estava de caso com uma cafetina de uma “figa”!...(sic).

Disse pra ele: o homem que troca sua escolhida ...

leia mais +

O pau-brasil agradece

Foi incessante a cobrança junto às autoridades competentes do município; alvo, também, matéria publicada sobre um “galho de mangueira” que estava atrofiando o crescimento desta planta lenhosa.

Todavia, o pau-brasil agradece movidamente ao estimar o benefício concedido ao paisagismo da cidade e ecologicamente, a Rua 15 de Novembro.

Foram vários confrades solidários quanto a esta minúscula imagem. Mas de tão grande importância e de significado incalculável para o bem-estar de todos e referendando a sua própria tradição secular.

Os estafes do poder municipal foram envolvidos. Deixamos de nominar personagens desta empreitada para ...

leia mais +

Vigarista miando como gato

O Mercadinho, além da feira, da desorganização, é um cenário popularmente artístico ao ar livre.

Esses artistas são muitos especialistas em enganar outras pessoas para obter lucros ilícitos ganhando dinheiro através da imitação fraudulenta.

São uns verdadeiros fingidores de elevada capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas, como essa:

- Um trapaceiro carrega numa das mãos um saco de estopa como se estivesse dentro um gato. E na outra mão um “cacete” de madeira.

Nesse ínterim, o chantagista começa ocultamente a miar desesperadamente. E, com ira, inicia pancadaria com ...

leia mais +

Plantão de farmácias

Uma das piores avaliações que se possa fazer é a segurança diante da incerteza - tipicamente conhecido como o dia que não recebe a luz do sol, sem duvida – à NOITE.

Todo ser humano tem horas inoportunas e se submete a procurar farmácias de plantão com o objetivo de comprar remédios receitados e/ou aleatoriamente para amenizar sua angústia.

A lei 850/98 do Código de Postura do Município, que regulamenta o plantão de farmácias, drogarias de Imperatriz, vive num dilema de não poder abrir suas portas por falta de proteção.

O que ...

leia mais +