Nelson Bandeira

Nelson Bandeira

Levante o acampamento

Desde quando frei Manoel Procópio descobriu este torrão que as etnias aqui habitadas sabiam que o Rio Tocantins tem na sua trajetória enchentes inundações afluxos e das intempéries de alagamentos.
Não obstante, água e fogo são dois gêneros que não respeitam pedidos, rezas e promessa de ninguém. E com este caudaloso curso de água natural corrente não é diferente.
Esse negócio de moradores ribeirinhos desalojados pela subida das águas; isso é dito velho do João sem braço. Já foi falado um milhão de vezes, não sejam teimosos? Vocês não percebem que todo o ano o RIO ...

leia mais +

A lupa do poder

A felicidade não se conquista às custas da miséria alheia... Essa do Presidente da República que ficou sem receber sua aposentadoria por não provar que está vivo...
Como personagem foi hilariante - povo brasileiro não conseguia conter o riso do tamanho do deboche público presidencial.
Olhe a questão que o povão diverge. Reforma da Previdência... Escarro grosso? Como cerne a idade para se aposentar.
O mandatário maior da nação "está nadando em dinheiro"... Como? Comprando a classe política para votar no que lhes interessa... sobra de dinheiro que não faz falta à previdência.
A ...

leia mais +

ELIAS DO BOI

Você veio ao mundo para ser você... e volta ao mundo como você veio... INOCENTE!
Quantos decênios conviveram com esta figura que talvez na vida não tenha conhecido a maldade dos seres humanos. Foi uma pessoa que viveu duradoura simplicidade nua e própria.
Diante das emocionais faculdades mentais, ou seja, criava algo mais fácil de satisfazê-lo... Brincar de BOI... Acompanhado, também, por várias imaculadas (crianças) de seu meio e convivência.
Com certeza de nunca ter passado por sua cabeça que a vida não é de se brincar, porque um belo dia se morre. E assim ...

leia mais +

Paradoxo da presa carnívora

Primeiro o teu signo (leão) de 22/07 a 22/08, epigrafado pelos estudiosos dos corpos celestes (astrologia) diz que este zodíaco é: generoso, doador e vibrante em seu idealismo.
Os adestradores de gêneros tributários encontraram-se logo com a (dualidade): uma afetuosa imagem pela belezura do felino - e a outra convertida - em feroz e carnívoro - louco por dinheiro do contribuinte.
E o pior que sua ação é inexorável; começando logo no mês de abril. Se não declarar o Imposto de Renda, vai se ver nas garras do rei dos animais.
É dolorido e cruel: ...

leia mais +

Parece piada se não fosse cômico

Como o riso está presente nos diversos comportamentos humanos, não custa nada como este gesto de resgate à alma – não seja um tanto faz na vida de ninguém.

A lei maior do ordenamento jurídico positivado (concreto real) de uma sociedade, como a tão maltratada Constituição Federativa Brasileira; mais remendada do que colcha de retalho.

Os mentores dos descasos são os doutores politiqueiros. Criam “leis, resoluções, portarias, anexos, com poderes maiores do que rege o arcabouço Constitucional da República”.

Como as chamadas resoluções (meio pelo qual se decide um caso duvidoso, uma ...

leia mais +

Praticante feito a enxó

Tem duas discussões de muita polemica – futebol e religião. Olha só o que ouvimos na tão bem cuidada e administrada FEIRA LIVRE DO MERCADINHO.

Não poderia iniciar o Ano Novo sem trazer para o público leitor as versões novas, ouvidas, e procurando entender suas particularidades literárias e semânticas.

Por que disso? Ali sempre foi tratada como um “poço” de cultura popular... não duvide; é farto e indispensável escutar o que rola de “lorotas” famigeradas.

Bom. Um fervoroso crente praticante, convertido pelo seu passado não muito aconselhável, por ter praticado crime de ...

leia mais +

Alô, prefeitura

(“”) Como dizia o filósofo Martin Heidegger: “Pensar é Agradecer”. Não podemos ser gratos sem sermos... pensativos, sem prestar atenção.

Então, manifestamos nossa gratidão de maneira equivalente ao empreendimento e/ou a revitalização, como queira, da “Beira Rio” - feita pelo Governo do Estado.

Quanto ao vocativo Alô, Prefeitura. É referindo-se à manutenção e  limpeza pública. No dia 27/12/17, a sujidade fazia espalhada pelos comerciantes das informalidades – ninguém é contra que vendam seus produtos...

Mas pelo menos ensaquem os resíduos produzidos para fazer jus aos exercícios dessas profissões, até porque são ...

leia mais +

Estão fazendo vazantes

Essa veio de fonte fidedigna de que no Rio Tocantins, nas proximidades do Igarapé Camarão, de tal modo que foi avistado terreno desmatado e preparado para ser cultivado em pleno século XXI – chamado empiricamente de vazantes ribeirinhas.

Como elemento surpresa avaliou o tamanho da irresponsabilidade, talvez, de um inconsciente, cortando pés nativos de “ingaranas” mata ciliar das margens do tão sofrido rio de água doce para fazer às transgressões dos tempos remotos.

Até quando as autoridades vão entender que é necessário fazer operações fiscalizadoras para verificar “in loco” o que está acontecendo de ...

leia mais +