Banho-maria

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que já realizou processo para contratação de 20 leitos em Imperatriz. A SES comunica que o processo está em fase de empenho e assinatura do contrato com a empresa Unimed, vencedora do credenciamento. A Secretaria esclarece, também, que inabilitou a empresa STI por fraude no credenciamento. Já o recurso repassado para a SES encontra-se represado, em razão da destinação do Ministério da Saúde para STI. Por essa razão, a Secretaria já enviou uma exposição de motivos para que esse recurso seja destinado ao Hospital Macrorregional de Imperatriz, que detém serviço de UTI e atende aos pacientes SUS desta região. Fica uma pergunta: por que só agora resolveram destinar esse recurso para o Macrorregional? Outra pergunta: será que o Ministério da Saúde vai aceitar esse remanejamento, já que é uma verba carimbada? E se não tivesse sido denunciado, iria continuar com tudo parado e as pessoas morrendo por falta de Unidade de Terapia Intensiva e o dinheiro guardado?

Governadores

As cartas já estão na mesa. No final de semana, sendo dia 5 o último prazo para a realização das convenções, foram definidos os candidatos a governador do estado. Dos nove que iniciaram a pré-campanha, três ficaram pelo caminho: Ricardo Murad, Braide e Cel. Monteiro. Seis foram homologados como candidatos: Flávio Dino (PCdoB), Roseana (MDB), Maura Jorge (PSL), Roberto Rocha (PSDB), Odívio Neto (PSOL) e Ramon Zapata (PSTU).

Proporcionais

Para as disputas das vagas na Assembleia Legislativa e Câmara, também foram homologados os candidatos e, mais uma vez, Imperatriz terá um grande número de candidatos. Inclusive, isso pode prejudicar a eleição de uma forte bancada, embora a cidade tenha mais de 156 mil eleitores e um universo regional em torno de 500 mil eleitores.

Os candidatos

Para deputado estadual, são candidatos Marco Aurélio, Léo Cunha, Antonio Pereira, Rosângela, Rildo Amaral, Cabo J.Ribamar, Mariana Carvalho, Fátima Avelino, Alex Rocha, Pastor Ricardo, Major Janilson, Cel. Zanoni Porto, Kennedy Imperlove, Jofre Rocha e Ivan Pantera. Tem ainda Valber, de Montes Altos.

Federais

Em busca de uma vaga entre as 18 da Câmara, são candidatos Ildon Marques, Madeira, Davi, Esmerahdson, JP, Graça, Antônio Torres, Eline, Daniel Fiim. Se incluirmos Deoclides Macedo, teremos 10 candidatos da região.

Suplente

A segunda suplência de Alexandre Almeida ao Senado ficou com Miriam Reis, presidente do PSDB em Imperatriz e ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social na administração Sebastião Madeira, a quem se atribui a indicação. Ela foi candidata a vice-prefeita de Imperatriz na chapa de Ribinha Cunha (PSC), na eleição de 2016.

Vice-governador

Por enquanto, Ribinha Cunha é a grande novidade dessa eleição ao ser homologado como candidato a vice-governador na chapa com Roseana, do MDB. E ele caiu em campo. No final de semana que passou, esteve em Açailândia, cabalou apoios à chapa e esteve ainda na Banca do Chico para conferir a receptividade do seu nome na composição. Pôde constatar que poderá reverter posições contrárias à sua candidatura.

Senador

Sem esquecer que, além de Ribinha, a chapa conta ainda com Franciscano como suplente do senador Edison Lobão, ou seja, dois nomes da região integrando a chapa majoritária no estado.

Vice

Até o fechamento desta edição, o PSDB, leia-se Roberto Rocha, ainda não havia anunciado o seu companheiro de chapa. Muitas especulações correram o estado no final de semana após a convenção realizada no sábado, mas nenhuma delas confirmou o companheiro de chapa de Roberto Rocha. Como tem até o dia 15 para registrar a convenção, a cúpula dos tucanos espera até lá resolver a pendência com os convidados respondendo se aceitam o convite para formar a chapa.