Peças do tabuleiro

Começou o jogo da eleição e quem souber mexer bem as pedras certamente terá vantagens daqui para a frente. Por exemplo: a indicação e homologação de Ribinha Cunha e Franciscano na chapa da candidata do MDB, Roseana Sarney, foi uma boa jogada e que forçou Flávio Dino a tentar desmanchar a chapa de Eliziane Gama para incluir uma pessoa de Imperatriz ou Açailândia. Em Imperatriz, o pretendido recusou; já quanto a Açailândia, ainda não se teve informação. O certo é que foi muito bom para a região de Imperatriz a escolha do Ribinha para compor a chapa, e com isso a cidade tem condições de chegar novamente mais próxima do centro das decisões.

Poder

Até porque afirma que prometer cargo de secretário como forma de compensar alguém na chapa não demonstra prestígio nem mesmo influência nas decisões do governo. Integrando a chapa, o representante da região estará mais próximo das decisões e reivindicará mais benefícios para Imperatriz e os municípios da região.

Habilidoso

E aqui tem-se de tirar o chapéu para o deputado Léo Cunha, que apesar de ter avalizado a coligação com o MDB não pressionou para que seu irmão fosse o indicado para compor a chapa, tanto que indicou dois nomes, o de Ribinha e do pastor. No final da conta, a força eleitoral de Imperatriz, aliado ao próprio nome do indicado do partido, fez com que ele fosse aceito não só pelo MDB, mas por todos os partidos da coligação.

Senador

Já a escolha de Franciscano para compor a chapa do senador Lobão também seguiu o rito normal, sem pressão e a concordância do grupo. Até porque o convite partiu do próprio senador Lobão, o que, aliado ao representante do nome na região, foi bem encaminhada a homologação.

Representada

Dirão os adversários que a cidade e a região mereciam mais. Todos admitem isso, no entanto partindo do princípio de que é um passo gigantesco para que nas próximas eleições tenhamos um governador disputando a reeleição e um senador brigando para ser o primeiro nome. O que não pode é adormecer, coisa que os dois já estão se cercando para continuar lutando para alçar voos mais altos.

Críticas

O que falar de Franciscano? Empreendedor, correto, competente, empregador. Já é imperatrizense de fato, pois adotou a cidade há vários anos, sendo um dos fundadores do Sindicato Rural, onde foi seu presidente. Depois presidente da Associação Comercial e tem negócios bem sucedidos de Itinga a São João do Paraíso. Portanto, não será nada fácil para quem é pago para falar mal dos políticos da oposição encontrar meios para desqualificá-lo.

Novidades

Não será surpresa para a coluna o surgimento de uma nova liderança política para as disputas das eleições municipais de 2020. Por enquanto, está engatinhando o projeto, mas já vislumbra fortes apoios na Cidade do Ferro. Aguardar mais um pouco para as definições.

A propósito

É pra valer o apoio do ex-prefeito Ildemar Gonçalves ao também ex-prefeito Ildon Marques para as eleições deste ano. Antigo aliado do ex-prefeito Madeira, Ildemar não votará no ex-deputado dessa vez. O próprio Ildemar tem dito a amigos a mudança do apoio, e pelo que tem deixado em aberto guarda, inclusive, mágoas do amigo.

CIE

Para acompanhar o andamento das obras de construção do Centro Integrado de Esportes de Açailândia, que conseguiu liberar junto ao Ministério dos Esportes, trazendo o então secretário executivo do Ministério e atual ministro Leandro para assinar a ordem de serviços em Açailândia, o deputado federal Hildo Rocha esteve ontem à tarde naquela cidade em companhia do secretário de Esportes do Município, Glenn Soares.