Segurança

Neste 6 de outubro, às 9h e 12h, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realiza na sede, localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n - Areinha, dois eventos que simbolizam o compromisso da Justiça Eleitoral com a segurança do processo eletrônico de votação, cuja presença do Ministério Público, da OAB, de fiscais de partidos e coligações, candidatos, imprensa e de todo cidadão interessado no assunto é fundamental. Às 9h, no 5º andar, serão sorteadas as 12 urnas eletrônicas a serem auditadas pela votação paralela e em tempo real. A coordenação dos trabalhos é da juíza Kátia Coelho Dias, presidente da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas.

Gerenciamento

Já ao meio-dia, no plenário Ernani Santos, o sistema de gerenciamento, responsável pela totalização dos resultados das eleições no estado, será oficializado em cerimônia presidida pelo desembargador Ricardo Duailibe, presidente do TRE-MA.

Assentamentos

No INCRA, na quinta-feira, dia 4, o prefeito Geraldo Braga, de Edison Lobão, assinou os contratos do fomento mulher no valor de 5.000,00 e fomento família no valor de 6.400,00 por família dos Assentamentos Gameleira e Palmares.

Verão

A um mês das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo federal adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro se estendendo até o terceiro domingo de fevereiro de 2019. O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, comemorou a mudança. "Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas! Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes."

Bebidas

Sempre há os que desobedecem, mas a partir da meia-noite de hoje (6) estão proibidas a comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas a fim de garantir a segurança de eleitores no dia da eleição, marcada para domingo.

Estrada

Nossa empresa apoia o UFMA na Estrada, projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFMA, no campus da cidade de Imperatriz. Durante o projeto, professores, pesquisadores e alunos da UFMA visitam, durante três dias, municípios do Estado do Maranhão, oferecendo cursos de letramento midiático para a população. A primeira parada foi no último final de semana em Grajaú, com oficinas de redação para Enem, Libras, Fanzine, Fotografia e Redes Sociais!

Mestrado

A grande notícia do dia: foi aprovado o Mestrado em Comunicação do curso de Jornalismo em Imperatriz. Parabéns ao quadro de professores, principalmente aos da comissão do mestrado, e aos alunos que agora podem ter oportunidades de seguir com seus estudos.

Superior

Dos mais de 27 mil políticos que estão disputando mandatos eletivos nas eleições deste ano, 13 mil, ou seja, 49,6%, têm algum diploma de nível superior. O levantamento foi feito pelo Quero Bolsa, principal plataforma de inclusão de estudantes no ensino superior brasileiro por meio de bolsas de estudo, ao apurar as informações disponíveis no Repositório de Dados Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Maranhão

O estado do Maranhão tem 45,9% dos candidatos com diploma universitário. Já o Rio de Janeiro é o estado com a menor proporção de candidatos com nível superior. Dos 3.494 políticos registrados na disputa eleitoral, 1.419 (40,6%) fizeram faculdade. Acre (42,1%) e Rondônia (43,9%), estados com uma rede de ensino superior muito menor do que a do Rio de Janeiro aparecem na sequência.

Estadual

Dos cargos em disputa, o de deputado estadual reúne os candidatos com menor escolaridade. Dos mais de 17 mil políticos que concorrem a cadeiras nas Assembleias Legislativas, 10,8% têm, no máximo, o ensino fundamental completo, 3% não completaram o ensino médio e 31,8% têm nível médio completo. Candidatos com ensino superior completo somam 45,3%.

Federal

Entre os candidatos a deputado federal há 7.986 inscritos nos tribunais eleitorais, sendo que 54,6% têm nível superior completo, 25,3% concluíram o ensino médio e 7,9% têm, no máximo, o ensino fundamental completo.