Pesquisa

Está prevista para hoje a divulgação da terceira pesquisa Ibope sobre as eleições no Maranhão. Os dados a serem divulgados foram coletados até ontem, o que significa dizer que já terá reflexo do debate realizado na noite de terça-feira. De acordo com o pedido de registro na Justiça Eleitoral, o Ibope Inteligência informou que as entrevistas de campo iriam até a data da divulgação. Não há pedido de registro de outras pesquisas no TRE para antes de domingo e, por isso, a de hoje está cercada de expectativa para se saber quem cresceu ou caiu no debate e se teremos um segundo turno para eleger o próximo governador do estado.

Açailândia

A candidata do MDB ao governo, Roseana Sarney, acompanhada do seu vice, o imperatrizense Ribinha Cunha, estará na cidade de Açailândia na tarde de hoje e participará de caminhada e carreata com os candidatos da coligação da região.

Carreata

Já para a cidade de Imperatriz, as lideranças que apoiam a candidata estão articulando a realização de uma carreata para sábado, em que deverá percorrer as principais ruas da cidade. Devem participar o prefeito Assis Ramos, o candidato a vice Ribinha Cunha e candidatos a deputado, além do candidato a suplente de senador Antonio Leite.

Preso

De ontem e até o dia 9, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido no País, salvo em casos de flagrante delito, de desrespeito a salvo-conduto e de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Essa restrição está prevista no Código Eleitoral (Lei 4.737/65).

Garantias

A medida busca garantir o Princípio das Garantias Eleitorais, baseado na tese de que ninguém poderá impedir ou atrapalhar o direito do cidadão de votar. Se houver eleição em segundo turno para presidente da República ou governador, previsto para o dia 28 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 23 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação.

Relaxá-la

Em caso de ilegalidade na prisão do eleitor, o juiz competente deverá relaxá-la imediatamente e responsabilizar a autoridade policial. A legislação também pune atos de interferência do poder econômico e de desvio ou abuso do poder de autoridade que prejudicarem o eleitor.

Café

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, José Carneiro dos Santos, o Buzuca, bateu o martelo quanto a um novo projeto, que será apresentado em breve pela equipe da FCI a toda a comunidade. O projeto se chamará "Café© Cultural" e ocorrerá às sextas-feiras, gerando um ciclo de palestras e debates na própria sede da fundação, ministrados por vários profissionais, entre psicanalistas, filósofos e outros, com temas direcionados ao público em geral, e principalmente artistas, sejam da música, das artes plásticas, artesãos, atores e produtores culturais.

Reflexão 

Muitos de nós somos constantemente derrotados pelas circunstâncias que nos rodeiam porque até estamos prontos a aceitar o fato de que a batalha é de Deus, e não nossa. Mesmo quando nos damos conta das nossas próprias incapacidades de enfrentar o inimigo, temos receio de confiarmos inteiramente no poder de Deus. Deixamos que o nosso entendimento adote uma posição errada em nossa vida. Dizemos "Não entendo, portanto não tenho coragem de acreditar". A Palavra de Deus esclarece que andar por fé é a única saída para o dilema. Acreditar que as promessas de Deus são válidas, aceitá-las e ter coragem de confiar nelas leva-nos a um entendimento delas. O princípio bíblico a este respeito é muito claro: a aceitação vem antes do entendimento.
A razão é simples. Nosso entendimento humano é tão limitado que não nos é possível compreender a magnitude do plano divino e o seu propósito para a sua criação. Se nosso entendimento tivesse de vir antes da aceitação, não teríamos capacidade para aceitar muita coisa. Então vamos andar por fé e não por vista (2.Cor. 5.7).